A Caixa Econômica Federal patrocina a Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas, que começa, nesta sexta-feira (01), em Porto Alegre. O campeonato é organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e tem como objetivo o desenvolvimento da modalidade no país, dando oportunidade de competição aos atletas de elite e aos novos valores.
No último ano, a Copa teve um crescimento de 21,42% em relação ao ano anterior. Isso, graças ao aumento no número de participantes homens: em 2009, foram 14 inscritos no masculino. Em 2010, o número pulou para 20.
“Ano passado, foi muito bom para nós. Pela primeira vez, organizamos um campeonato lado a lado com a esgrima convencional, e participamos de três competições internacionais. Isso é excelente para a nossa divulgação”, explicou Válber Nazareth, coordenador da Esgrima em Cadeira de Rodas.
Para 2011, Nazareth espera que o nível técnico seja maior: “A esgrima em cadeira de rodas ainda não é um esporte consolidado no cenário, mas acho que estamos no caminho para isso. Os atletas estão evoluindo e há mais divulgação. Acho que teremos um bom campeonato”, comenta. “Esse ano é bastante significativo para nós, porque estamos cada vez mais perto do Parapan e de Londres 2012. Temos que acumular pontos no ranking, para tentar a classificação”, completa o coordenador..
Já no final do mês de abril, a seleção brasileira de esgrima em cadeira de rodas embarcará para Montreal, no Canadá, onde disputará uma das quatro competições internacionais do ano. As outras acontecerão em Lonato (Itália), Varsóvia (Polônia) e Catânia (Itália), nos meses de maio, junho e outubro, respectivamente. As quatro valem pontos importantes no ranking internacional, que classifica para os Jogos de Londres.
Suélen Rodolpho, Daiane Peron, Jovane Guissone e Clodoaldo Zafatoski são os quatro atletas que representarão a seleção brasileira no Mundial de Montreal, entre os dias 28 de abril e 1º de maio. São eles, também, os favoritos desta primeira etapa da Copa Brasil.
Suélen voltou aos treinamentos, em fevereiro, e tem boas expectativas para o campeonato. “Estou treinando quatro vezes por semana e isso me dá uma segurança legal para a competição. Espero conseguir lugar no pódio”, afirma a atleta. Para o Mundial do Canadá, Suélen acredita em uma boa participação. “Acho que o cronograma está bem elaborado, para fazermos uma boa competição”, explica.
Jovane Guissone também está entusiasmado para a viagem. “Antes de embarcarmos, vamos para mais um treinamento em São Paulo. Acho que chegaremos lá bem preparados”, explica o esgrimista. “Atualmente, estou fazendo um treinamento específico para fortalecer meu braço esquerdo. Acredito que chegarei, para ambas as competições (Copa Brasil e Mundial de Montreal), com tudo em cima”, complementa Guissone.
O campeonato começa às 9h desta sexta-feira, no salão Rio Grande do Sul do Hotel Everest, em Porto Alegre. No mesmo dia, ocorrem as finais das provas de Florete Masculino e Espada Feminina. No sábado, tem a final da prova de Espada Masculino, enquanto a final do Florete Feminino acontece só no domingo, encerrando as competições.
Para mais informações, acesse o endereço http://www.cpb.org.br/esportes/modalidades/copa-brasil-de-esgrima-em-cadeira-de-rodas-2011
Patrocínio à CPB
A CAIXA patrocina a CPB desde 2004. Para o biênio 2011-2012, a CAIXA patrocinará os atletas paraolímpicos com R$ 20 milhões, além do repasse, aos comitês Olímpico e Paraolímpico, de 2% da arrecadação bruta das apostas efetivadas nas Loterias Federais.
01/04/2011
Assessoria de Imprensa
Caixa Econômica Federal
Regional Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3205-6190/ 6191 / 6195
www.caixa.gov.br
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) – (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031-3035 / 61 8161-9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031-3035 / 61 8161-9271
Nenhum comentário:
Postar um comentário