Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Saiba mais sobre o Downhill Urbano

Prova de Santos reúne os principais atletas mundiais da modalidade


Esporte veio da terra para o asfalto em 2000; Brasil foi o segundo país a realizar provas oficiais

O Downhill Urbano é um esporte radical em crescimento no Brasil. A primeira edição da Descida das Escadas de Santos, realizada em 2003, foi o marco inicial das competições da modalidade no Brasil. De lá para cá, o evento cresce a cada ano e consolida-se como uma das principais provas do calendário mundial. A oitava edição da competição acontece nos dias 5,6 e 7 de fevereiro e é válida também pela primeira etapa da Copa Brasil de Downhill Urbano. A prova conta com o apoio da CBMTB (Confederação Brasileira de Mountain Bike).

A modalidade é uma adaptação para o asfalto das provas de ciclismo disputadas em circuitos montanhosos - o Mountain Bike -, a partir da segunda metade da década de 1970. O downhill surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, para despencar ladeira abaixo.

O salto da terra para o asfalto aconteceu em 2000, em Portugal. O Lisboa Down Town, que foi o primeiro evento de downhill realizado em uma área urbana. Esta inovação serviu para divulgar melhor o esporte, pois o público passou a acompanhar de perto, interagindo mais com a prova, o que conseqüentemente atraiu a atenção de mais pilotos e da imprensa mundial. "O sucesso da prova portuguesa nos motivou a divulgar o esporte no Brasil, realizando em 2003 uma prova piloto nos mesmos moldes do downhill de Lisboa. A primeira edição da Descida das Escadas de Santos firmou o país como o segundo no mundo a efetuar, oficialmente, uma prova desta categoria", afirmou o presidente da Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp), Marcelo Coelho.

Em Santos, o downhill urbano encontrou um lugar perfeito para a prática. A escadaria histórica do Monte Serrat, localizada na região central da cidade, alia trechos de média e alta dificuldade, com muitas curvas e saltos. Os atletas de ponta fazem o percurso de 417 degraus e 650 metros de extensão em pouco mais de um minuto. É preciso muita técnica para "domar" a bicicleta, contonar curvas e atravessar todos os obstáculos. Em alguns trechos, o ciclista alcança até 70 km/h. Toda essa adrenalina faz com que o público lote toda a extensão do percurso. "A principal característica do downhill é a velocidade combinada ao desafio, perigo e emoção, por isso as quedas acontecem freqüentemente, o que atrai, e muito, a curiosidade e a atenção do publico", afirmou Marcelo Coelho

Até o momento, perto de 100 atletas já confirmaram participação, inclusive alguns dos principais "gringos" da modalidade. Filip Polc (Eslováquia), campeão do Desafio do Morro de Santa Marta (2009), e Brendan Fairclough, estrela do downhill britânico, são presenças garantidas.

Além da adrenalina, o clima de amizade presente nas provas também é um dos ingredientes do sucesso do esporte. "O Downhill urbano tem ainda uma característica muito legal. Os praticantes são muito amigos e a competição restringe-se somente às pistas. Somos muito amigos e muito unidos", afirmou o número um do ranking nacional, Wallace Miranda.

Sobre a Time Eventos:
A Time Mkt Eventos foi criada em 2002 com o objetivo de profissionalizar os eventos de ciclismo. Em oito anos, adquiriu know-how em outros esportes, como surf, bodyboard e skate. A empresa é responsável pela organização de alguns dos principais eventos de esportes radicais da Baixada Santista.

Sobre a ReUnion Sports & Marketing:
Uma das agências de marketing esportivo que mais cresce no Brasil, a ReUnion Sports & Marketing atua no segmento desde 1992. Acumula experiência em diversas modalidades esportivas, consultoria a empresas e atletas. Desde 2007, a ReUnion é uma das empresas do Grupo ABC e atua como a agência de marketing esportivo da holding.

Sobre a Liesp:
A Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp) foi fundada em 1998 com o objetivo de fomentar e divulgar a prática da modalidade em Santos e região. São mais de 10 mil atletas filiados e 100 projetos desenvolvidos em parceria com empresas, entidades, prefeituras das cidades do litoral de São Paulo, Governo Estadual e Federal.

Sobre a 8ª Descida das Escadas de Santos: O evento é uma realização da Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp), com Patrocínio Master: Guaraná Antarctica e Riachuelo. Patrocínio: Peugeot, Oi, Sedex, Wizard e Caixa Econômica Federal. Apoio: Karcher, Hipercor, HDI Seguros. Apoio: Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB), Prefeitura de Santos, Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat (SMMS), Time Eventos e ReUnion Sports & Marketing. O projeto tem o apoio do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte.
A Descida das Escadas de Santos faz parte da Copa Brasil de Downhill Urbano 2010 - uma organização da Federação Paulista de Mountain Bike e da Confederação Brasileira de Mountain Bike -, que inclui também o Desafio da Santa 2010, na cidade de Salto (a 105 km de São Paulo), programada para os dias 5 e 6 de junho.

Programação Oficial

5 de fevereiro (sexta feira): :

10h - Congresso técnico

12h - Almoço dos pilotos

13h - Descida a pé

14h - 1 descida sem controle de tempo, 1 descida cronometrada

16h30 - Término do Treino Livre

19h - Confraternização no topo do morro para pilotos, convidados e imprensa.

*em caso de chuva, este treino será cancelado.


6 de fevereiro (sábado):

10h - Início dos treinos - sem controle de tempo

11h - Início dos treinos cronometrados

16h - Término do Treino Livre

16h30 - Repescagem 6º ao 21º.

17h30 - Premiação das categorias


7 de fevereiro (domingo):

09h - 1 treino cronometrado (10 H e 5M), opcional

10h - Semi Final Masculina (10) e final feminina (5)

11h - Final Masculina (5)

11h30 - Premiação Masculino e Feminino

Fotos: Divulgação

O Downhill Urbano é a adaptação para a cidade das competições
de Mountain Bike




ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ André Stepan/ Maria Domingues/ Fábio Ometto
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: