Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

NELSINHO PIQUET ENCARA A PISTA MAIS CURTA DA TEMPORADA


Em Martinsville, pela primeira vez no ano, brasileiro correrá ao lado de Kevin Harvick, um dos donos de sua equipe

Martinsville, 1º de abril de 2011 – Nelsinho Piquet encara amanhã a corrida da Nascar Truck Series em pista mais curta da temporada, a Martinsville 250. O tradicional circuito no Estado da Virgínia tem 0,52 milha e é a única pista que mescla superfícies de asfalto (nas retas) e concreto (nas curvas).
Suas retas curtas e curvas fechadas lembram o formato de um clipe de papel, razão pela qual a pista também é conhecida entre os fãs da Nascar como “o maior clipe do mundo”.
“É o tipo de corrida em que tudo pode acontecer. As freadas fortes e retomadas imagino que devem favorecer minha pilotagem. Mas estamos falando de uma prova em pista estreita, em que vai acontecer bastante contato entre as picapes”, afirmou o piloto do Chevrolet Silverado número 8 da Kevin Harvick Inc. (KHI).
A qualificação está marcada para 11h40 de amanhã, e a largada, para 15h (pelo horário de Brasília). O Speedchannel anuncia a transmissão da prova ao vivo para o Brasil.
Chris Carrier, chefe da equipe de Nelsinho Piquet alerta para a importância de conservar os freios durante a corrida. “A pista é quase toda plana [não há inclinação nas retas e nas curvas ela é de 11°], de modo que precisamos de freios capazes de segurar a picape, mas que sobrevivam a prova toda. É um equilíbrio delicado de alcançar. A classificação é outro grande desafio, pois é praticamente impossível gerar temperatura suficiente nos pneus e freios no pouco tempo que cada picape tem na pista.”
Outro desafio para o piloto brasileiro é físico. Nelsinho se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo. Avaliado pelos médicos após duas ressonâncias magnéticas, ele foi liberado para correr. Mas, por precaução, solicitou ao time um pedal de freio mais largo, para prevenir outros movimentos de torção do pé lesionado.
A KHI conhece bem os atalhos para a victory lane em Martinsville. No ano passado, o time de Nelsinho Piquet ganhou as duas corridas realizadas no circuito. Na prova do primeiro semestre, a picape conduzida por Kevin Harvick liderou 187 das 250 voltas, para vencer com autoridade. No segundo semestre, o vencedor foi o tetracampeão Ron Hornaday –o outro piloto do time que, como Nelsinho, disputa todas as provas da temporada.
Neste final de semana, Kevin Harvick fará sua estreia na Truck Series, a bordo da picape número 2. Vencedor da prova da Cup Series em Fontana no último domingo, o sócio da equipe não esconde seu apreço pela corrida de Martinsville. “É uma pista em que tivemos bastante êxito. No ano passado, o time conquistou duas vitórias e seria excelente levar uma das picapes da equipe novamente para a victory lane, pela terceira vez consecutiva.”
Nelsinho Piquet recebeu bem a possibilidade de correr junto com o patrão. “O Kevin é um cara incrível. Ele realmente vive a Nascar. Tem seus compromissos como piloto da Cup, mas nunca deixou de me dar atenção. Está sempre querendo saber como fomos nos testes e procurando me ajudar da melhor forma possível. Será interessante competir ao lado dele neste final de semana.”

Sobre a Nascar Truck Series
A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.
Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2010, vencida por Todd Bodine, foi disputada por 37 pilotos, divididos em 22 equipes. As corridas tiveram, em média, 30 mil pagantes em cada uma das etapas.
A temporada de 2011 terá 25 provas. Começou no dia 18 de fevereiro, em Daytona, e termina em 18 de novembro, em Homestead (Miami). A corrida de Martinsville é a quarta da temporada.

Sobre a Nascar
Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.
Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.
A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo da temporada. Há 22 equipes, com 49 pilotos.
O atual campeão é Jimmie Johnson, vencedor das cinco últimas temporadas. Kevin Harvick, um dos proprietários da equipe pela qual Nelsinho Piquet corre, é piloto da categoria. Em 2010, encerrou a temporada em terceiro lugar.
A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior.

Links
Site oficial de Nelsinho Piquet: www.npiquet.com
Site oficial da equipe Kevin Harvick: www.kevinharvickinc.com
Site oficial da Nascar: www.nascar.com

Mais informações
Luís Ferrari – luis.ferrari@maquina.inf.br – (11) 6603 1380
Patricia Pesce – patrícia.pesce@maquina.inf.br – (11) 3147 7416 // (11) 7086 6605

MSports – Unidade de marketing e negócios esportivos do Grupo Máquina PR
(55 11) 3147 7900

Nenhum comentário: