A equipe UFSC Tupy Ilhéu, da Universidade Federal de Santa Catarina, venceu com 683,03 pontos a Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, realizada neste final de semana – dias 27 e 28 de novembro -, na planta da Dana Indústrias, no Distrito Industrial de Gravataí, Rio Grande do Sul. A equipe gaúcha Sinuelo Fahor, da Faculdade de Horizontina, foi a segunda colocada, com 628,85 pontos, seguida pela equipe Ciser Ist Baja SAE, do Instituto Superior Tupy, de Joinville, também de Santa Catarina, com 461,61 pontos.
De 17 equipes inscritas, 16 participaram da competição, organizada pela Seção Regional Caxias do Sul da SAE BRASIL. Mais de 250 estudantes, representantes de 13 instituições de ensino superior do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, participaram da tradicional competição regional de engenharia.
Determinação e vontade de aprender foram os principais ingredientes das equipes, que foram desafiadas a construir um carro que apresentasse bom desempenho e ao mesmo tempo grande resistência, capaz de realizar todas as provas estáticas e dinâmicas da competição.
As provas tiveram início no sábado, dia 27, com apresentação oral dos projetos, além de avaliação de segurança, conforto, regulagem de motor, subida de rampa, tração e desempenho de dirigibilidade, realizada por juízes - engenheiros da indústria automotiva. No domingo, dia 28, os carros foram submetidos ao esperado enduro de resistência, com duas horas de duração.
A Baja SAE BRASIL – Etapa Sul é realizada anualmente, no segundo semestre do ano e segue o propósito das demais etapas regionais na modalidade – Sudeste e Nordeste – que é oferecer mais uma oportunidade para os estudantes de engenharia testarem os veículos e prepará-los para disputar a Competição Baja SAE BRASIL, realizada anualmente com cerca de 70 equipes de todas as regiões do País, sempre no primeiro trimestre do ano, em São Paulo.
As outras duas competições regionais são: a Etapa Nordeste, realizada também em novembro, em Camaçari, Bahia; e a Etapa Sudeste, em setembro, em Sarzedo, Minas Gerais.
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
De acordo com o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, o Projeto Baja SAE BRASIL expõe ao futuro engenheiro às necessidades da indústria em relação à competência profissional. “Esta educação extracurricular foca o desenvolvimento de um novo perfil de profissional, mais qualificado, criativo e com visão estratégica e capacidade de trabalhar em equipe, requisitos de grande importância para a indústria da mobilidade”, afirma Besaliel Botelho.
Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 – 7204-1921
Nenhum comentário:
Postar um comentário