Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 18 de março de 2015

Stock Car e arte: Carros da Eurofarma-RC viram tela em movimento


Divulgação
Clique na imagem para fazer o Download...
Geométricos tridimensionais

Alta | Web
Divulgação
Clique na imagem para fazer o Download...
Saindo da sala de pintura

Alta | Web
Divulgação
Clique na imagem para fazer o Download...
Saindo da sala de pintura

Alta | Web
Divulgação
Clique na imagem para fazer o Download...
Carro ganha desenhos geométricos inspirados em Escher

Alta | Web

Stock Car e arte: Carros da Eurofarma-RC viram tela em movimento

Novo layout dos carros é inspirado na obra de artista holandês pelas mãos do tatuador Led's

Disseminar a arte e cultura através do esporte é a nova proposta da equipe pentacampeã Eurofarma-RC para a temporada 2015 da Stock Car. Para isso, a empresa decidiu utilizar os carros dos pilotos Ricardo Maurício e Max Wilson como tela e foi buscar inspiração entre os artistas plásticos contemporâneos. A iniciativa resultou numa parceria inédita com o artista plástico Sérgio Maciel, mais conhecido com Led´s, um dos primeiros tatuadores do Brasil. "Já havia feito projeto para tênis, guitarra, barco e outros shapes, mas carro de corrida foi a primeira vez. Fiquei lisonjeado com a escolha e aceitei na hora", conta ele.
Acostumado a desenvolver desenhos para o corpo, o primeiro desafio foi buscar quais elementos se encaixariam no pedido inusitado da Eurofarma. Longe dos tribais e dragões, comuns entre as escolhas dos clientes, ele se debruçou sobre os principais mestres da pintura como Michelangelo, Caravaggio e Dali, mas foi nas formas geométricas do holandês CornelisEscher que encontrou sua linha de trabalho. "Sou apaixonado pela obra dele, pela maneira como trabalha luz e sombra para criar profundidade e como as formas geométricas se fundem formando outras figuras", explica Led´s.
MauritsCornelisEscher nasceu em 1898 em Leenwarden, cidade ao norte da Holanda e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Ingressou na faculdade de Belas Artes de Haarlem para estudar arquitetura onde conheceu seu grande mestre, o professor judeu de origem portuguesa Jesserum de Mesquita. Foi sob a orientação de Mesquita que Escher conheceu as técnicas de desenho e gravuras e decidiu abandonar a arquitetura para seguir as Artes Gráficas. Ao longo da vida, viajou pelo mundo, conheceu culturas que inspiraram suas obras, como os árabes durante a sua passagem por Alhambra. Com eles, aprendeu e apaixonou-se pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e refletem pelas pavimentações. E foi justamente essa base que orientou o paulistano Led'sna criação do novo layout do carro da Eurofarma-RC para a temporada 2015 da Stock Car.
Apesar de ser um artista contemporâneo, o processo criativo desenvolvido para o carro foi executado no método tradicional com prancheta, papel e lápis. "Criar exige experimentação, envolvimento e desenhar é o ponto de partida. Apesar de ser adepto à tecnologia, sou um estudioso da arte e os grandes artistas não usavam o computador para criar volume e sombra. Eles tinham que conhecer profundamente todos os aspectos da concepção para poder reproduzir sua obra e é dessa forma que gosto de trabalhar", conta.
O processo criativo, desde o pedido até a aprovação do cliente, levou cerca de um mês e foram desenvolvidos no atelier montado na casa do artista. Após a aprovação, o desenho foi encaminhado para a Designer Gráfico da Eurofarma, Lúcia Motta, que recriou as formas no computador. "A pintura no carro exige um arquivo diferente, então, passei para o formato digital a criação do Led´s, procurando as cores certas para manter o volume que dá a ideia tridimensional. Voltamos para uma última aprovação dele e só depois encaminhamos para a pintura".
Para os amantes da arte, reconhecer Escher pelas mãos de Sérgio Maciel (Led's) será uma agradável surpresa e, para os que ainda não conhecem o estilo do artista, será uma boa oportunidade de disseminar sua historia. Desta forma, a Eurofarma espera levar culturapara as pistas e aposta no seu vanguardismo ao utilizar o carro de corridas como um meio de promover a arte.
O resultado pode ser considerado uma "tela em movimento" e poderá ser visto a partir de 19 de março quando começam os treinos da primeira etapa da temporada Stock Car 2015.

Acesse nosso site: www.eurofarma-rc.com.br



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: