Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 24 de setembro de 2011

Robson Portaluppi volta às pistas esperando virar rápido no Moto 1000 GP


Campeão gaúcho promete andar forte em Santa Cruz do Sul nesse fim de semana e quer fazer temporada completa do Moto 1000 GP em 2012

O tricampeão gaúcho de superbike, Robson Portaluppi,27, é o piloto convidado da organização do Moto 1000 GP para a 4ª etapa da temporada, que acontece nesse fim de semana (24 e 25) em Santa Cruz do Sul. Afastado das pistas desde 2010, o piloto vem fazendo treinos físicos e de pista há dois meses, preparando seu retorno às pistas.

A primeira mostra da condição de Robson Portaluppi foi no próprio Campeonato Gaúcho de Motovelocidade, na terceira etapa, realizada em Guaporé. Ao retornar as pistas, logo na primeira participação cravou a pole-position e terminou a prova em segundo lugar. “Estava morrendo de saudades das pistas”, diz. Ele não correu as duas primeiras etapas do Gaúcho, mas acompanhou de perto as provas e decidiu seu retorno ao perceber a competitividade das provas.

No momento, Portaluppi está ansioso para os treinos e provas do Moto 1000 GP. Além da oportunidade de experimentar um novo equipamento, no caso a BMW S1000RR, se diz feliz em rever Gilson Scudeler, com quem já dividiu muitos grids pelo Brasileiro, correndo pela mesma equipe. Scudeler é idealizador e organizador do Moto 1000 GP, ao lado de Alexandre Barros.

Sobre a moto que vai usar em Santa Cruz do Sul, Robson Portaluppi se diz curioso e otimista. “A expectativa não podia ser melhor. Afinal, é um equipamento cheio de tecnologia e muito bem falado entre os pilotos. Não bastasse isso, ainda temos que considerar os acertos da moto, que deve ser muito bom por conta da experiência de Gilson Scudeler e Alexandre Barros. Tem tudo para ser uma experiência muito boa e acredito que com essa estrutura dá para andar muito bem”, pondera.

O piloto, que venceu o gaúcho em 2006, 2007 e 2008 pela Superbike, explica que a idéia é andar forte em Santa Cruz do Sul para já ir retomando ritmo de competição pensando na temporada de 2012. Portaluppi diz que deseja fazer toda a próxima temporada pelo Moto 1000 GP, embora esse projeto dependa de negociações com patrocinadores. “A idéia é essa”, diz o piloto. Portaluppi parou de correr em 2009 e, em 2010 chegou a correr no Racing Festival.

A 4ª etapa do Moto 1000 GP, que acontece nesse fim de semana no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, terá uma série de participações especiais, com a presença dos pilotos que disputam o Campeonato Gaúcho. As duas competições terão etapas conjuntas como parte da programação dos 133 anos comemorados pelo município gaúcho. Os pilotos do Gaúcho marcam pontos no Moto 1000 GP.

O Moto 1000 GP tem patrocínio oficial de Petrobras, Lubrax e BMW Motorrad, além do apoio de Michelin e Beta Ferramentas e conta com a parceria técnica de Servitec Dinamômetros, Vaz, Akrapovic, K&N, W2 Boots e MRA. As provas da categoria têm transmissão ao vivo pela Record News e pela Record Internacional. Também são transmitidas ao vivo pela internet, em áudio e vídeo e na íntegra, pelo próprio site oficial do campeonato e pelo portal R7.


LIDERANÇA DAS COMPETIÇÕES


Depois de três das seis etapas do Moto 1000 GP, a liderança da categoria GP 1000 é do paulista Alan Douglas, da Pitico Race. Ele soma 149 pontos, contra 89 do vice-líder paranaense Diego Faustino, da Motonil. O líder da GP Light é Eduardo Costa Neto, da Mobil Rush Racing Team, com 145. O vice é João Victor “Tripinha” Batista, da Fura 300 Racing, com 110. A BMW S1000RR Cup tem Ricardo Kastropil, da JC Racing Team, na liderança com 122 pontos.

O Campeonato Gaúcho, disputado em cinco etapas, tem 12 categorias com motos que vão de 125cc a 1000cc. Na categoria Superbike, Giovani Mocelin tem 66 pontos, seguido por Miguel Carbajal (59) e Alexandre Kracik (56). Já na Superbike Light, Anderson Mocelin lidera com 77 pontos, sete a mais que Juliano Vendrami. Os outros líderes são Joniran Saling (Formula 1000cc Turismo), Tercius Dalmas (600cc Turismo), Lisandro Soares (600cc Sport), Bruno Madera (600cc Super Sport), Osmar Cefrin (600cc Street), Marciano Santin (300cc), Thiago Montardo (125cc e Old Challenge 125cc), Rogério Bareta (250cc) e Fabiano Vaz (Old Challenge acima de 300cc). O único piloto que já garantiu o título antecipado é o uruguaio Maximiliano Gerardo, da 250cc.


21/09/2011 – Texto: Claudemir Hauptmann – Fotos: Arquivo pessoal do piloto
LEGENDA – Robson Portaluppi vem treinando forte e pretende fechar em breve projeto para 2012

Nenhum comentário: