Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 24 de outubro de 2015

Daniel Schneider crava pole no quali da Porsche GT3 Cup mais apertado da história


Luis Ferrari
 

Daniel Schneider crava pole no quali da Porsche GT3 Cup mais apertado da história

Cristiano Piquet é o mais veloz do dia na classe Challenge

A chuva da véspera deu trégua em Curitiba e, na pista seca, os carro de corrida mais vendidos do mundo protagonizaram a tomada de tempo mais apertada da história de dez anos da Porsche GT3 Cup Challenge. A primeira fase do quali da Cup registrou nada menos que 15 carros separados por apenas meio segundo. 

Melhor para Daniel Schneider, que conseguiu uma volta voadora no Q2 para garantir a posição de honra pela segunda vez na temporada. Em casa, Lico Kaesemodel garantiu seu lugar na primeira fila.

Entre os postulantes ao título da Cup, o clube dos quatro bicampeões, registrou Ricardo Rosset em terceiro no grid, Constantino Jr em quinto, Ricardo Baptista em sexto e Miguel Paludo em 11º.

Na classe Challenge as tomadas de tempo acontecem na manhã de sábado, abrindo a programação do dia. Mas nos ensaios livres os mais velozes desta sexta-feira foram, nesta ordem: Cristiano Piquet, Rodrigo Mello, JP Mauro, Fabio Alves e Daniel Corrêa.

Duelistas pela coroa da Challenge Sport, tanto Rodrigo Mello quanto Tom Filho tiveram altos e baixos nesta sexta-feira. Rodrigo cravou a segunda marca do dia, mas deu uma escapada no "S" de alta na última sessão do dia, demandando reparos no Porsche #29. Já seu amigo Tom abriu os trabalhos com P1 no treino opcional da manhã disputado em pista ainda um pouco úmida, mas acabou enfrentando trepidações na parte dianteira do Porsche #19 depois que o piso secou.

A primeira largada do dia é da Challenge e está marcada para 10h. O livetime da categoria cobre toda a programação oficial. O portal Terra e o site oficial mostram as provas ao vivo. Todas as corridas da Porsche GT3 Cup Challenge são exibidas em VT na Band e Sportv.

  

Cup - Tomada de tempo

O Q1 da segunda passagem da Porsche GT3 Cup por Curitiba em 2015 foi o treino mais emocionante da temporada, conforme exemplifica Ricardo Rosset. Em sua primeira volta rápida, o bicampeão cravou o segundo tempo da sessão, na casa de 1min21s000. E estranhou quando foi informado pelo rádio que em vez de recolher para box e poupar pneus para a disputa da pole era mais prudente permanecer na pista, já que as marcas vinham muito parelhas.

Não foi a escolha de Miguel Paludo. E o segundo colocado na tabela acabou pagando o preço. A menos de dois minutos do fim do Q1, Maurizio Billi acertou uma volta muito feliz e subiu para um respeitável quarto posto. O bicampeão havia trazido o Porsche #32 para os pits. Saiu imediatamente de volta para a pista, mas outro carro acabou escapando do traçado e foi acionada a bandeira vermelha.

Então faltava pouco mais de um minuto na sessão, tempo insuficiente para abrir uma volta lançada: Paludo ficou com o 11º tempo, fora do Q2 pela segunda etapa consecutiva.

Avançaram para a disputa da pole, nesta ordem: Constantino Jr, Sylvio de Barros, Daniel Schneider, Maurizio Billi, Rosset, Edu Azevedo, Ricardo Baptista, Lico Kaesemodel, Rodolfo Ometo e Pedro Queirolo.

Logo na primeira metade do Q2 Schneider estabeleceu a volta que se provaria soberana com o Porsche #77 –que, de quebra, é obviamente o melhor carro da Cup Sport no grid. Lico cravou sua marca pouco depois.

Nos dois minutos finais os holofotes ficaram em Ricardo Rosset e Constantino Jr. O Porsche #11 registrou sua melhor volta e assegurou a terceira posição no grid, seguido por Pedro Queirolo. No minuto final, Constantino saltou de sétimo para quinto ao superar Ricardo Baptista por meros 30 milésimos.

A quarta fila será 100% de pilotos da Cup Sport, com Edu Azevedo e Sylvio de Barros, enquanto Maurizio Billi (melhor Cup Master do grid) e Rodolfo Ometto completam o top10.

 

Declarações dos pilotos

 

É minha segunda pole na Cup. Mas essa foi mais do que inesperada. Constantino vinha muito rápido nos treinos livres e eu estava um pouco atrás. No Q1 não foi fácil para entrar, demorei para achar a volta. No Q2 consegui acertar bem todos os trechos, numa volta redonda, perfeita. Não sabia se seria suficiente ou não. Felizmente deu e foi inesperada. Achei que a pole seria muito difícil, mas acabou que deu tudo certo

DANIEL SCHNEIDER

  

Na primeira etapa aqui em Curitiba eu não conhecia o carro, e o pessoal já vem há dez anos andando de Porsche. Achei que as coisas iam ser mais fáceis ao longo do ano, e foram até bem complicadas... Na ocasião acho que só fui para o Q2 porque choveu e me ajudou. Hoje, com a competitividade da categoria, fiquei contente de passar novamente e consegui ir melhorando ao longo da sessão. Estou hoje muito mais adaptado ao carro e à categoria, mais entrosado com meu mecânico e meu engenheiro. Largar na primeira fila em casa foi um bom trabalho, consegui melhorar de oitavo no Q1 para segundo no Q2. Estou satisfeito.

LICO KAESEMODEL

 

Acho que foi bom. Estava preocupado antes do quali porque o Constantino estava bem rápido nos treinos livres mesmo com os 50 kg de lastro. Sabia que eu tinha que tirar cada centésimo. Quando fiz '21s0' e o radio me falou para fazer mais uma volta eu perguntei onde estava. Me falaram que era P2, mas que vinha todo mundo no mesmo tempo. Aí sabia que no Q2 cada milésimo ia contar, então caprichei duas voltas no limite e consegui achar uma volta boa. Para mim, é uma vitória porque carrego 40 kg de peso e tanto o Junior quanto o Miguel ficaram atrás de mim no grid. Então tenho oportunidade de descontar alguns pontinhos deles no campeonato

RICARDO ROSSET

  

Essa tem  sido a beleza da categoria: um super-equilíbrio, com o handicap de peso funcionando e todo mundo embolado. Em relação à corrida, não muda muito minha posição no campeonato em termos de estratégia. Vou beliscar as oportunidades sempre que tiver, evitar qualquer tipo de contato e tentar pontuar ao máximo. Rosset larga um pouco na minha frente e o Paludo mais atrás. Como está supercompetitivo, vai depender muito das circunstâncias de corrida para um ou outro poder progredir. Não acredito que ninguém venha escalando o pelotão, dado o equilíbrio entre os carros

CONSTANTINO JR

  

Muito cedo ainda para falar em favoritismo. Dei sorte e fiz uma volta boa. Meu carro está pronto para a tomada de tempo e vamos retomar amanhã cedo

CRISTIANO PIQUET

  

Terminei com o terceiro tempo do dia. O carro evoluiu bastante da última etapa, quando eu tomava muito na reta. Então hoje foi um dia que me aliviou bastante, tirou uma tensão que eu trazia em relação ao equipamento. O equipamento está perfeito e espero amanhã repetir o que eu fiz hoje. Fui bem rápido com pneu velho. Achei o acerto confortável, inclusive com o lastro e espero fazer boas classificações e boas corridas. Se eu tiver uma luz, o título pode sair amanhã, se não, vamos esperar até São Paulo

JP MAURO

  

Estou tranquilo, sei que o Cristiano melhorou meu tempo mas ele estava de pneu novo e eu andei só com pneu velho. Estou muito feliz com meu tempo hoje. Escapei no "S" de alta porque forcei um pouquinho e o pneu ainda não estava tão quente. Perdi a traseira e felizmente não foi uma batida forte. A velocidade era grande mas a caixa de brita segurou bastante. O carro está com pouco dano e tenho certeza que o pessoal arruma tudo para amanhã me dar a chance de ser campeão

RODRIGO MELLO

 

Tive dois momentos. Os dois primeiros treinos do dia foram bons e eu estava bem rápido, inclusive liderando o primeiro. Depois tive algum tipo de problema mecânico, que apresentava muita vibração na frenagem. Então estou ainda sofrendo um pouco para acertar todos os trechos no seco. Preciso estudar um pouquinho mais e hoje à noite farei a lição de casa vendo os dados e amanhã virei para buscar meu caneco. Estou muito confiante e vou pra cima: pode ser que eu não leve, mas vou valorizar bastante o título do Rodrigo, tenham certeza.

TOM FILHO

 

Grid de largada – Cup:

1. Daniel Schneider (S), 1min20s664

2. Lico Kaesemodel, 1min20s753

3. Ricardo Rosset, 1min20s764

4. Pedro Queirolo, 1min20s807

5. Constantino Jr., 1min20s848

6. Ricardo Baptista, 1min20s877

7. Eduardo Azevedo (S), 1min21s079

8. Sylvio de Barros (S), 1min21s408

9. Maurizio Billi (M), 1min21s459

10. Rodolfo Ometto (S), 1min21s619

11. Miguel Paludo, 1min21s286

12. Marcel Visconde (S), 1min21s309

13. Gil Farah (S), 1min21s438

14. Sérgio Ribas (M), 1min21s518

15. Carlos Ambrósio (S), 1min21s582

16. Marcel Basso (S), 1min22s021

17. Adalberto Baptista (S), 1min22s098

18. Marcelo Stallone (M), 1min22s742

19. Fabián Taraborelli, 1min22s745

20. Guilherme Figueirôa (M), 1min23s062

 

Melhores tempos dos treinos livres – Challenge:

1. Cristiano Piquet, 1min23s931

2. Rodrigo Mello (S), 1min24s147

3. JP. Mauro, 1min24s257

4. Fabio Alves, 1min24s501

5. Daniel Corrêa (S), 1min24s506

6. Elias Azevedo, 1min24s635

7. José França (S), 1min24s713

8. The Tonny (S), 1min24s981

9. Tom Filho (S), 1min25s283

10. Gonzalo Huerta (S), 1min25s470

11. Marcello Sarcinella (S), 1min25s502

12. Márcio Mauro (S), 1min25s562

13. Ramon Alcaraz (S), 1min25s581

14. Paulo Pomelli (S), 1min26s035

15. Paulo Totaro (S), 1min27s620

16. Sun Moodley (S), 1min30s376

17. Fabio Benedetti (S), 1min35s035

  

CONTATO

Luís Ferrari

11 98666.8307

imprensa@porschegt3cup.com.br

 

Daniel Schneider
Luca Bassani
baixar em alta resolução



Lico Kaesemodel
Luca Bassani
baixar em alta resolução



Ricardo Rosset
Luca Bassani
baixar em alta resolução



Constantino Jr
Luca Bassani
baixar em alta resolução



Sylvio de Barros
Luca Bassani
baixar em alta resolução



Maurizio Billi
Luca Bassani
baixar em alta resolução



Miguel Paludo
Luca Bassani
baixar em alta resolução



Cristiano Piquet
Luca Bassani
baixar em alta resolução



Rodrigo Mello
Luca Bassani
baixar em alta resolução



JP Mauro
Luca Bassani
baixar em alta resolução



Tom Filho
Luca Bassani
baixar em alta resolução
 
 
Luis Ferrari








--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA

Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: