Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Rally Dakar: O Ano Novo para quem vive as expectativas do Rally Dakar

Em 2009, Dakar na América do Sul se mostrou uma prova mais difícil que na África
Foto: Marcio Machado/Dfotos


Nada de exageros! A comemoração da chegada de mais um ano para quem participa do maior rali do mundo é algo breve e ponderado,
afinal, no dia 1, logo nas primeiras horas, todos os competidores tem que estar prontos para o briefing e largada promocional

28 de dezembro de 2009 - A caravana do 32º Rally Dakar já está na Argentina, com exceção de poucas equipes que faltam chegar e que naturalmente vem de países da América do Sul (que este ano bateu recorde de inscritos). A competição acontece de 1 a 17 de janeiro, com largada e chegada em Bueno Aires, em frente ao Obelisco - um dos principais símbolos da cidade. As vistorias dos veículos serão realizadas entre 29 e 31 de dezembro, em La Rural.

"Nestes últimos instantes estamos checando a lista dos equipamentos de emergência, como sinalizadores, espelho, bússola, isqueiro, primeiros socorros e demais itens. São ferramentas e peças essenciais para "quebrar um galho" em caso de uma pane", comentou o experiente navegador Lourival Roldan, que competirá pela sétima vez no Rally Dakar.

E como será a passagem do ano para as pessoas que estão envolvidas com as equipes das 161 motos, 29 quadriciclos, 140 carros e 52 caminhões, além de toda a organização do evento? "Quanto a nós, vamos a um restaurante e comemoramos o Ano Novo de uma forma breve, e logo após a meia noite vamos dormir, pois acordaremos bem cedo para o briefing, largada promocional e deslocamento inicial de mais de 300 quilômetros. Será um primeiro dia de 2010, bem cansativo", salientou o piloto Bonache, que após três anos de competição em ralis brasileiros, faz sua estreia no Dakar.

O rali deste ano promete ter bem mais areia que no ano passado, por isso, os veículos, pilotos e navegadores estão preparados para encarar aproximadamente 1 mil quilômetros de dunas e terrenos arenosos. "A organização se supera ano após ano, aliás, o Dakar na América do Sul se mostrou uma prova mais difícil que na África, pelas dificuldades de passar nas areias e dunas que são mais íngremes e menos aderentes, dando muito trabalho até para os times mais experientes e potentes carros de fábrica", encerrou o navegador.



Roteiro - 32º Rally Dakar Argentina Chile

Dia 01 - Bueno Aires a Colon
317 km

Dia 02 - Colon a Córdoba

Motos e Quad:
Roteiro: 652 km
Especial: 219 km

Carros e caminhões:
Roteiro: 684 km
Especial: 251 km

Dia 03 - Córdoba a La Rioja
Motos e Quad:
Roteiro: 626 km
Especial: 294 km

Carros e caminhões:
Roteiro: 687 km
Especial: 355 km

Dia 04 - La Rioja a Fiambala
Roteiro: 441 km
Especial: 182 km

Dia 05 - Fiambala - Copiaco
Roteiro: 629 km
Especial: 203 km

Dia 06 - Copiacó a Antofagasta
Roteiro: 670 km
Especial: 483 km

Dia 07 - Antofagasta e Iquique
Roteiro: 598 km
Especial: 418 km

Dia 08 - Iquique a Antofagasta
Roteiro: 641 km
Especial: 600 km

Dia 09 - Descanso

Dia 10 - Antofagasta e Copiapó
Roteiro: 568 km
Especial: 472 km

Dia 11 - Copiapó a La Serena
Roteiro: 547 km
Especial: 338 km

Dia 12 - La Serena a Santiago
Roteiro: 586 km
Especial: 238 km

Dia 13 - Santiago a San Juan
Roteiro: 434 km
Especial: 220 km

Dia 14 - San Juan a San Rafael
Roteiro: 796 km
Especial: 297 km

Dia 15 - San Rafael a Santa Rosa
Roteiro: 725 km
Especial: 368 km

Dia 16 - Santa Rosa a Buenos Aires
Roteiro: 707 km
Especial: 355 km


*Para obter mais fotos e informações sobre a Rondônia Racing, acesse o site www.rondoniaracing.com.br


Rondônia Racing tem patrocínio da Qualiplásticos. Apoio da Pirelli, Turbos BorgWarner, Mahle, Sony Brasil e Governo do Estado de Rondônia


No Rally Dakar, será preciso ponderar nas comemorações da chegada de 2010
Foto: Doni Castilho/Dfotos



Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: