Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 6 de janeiro de 2008

Nilceu Santos é tetra da Copa América de Ciclismo

O paranaense Nilceu Aparecido Santos, o “The Flash”, continua absoluto na Copa América de Ciclismo, competição que abriu a temporada 2008. Na manhã deste domingo, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, o ciclista da equipe Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José do Campo (SP), garantiu o tetracampeonato da competição, válida pelo ranking da União
Ciclística Internacional (UCI).

Com um sprint incrível, Nilceu completou as 12 voltas no circuito de 3,2 km em 48min42seg, confirmando seu favoritismo e o bom momento na carreira. O argentino Francisco Chamorro, da equipe Cesc/Sundown/Nossa Caixa, de São Caetano do Sul (SP), ficou em segundo lugar, 48min42seg270, enquanto Fabiele Mota, da Sales Supermercados, de Belo Horizonte (MG), terminou em terceiro lugar, 48min42seg336.

No feminino, Clemilda Fernandes não conseguiu o tetra mas festejou a vitória da prima Uênia Fernandes, do Clube Fernandes de Ciclismo (GO), quemarcou o tempo de 35min42seg para a sete voltas no percurso. A segunda colocação ficou com Márcia Fernandes (Clube Fernandes), que no final de 2007 venceu a Copa da República, em Belo Horizonte, em 35min45seg, enquanto a mineira Fernanda Souza, 35min49seg. Clemilda terminou na quarta colocação, 35min51seg, seguida pela irmã Janildes Fernandes, 35min51seg.

Mais uma vez, a estratégia montada pela equipe Scott/Marcondes César/Fadenp, líder do ranking nacional em 2007, deu certo. Com um trabalho perfeito, especialmente de Daniel Rogelim, na última volta, o grupo deixou Nilceu pronto para o sprint final. E ele não decepcionou, mostrando que está em grande forma e é um especialista neste tipo de prova.

“Estou muito feliz com mais este resultado, pois fizemos uma preparação forte para chegar a isto. A equipe fez um grande trabalho e no final o Rogelim me deixou em ótimas condições para poder cruzar em primeiro”,
declarou o ciclista, atual campeão brasileiro de resistência.

Nilceu ainda aproveitou para cobrar um lugar nos Jogos de Pequim (são três vagas para o país já garantidas, faltando a definição dos atletas).

“Não preciso provar mais nada para ninguém. Se fizerem justiça, certamente estarei lá. Afinal, vencei nada menos que 11 disputas no ano passado e começo este ano com mais um título. Não sei o que preciso fazer mais”, completou o campeão, que levou para casa um prêmio de R$ 5 mil e uma moto Yamaha.

O evento marcou ainda a despedida de Marcio May, também da Scott/Marcondes César/Fadenp, um dos principais nomes do ciclismo nacional, com participação em três Jogos Olímpicos.

“Foi o melhor presente que o Nilceu e a equipe poderiam me dar. Estou muito contente por ter ajudado minha equipe nesta vitória. Deixo as competições satisfeito por tudo que consegui obter e aprender nestes anos”, declarou o catarinense, que foi aplaudido por atletas e pelo grande público presente ao Aterro do Flamengo.

Na disputa entre as mulheres, a família Fernandes dominou mais uma vez. Mas a favorita Clemilda, desta vez, acabou ajudando na vitória da prima
Uênia.

“Foi uma prova muito disputada, especialmente no pelotão, e acabei sendo muito marcada. Não consegui o tetra, mas estou feliz pela conquista da Uênia e pelo excelente segundo lugar da Márcia, que agora vai para a Itália para fazer um teste na equipe amadora do Chirio Forno D’Asolo”, declarou Clemilda, melhor brasileira no ranking mundial e uma das candidatas a uma vaga nos Jogos de Pequim.

A vencedora Uênia destacou a boa preparação feita para a Copa América.

“Sacrificamos Natal e Ano Novo para poder chegar aqui em boas condições. As quatro posições no pódio confirmam a força da equipe. Agora vamos voltar para Itália e tentar as vagas para o país na China. Serão quatro etapas da Copa da Mundo e nossa meta é aumentar a presença do Brasil nos Jogos”, declarou a primeira colocada, que também recebeu uma moto e R$ 5 mil pela conquista.

> Resultados:

- Masculino

1º) Nilceu Santos (BRA, Scott/Marcondes César/Fadenp), 48min42seg126;
2º) Francisco Chamorro (ARG, Cesc/Sundown/Nossa Caixa), 48min42seg270;
3º) Fabiele Mota (BRA, Sales Supermercados/Belo Horizonte), 48min42seg336;
4º) Andrey Ortiz (BRA, PM Santana do Parnaíba/Vicini/Kenda), 48min42seg562;
5º) Kleber Ramos (BRA, Flying Horse/Caloi/Suzano), 48min42seg564;
6º) Bruno Tabanez (BRA, São Lucas/Americana), 48min42seg661;
7º) Daniel Rogelim (BRA, Scott/Marcondes César/Fadenp), 48min42seg706; 8º) Cleber Santos (BRA, Flying Horse/Caloi/Suzano), 48min42seg756;
9º) Michel Garcia (BRA, PM Santana do Parnaíba/Vicini/Kenda), 48min42seg879;
10º) Marcos Crespo (ARG), 48min43seg017.

- Feminino

1ª) Uênia Fernandes (Clube Fernandes), 35min42seg;
2ª) Márcia Fernandes (Clube Fernandes), 35min45seg;
3ª) Fernanda Souza (Minas Gerais), 35min49seg;
4ª) Clemilda Fernandes (Clube Fernandes), 35min51seg;
5ª) Janildes Fernandes (Clube Fernandes), 35min51seg;
6ª) Natalia Lima (Cesc/Sundown/Nossa Caixa), 35min51seg;
7ª) Consuelo Rodriguez (Chile), 35min51seg;
8ª) Debora Gerhard (Scott/Marcondes César/Fadenp), 35min51seg;
9ª) Daniela Lionco (Team Vale/Pindamonhangaba), 35min51seg;
10ª) Rosane Kirch (BRA, Michela Faninni), 35min51seg.

O evento integrou a Fase Praia do Verão Espetacular da Rede Globo, projeto que inclui uma série de eventos esportivos de natação, atletismo e ciclismo. A 8ª Copa América é a segunda competição da modalidade no projeto, que já teve a Copa da República e ainda terá outra atração: o Bicicross America’s (Fase Radical), no dia 17 de fevereiro, em Paulínia (SP).

FS – AI MBraga Comunicação

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.