Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 8 de julho de 2007

F1 Raikkonen vence o GP da Inglaterra; Massa é quinto:


Londres (Inglaterra) - O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, venceu neste domingo o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. Essa é a terceira vitória do piloto na temporada e marca sua volta à disputa do título da categoria. O segundo lugar foi do espanhol Fernando Alonso, da McLaren, seguido de seu companheiro de equipe, o inglês Lewis Hamilton. Correndo em casa, o prodígio da F-1 se atrapalhou em sua primeira parada dos boxes e não reeditou os bons desempenhos das últimas provas.
O brasileiro Felipe Massa terminou na quinta colocação, após ser obrigado a largar dos boxes. Na volta de apresentação, seu carro morreu e ele teve de realizar diversas ultrapassagens e contar com a estratégia de paradas da equipe para marcar preciosos pontos para a classificação do campeonato. Na largada, os três primeiros colocados mantiveram suas posições, apesar de Raikkonen forçar uma ultrapassagem em Hamilton. Enquanto isso, Massa começava seu show particular ao ganhar quatro posições na primeira volta. Após 11 voltas, ele já era o nono colocado.
Alonso assumiu a liderança da prova depois da primeira rodada de pit stops. Em sua parada, Hamilton protagonizou uma situação inusitada ao tentar sair dos boxes sem ser autorizado pela equipe. Com isso, perdeu alguns segundos e caiu para a terceira posição. Na segunda posição, Raikkonen mantinha uma distância segura de Alonso. Quando o espanhol entrou nos boxes pela segunda vez, o finlandês aproveitou a pista livre para abrir vantagem e, após seu pit stop, voltou na liderança, mantendo a posição até o final.
No final da prova, Massa fez uma perseguição implacável ao polonês Robert Kubica, da BMW, mas não conseguiu a ultrapassagem e teve de se contentar com o quinto lugar. Com os quatro pontos conquistados, o brasileiro da Ferrari caiu para a quarta posição no campeonato, com 51 pontos, 19 atrás do líder Hamilton, com 70. Alonso é o segundo com 58, enquanto Raikkonen pulou para terceiro, com 52. A próxima prova será o Grande Prêmio da Europa, em Nürburgring, em 22 de julho.

Nenhum comentário: