Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 24 de novembro de 2007

PRINCIPAIS JORNAIS DO BRASIL

PLANTÕES 24h

ESPÍRITO SANTO

JORNAL DO AUTÓDROMO
MARANHÃO
RIO DE JANEIRO

RIO GRANDE DO SUL

TUNING CONTEST em Porto Alegre

Neste 1° de dezembro, entre 10h e 18h, acontece a primeira edição do TUNING CONTEST que promete ser o maior evento conceitual e interativo do sul do país no gênero, envolvendo exposição de carros "tunados", colecionáveis, acessórios automotivos, equipamentos de som e imagem, além de performances fantásticas durante os circuitos de provas de "tuning" e som, assim como a final do concurso "Tuning Girl". Para completar, a cena Hip-Hop e eletrônica estarão presentes sob a liderança do MC Nitro Di e o DJ Only Jay, finalizando com a revelação do progressivo DJ Raphinha Bartel - menino prodígio com apenas 13 anos, que se encontra em turnês por diversas cidades no Brasil e países da América Latina. É importante frisar que a exposição terá caráter beneficente e a entrada será 1kg de alimento não perecível ou agasalho em bom estado para doação à instituições de caridade.
Para encerramento do grande evento, a partir das 23h, acontecerá a festa TUNING CONTEST que contará com uma grande produção e um mix de atrações nacionais e internacional de peso, entre elas: DJ Vitamine, de Portugal, Eddie Rezende, Ayala e Ednner Soares, DJ e produtor da banda de música eletrônica 3LIVE. E como grande atração da noite: o DJ Chernobyl, Mano Changes e convidados farão um live cheio de peculiaridades que arrasou recentemente no Japão e na Suécia.

SERVIÇO

O QUE: Evento TUNING CONTESTQUANDO: dia 01 de dezembro de 2007 (sábado)ONDE: Espaço 4LIFE - antigo K-Hall - Av. Beirute, 45 (próximo ao DC Shopping)HORÁRIO: Exposição – das 10h às 18h / Festa de Encerramento – a partir das 23h INGRESSOS PARA A FESTA: R$ 20,00 (antecipados) à venda nas lojas MULTISOM Praça da Alfândega e Shoppings: Iguatemi POA, Canoas, São Leopoldo, N. Hamburgo, Cachoeirinha e Gravataí.

Informações: juan@comercialtrend.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

CAMPEONATO BRASILEIRO DE MARCAS E PILOTOS

COMUNICADO

A nona e última etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos será disputada nos dias 15 e 16 de dezembro, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, bairro de Interlagos, São Paulo-SP.

Anteriormente marcada para 1 e 2 de dezembro no mesmo local, a competição sofreu essa alteração na data para que compusesse uma jornada automobilística que incluirá a Copa Renault Clio, o Brasileiro de Pick-up Racing, o Troféu Maserati e o Sul-americano de Fórmula 3.

Américo Teixeira Jr.

Confederação Brasileira de Automobilismo
Assessoria de Imprensa/Revista Motorsport Brasil
Fone + 55 19 3826-3405 - Fax + 55 19 3886-5521 - Cel + 55 19 9605-3373
www.cba.org.br - http://americotjr.blog.uol.com.br
ateixeira@cba.org.br - imprensa@cba.org.br
americotjr@terra.com.br - americotjr@uol.com.br

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

SUZANE PARTICIPARÁ DO "SEM CENSURA"



No próximo dia 22 de novembro, Suzane Carvalho será uma das convidadas do programa especial do Sem Censura que falará sobre mulheres que exercem profissões incomuns. O programa, comandado pela jornalista Lêda Nagle, irá ao ar no dia 22 de novembro, das 16 às 18 horas, pela TVE Brasil.

ENTREVISTA NO AR, PELA WTN
CLICK AQUI para ver uma entrevista onde Suzane fala sobre a concepção e conteúdo do seu recém-lançado livro, Curso de Pilotagem de Kart - Pilotando e Acertando um Kart.


NOVA ENTREVISTA NO AR, AGORA PELA WTN ESPORTE

Entrou no ar mais uma entrevista, desta vez pela WTN Esporte, onde, com humor, Suzane fala de sua carreira de piloto, da situação atual do automobilismo brasileiro e internacional, entre outras coisas. O programa é apresentado pelos divertidos Carlos Alberto e Waguinho.


CLICK AQUI para ver a entrevista.
WTN Esporte:http://wtn.com.br/index.php?id=655


quarta-feira, 14 de novembro de 2007

GP Brasil homenageia Prefeitura de São Paulo



A Prefeitura Municipal de São Paulo recebeu uma homenagem especial da organização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 pelo bem sucedido trabalho de recuperação do autódromo de Interlagos.
O secretário de Infraestrutura e Obras, Marcelo Branco, nomeado pelo prefeito Gilberto Kassab para supervisionar as reformas, recebeu das mãos da vice-presidente de Operações do GP Brasil, Claudia Ito, um troféu idêntico ao que foi entregue ao campeão mundial Kimi Räikkönen, vencedor da corrida disputada no dia 21 de outubro.
As reformas no autódromo, que incluíram o recapeamento completo da pista, foram elogiadas pelos pilotos e equipes e contribuíram de forma decisiva para a boa realização da corrida.
Em 2008, o GP do Brasil será disputado dia 2 de novembro e também encerrará o campeonato. Até lá outras melhorias deverão ser feitas no autódromo, como uma nova arquibancada de concreto no “S” do Senna e ampliação do paddock para maior comodidade das equipes.
--------------
Foto de Marcelo Branco, secretário de Infraestrutura e Obras, e Claudia Ito, vice-presidente de Operações do GP Brasil de F1
Crédito: Renato Stockler/GP Brasil de F1

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Equipe Baterias Heliar termina última etapa da Mitsubishi Cup em 10º lugar


Com a conquista do 10º lugar na Mitsubishi Cup, Antonio Sampaio e Marcos Basílio encerram a participação da equipe na temporada 2007 no rali cross-country. A dupla já começa a trabalhar nas melhorias do time para o ano que vem


A 7ª e última etapa da Mitsubishi Cup aconteceu no dia 10 de novembro, em Campinas, SP. Grandes feras do cross-country nacional participaram da festa de encerramento do campeonato mais importante e competitivo do Brasil.

Participaram do certame 66 equipes – 21 na TR4 R, 10 na L200 R, 21 na L200 RS e
14 na L200 RS Máster. O roteiro levantado na Fazenda Meia Lua – próxima ao
município de Jaguariúna – teve 47,17 quilômetros, percorridos por duas vezes,
totalizando 94,34 quilômetros. Originalmente, as etapas da Cup são compostas por três especiais, mas dessa vez, uma forte chuva caiu durante a disputa e deixou a pista extremamente lisa e perigosa, comprometendo bastante a segurança dos competidores. Por este motivo, a organização da prova cancelou a última bateria.

Antonio Sampaio e Marcos Basílio conquistaram o 10º lugar na categoria TR4 R. “Sinceramente, gostaríamos de ter largado para a terceira especial, assim todas as duplas estariam na mesma situação e a disputa seria mais justa”, ressaltou o piloto, que já estava na pista quando a chuva começou, ou seja, alguns de seus concorrentes terminaram todo o percurso com o piso ainda seco obtendo um melhor resultado. “Mas estamos satisfeitos. Este foi um ano de mudanças e adaptações para nós. Compramos um novo carro e encaramos um campeonato muito competitivo e com fortes equipes. Com tudo o que vivemos até aqui, acreditamos que ‘encontramos o caminho das pedras’ e não estamos longe de ficar entre os melhores pilotos e navegadores da Mitsubishi Cup”, disse otimista Sampaio.


Na primeira especial, Sampaio e Basílio largaram com a tração 4x4 reduzida e
bloqueada, pois acreditavam que o piso estaria molhado. Como isso não aconteceu e nestas condições o carro não é tão veloz, os off-roaders trocaram essa configuração e voltaram a ficar somente com o 4x4. “Devemos ter perdido uns 30 segundos, mas... é vivendo que se aprende”, concluiu o piloto.

Na segunda volta, a dupla vinha veloz, possivelmente abaixariam o tempo da
primeira bateria em 15 segundos, mas a chuva veio para atrapalhar a performance de Sampaio e Basílio. “A trilha ficou totalmente escorregadia, era complicado ter o controle do carro, que escorregava de um lado para o outro, virava no meio do caminho, além da ameaça constante de atolar”, descreveu Basílio. “Mas foi uma prova gostosa, emoção não faltou”, completou o navegador.

Os planos da equipe Baterias Heliar para 2008 é apenas participar da Mitsubishi Cup. “Vamos nos dedicar bastante para ocupar os primeiros lugares do pódio. Sem dúvida, no ano que vem estaremos mais preparados para desafiar nossos concorrentes”, falou Sampaio.

Na categoria TR4 R venceu Peterson Oliveira e Marco Marini, seguidos de Juliano Diener e Vitor Muench e Rogério Rode e Guilherme Signoretti. Na soma das setes etapas disputadas, os grandes campeões da temporada foram Diener e Muench, com Oliveira e Marini em segundo, e Rode e Signoretti em terceiro.

A etapa teve a participação de convidados especiais, como a piloto do Rally
Dakar e esposa do piloto Stephane Peterhansel (nove vezes campeão do Dakar),
Andreia Mayer, que aprova os ralis brasileiros, visto que ela já correu na Cup
de Uberlândia, MG. Os pilotos da Stock Car, Antonio Jorge Neto, Felipe Maluhy e Ingo Hoffman também marcaram presença e aceleraram para valer.

Antonio Sampaio e Marcos Basílio são patrocinados pela Baterias Heliar, H2O
Ambiental e contam com apoio da Schaeffler Group (Ina-Luk-Fag), Dekalk Sign, Estúdio Zepelim, Pop Agência Publicitária, All Soft Drink e Miaki Pisos.

Assessoria de Imprensa Baterias Heliar
Contato: Fernanda Marques
(11) 8308-7141

Família Salvini faz bonito na última etapa do Mitsubishi Motors



A família Salvini, de Petrópolis, RJ, esteve em peso no último evento da Mitsubishi. No MotorSports, rali de regularidade, Carlos Salvini, o patriarca da linhagem, foi o vencedor, enquanto os descendentes arrasaram no Outdoor

O Mitsubishi Motorsports Sudeste encerrou a temporada 2007 em Campinas, SP, no dia 10 de novembro. Equipes vindas de todo o Brasil participaram da 7ª e última etapa, que teve aproximadamente 170 quilômetros de trilhas entre as cidades de Campinas, Itupeva e Indaiatuba, interior de São Paulo.

Participaram da prova 233 equipes – 46 na Graduados, 46 na Turismo e 141 na Turismo Light. Pilotos e navegadores tiveram muito trabalho para transpor os obstáculos naturais e os lamaceiros causados pela chuva que caiu na região.

Pela categoria Graduados, com competidores mais experientes, os cariocas Carlos Salvini e Weidner Moreira venceram a etapa, com apenas 85 pontos perdidos. "Foi a prova mais difícil do ano e a equipe funcionou perfeitamente", comentou o piloto. No resultado geral do campeonato, o título ficou com Fernando de Souza e Breno Rezende, de Belo Horizonte, MG.

Enquanto Carlos estava concentrado para desafiar as dificuldades da planilha, a família dele dedicava-se para vencer as atividades propostas pelo Mitsubishi Outdoor. Esposa, filhos e netos reuniram num final de semana agradável e em duas equipes embarcaram no rali de regularidade com atividades de esportes de aventura. Nomeadas de “Nada nos aborrece” e “Salvini Racing”, o grupo conquistou, respectivamente, a segunda e quinta posição na prova.

Entre os desafios, os competidores fizeram uma viagem de trem, prepararam um legítimo frango caipira e superaram uma mini-corrida de aventura dentro do rali. O circuito percorreu as cidades de Campinas, Morungaba, Amparo, Pedreira e Jaguaríuna, onde trekking, mountain-bike e desafios culturais esperavam pelos competidores.

O time "Nada nos aborrece" provou que pouco de sorte e muita vontade, superam qualquer imprevisto. "Combinamos a equipe por telefone. Aprendi a usar o GPS no caminho de Petrópolis para Campinas e na hora da prova confundimos os PC’s 6 e o 8 no mapa. Acreditávamos que não conseguiríamos pegar o passaporte e nem chegar na prova", falou orgulhosa, Daniela Salvini.

A “Salvini Racing", que participa das etapas desde o ano passado, conquistou 1.854 pontos e, infelizmente, sofreu uma penalização. "Ficamos satisfeitos, pois ensinamos tudo para a Daniela e assim eles fizeram várias tarefas sem problemas. Já nós, por conhecermos mais a disputa, optamos por uma estratégia mais ousada", disse Guido Salvini , irmão da jovem.

No próximo final de semana, dia 17 de novembro, a família Salvini volta para Jaguariúna. Dessa vez, pai e filho, Carlos e Guido, participarão da última etapa do Campeonato Paulista de Rally Cross-Country, da qual luta pelo segundo lugar da temporada.

Classificação da etapa:

Os Mala
Paulo Caropreso e José Leite - 2164 pontos

Nada nos aborrece
Marcelo Soares e Daniela Salvini - 1851 pontos

Omellett’s Rally Team
Fabio Freitas e Ronaldo de Moraes - 1795 pontos

Mercotubos
Daniel Hernandes e Gabriel Figueiredo - 1771 pontos


Equipe Baterias Heliar termina última etapa da Mitsubishi Cup em 10º lugar


Com a conquista do 10º lugar na Mitsubishi Cup, Antonio Sampaio e Marcos Basílio encerram a participação da equipe na temporada 2007 no rali cross-country. A dupla já começa a trabalhar nas melhorias do time para o ano que vem


A 7ª e última etapa da Mitsubishi Cup aconteceu no dia 10 de novembro, em Campinas, SP. Grandes feras do cross-country nacional participaram da festa de encerramento do campeonato mais importante e competitivo do Brasil.

Participaram do certame 66 equipes – 21 na TR4 R, 10 na L200 R, 21 na L200 RS e
14 na L200 RS Máster. O roteiro levantado na Fazenda Meia Lua – próxima ao
município de Jaguariúna – teve 47,17 quilômetros, percorridos por duas vezes,
totalizando 94,34 quilômetros. Originalmente, as etapas da Cup são compostas por três especiais, mas dessa vez, uma forte chuva caiu durante a disputa e deixou a pista extremamente lisa e perigosa, comprometendo bastante a segurança dos competidores. Por este motivo, a organização da prova cancelou a última bateria.

Antonio Sampaio e Marcos Basílio conquistaram o 10º lugar na categoria TR4 R. “Sinceramente, gostaríamos de ter largado para a terceira especial, assim todas as duplas estariam na mesma situação e a disputa seria mais justa”, ressaltou o piloto, que já estava na pista quando a chuva começou, ou seja, alguns de seus concorrentes terminaram todo o percurso com o piso ainda seco obtendo um melhor resultado. “Mas estamos satisfeitos. Este foi um ano de mudanças e adaptações para nós. Compramos um novo carro e encaramos um campeonato muito competitivo e com fortes equipes. Com tudo o que vivemos até aqui, acreditamos que ‘encontramos o caminho das pedras’ e não estamos longe de ficar entre os melhores pilotos e navegadores da Mitsubishi Cup”, disse otimista Sampaio.


Na primeira especial, Sampaio e Basílio largaram com a tração 4x4 reduzida e
bloqueada, pois acreditavam que o piso estaria molhado. Como isso não aconteceu e nestas condições o carro não é tão veloz, os off-roaders trocaram essa configuração e voltaram a ficar somente com o 4x4. “Devemos ter perdido uns 30 segundos, mas... é vivendo que se aprende”, concluiu o piloto.

Na segunda volta, a dupla vinha veloz, possivelmente abaixariam o tempo da
primeira bateria em 15 segundos, mas a chuva veio para atrapalhar a performance de Sampaio e Basílio. “A trilha ficou totalmente escorregadia, era complicado ter o controle do carro, que escorregava de um lado para o outro, virava no meio do caminho, além da ameaça constante de atolar”, descreveu Basílio. “Mas foi uma prova gostosa, emoção não faltou”, completou o navegador.

Os planos da equipe Baterias Heliar para 2008 é apenas participar da Mitsubishi Cup. “Vamos nos dedicar bastante para ocupar os primeiros lugares do pódio. Sem dúvida, no ano que vem estaremos mais preparados para desafiar nossos concorrentes”, falou Sampaio.

Na categoria TR4 R venceu Peterson Oliveira e Marco Marini, seguidos de Juliano Diener e Vitor Muench e Rogério Rode e Guilherme Signoretti. Na soma das setes etapas disputadas, os grandes campeões da temporada foram Diener e Muench, com Oliveira e Marini em segundo, e Rode e Signoretti em terceiro.

A etapa teve a participação de convidados especiais, como a piloto do Rally
Dakar e esposa do piloto Stephane Peterhansel (nove vezes campeão do Dakar),
Andreia Mayer, que aprova os ralis brasileiros, visto que ela já correu na Cup
de Uberlândia, MG. Os pilotos da Stock Car, Antonio Jorge Neto, Felipe Maluhy e Ingo Hoffman também marcaram presença e aceleraram para valer.

Antonio Sampaio e Marcos Basílio são patrocinados pela Baterias Heliar, H2O
Ambiental e contam com apoio da Schaeffler Group (Ina-Luk-Fag), Dekalk Sign, Estúdio Zepelim, Pop Agência Publicitária, All Soft Drink e Miaki Pisos.

Assessoria de Imprensa Baterias Heliar
Contato: Fernanda Marques
(11) 8308-7141

domingo, 11 de novembro de 2007

Cinco pilotos chegaram a liderar a Fórmula Truck de Campo Grande


Faltavam trinta minutos para o começo da oitava etapa da Fórmula Truck em Campo Grande (MS), quando a chuva decidiu dar uma trégua após cair torrencialmente por várias horas. Nesta situação as equipes tomaram decisões distintas quanto ao pneu a utilizar, para pista seca ou para pista molhada. Porém na hora da largada os pilotos não se importaram mais com o estado da pista e foram logo para cima tentando a liderança da prova. Geraldo Piquet com seu caminhão Mercedes-Benz largou na pole-position, mas por poucos metros, sendo ultrapassado por Valmir Benavides (Volkswagen), que a seguir já perdia a posição para Leandro Totti que com seu caminhão Ford realizou uma manobra sensacional e pulou de terceiro para a liderança.

No entanto a pista ainda molhada penalizou a sofreguidão do piloto da Londrina Truck Racing que saiu da pista perdendo a posição novamente para Valmir Benavides e Vinícius Ramires (Mercedes-Benz). Tentando ainda manter-se entre os primeiros, Totti novamente investiu numa ultrapassagem e acabou saindo outra vez para a área de escape, agora tendo mais dificuldades para retornar e assim perdeu várias punições. Até este momento, três pilotos já tinham andado na primeira posição, nem que por poucos metros, mas Benavides e Ramires conseguiram aumentar bastante a diferença para o terceiro colocado e faziam uma prova tranqüila.

Leandro Totti via agora mais de dez pilotos a sua frente e buscava em ultrapassagens arrojadas voltar ao seleto grupo que levava ao pódio. Após a décima segunda volta, quando ocorre a bandeira amarela quadriculada e entrada do Pace-Truck, um fato mexeu novamente na liderança da corrida, já na largada Ramires jogou o caminhão para cima de Benavides que não conseguiu manter-se na pista e vai para a área de escape, a avaria no truck foi tão grande que obrigou o piloto da Volkswagen a abandonar. Ramires, porém, liderou por poucas voltas quando foi punido pelos comissários da competição com uma passagem lenta pela área de boxes.

Desta forma o líder da prova passou a ser Roberval Andrade (Scania) que ainda luta pelo título do campeonato. Mas a manutenção da posição não foi fácil já que no seu encalço estava Felipe Giaffone (Volkswagen), que poderia sagrar-se campeão antecipado na disputa. Giaffone que largara das últimas posições conseguiu recuperar-se muito bem e agora buscava tirar a vitória de Andrade. No entanto o trabalho do piloto da Scania foi muito bem realizado e mesmo nos últimos momentos, faltando poucos metros da linha de chegada quando Giaffone ainda tentou a ultrapassagem, manteve-se na frente e leva a decisão do campeonato para a última prova do ano que acontecerá em Brasília (DF) no mês de dezembro.

Leandro Totti encerrou a prova em sexto lugar chegando aos 70 pontos no campeonato e continua como quinto colocado.

Resultado da prova em Campo Grande (MS):
1º) Roberval Andrade (SP/Scania), Roberval Motorsport, 1h00min54s555;
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, a 0s081;
3º) Jonatas Borlenghi (SP/Volkswagen), RM Competições, a 1s080;
4º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, a 9s001;
5º) Luís Carlos Zappelini (SC/Ford), DF Motorsport, a 10s480;
6º) Leandro Totti (PR/Ford), Londrina Truck Racing, a 10s720;
7º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, a 20s403;
8º) Vignaldo Fizio (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, a 23s156;
9º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, a 1 volta;
10º) José Maria Reis (GO/Scania), Roberval Motorsport, a 1 volta;
11º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 1 volta;
12º) Regis Boessio (RS/Ford), DF Motorsport, a 1 volta;
13º) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Competições, a 1 volta;
14º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 2 voltas;
15º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Motorsport, a 7 voltas;

Não Completaram:
Vinicius Ramires (SP/Mercedes-Benz), Ramires Rodobens Truck Team, a 8 voltas;
Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, a 14 voltas;
André Carreira (SP/Volvo), ABF Competições, a 16 voltas;
Adalberto Jardim (SP/Scania), AJ5 Competições, a 19 voltas;
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, a 24 voltas;
Diumar Bueno (PR/Volvo), Bueno Race Truck, a 26 voltas;
Beto Monteiro (PE/Ford), DF Motorsport, a 27 voltas;
Beto Napolitano (SP/Volkswagen), Napolitano Racing Team, a 27 voltas.

Classificação do campeonato:
1º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, 142 pontos;
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Roberval Motorsport, 125 pontos;
3º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, 80 pontos;
4º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, 76 pontos;
5º) Leandro Totti (PR/Ford), Londrina Truck Racing, 70 pontos;
6º) Jonatas Borlenghi (SP/Volkswagen), RM Competições, 57 pontos;
7º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, 56 pontos;
8º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, 38 pontos;
9º) Beto Monteiro (PE/Ford), DF Motorsport, 35 pontos;
10º) Vinicius Ramires (SP/Mercedes-Benz), Ramires Rodobens Truck Team, 34 pontos;
11º) Vignaldo Fizio (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, 26 pontos;
12º) Luís Carlos Zappelini (SC/Ford), DF Motorsport, 14 pontos;
12º) José Maria Reis (GO/Scania), Roberval Motorsport, 14 pontos;
14º) Diumar Bueno (PR/Volvo), Bueno Race Truck, 12 pontos;
15º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 11 pontos;
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), MP Motorsport, 9 pontos;
17º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 8 pontos;
18º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Motorsport, 6 pontos;
18º) Adalberto Jardim (SP/Scania), AJ5 Competições, 6 pontos;
18º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, 6 pontos;
21º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 3 pontos;
21º) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Competições, 3 pontos;
23º) Beto Napolitano (SP/Volkswagen), Napolitano Racing Team, 1 ponto.

Acesse: www.londrinatruck.com.br
Assessoria de Divulgação da equipe Londrina Truck Racing - Londrina - Paraná

Texto: Delmar Haas

Imagens: Orlei Silva

sábado, 10 de novembro de 2007

Leandro Totti abre a segunda fila em Campo Grande (MS)


O piloto Leandro Totti da equipe Londrina Truck Racing mantém a escrita de andar rápido no circuito de Campo Grande (MS), local da oitava e penúltima etapa da Fórmula Truck, desta vez irá largar da terceira posição do grid neste domingo, 11 de novembro. O pole-position é Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) tendo ao seu lado Valmir Benavides (Volkswagen), a disputa da super-pole foi completada com a participação de Roberval Andrade (Scania) que largará ao lado de Totti, em quarto, e Wellington Cirino (Mercedes-Benz), em quinto.

O piloto da Volkswagen, Felipe Giaffone, que poderia sair da prova como campeão teve problemas na sua volta para classificação no grid e larga somente na vigésima posição. Leandro Totti na primeira passagem do treino classificatório foi o segundo mais rápido com o tempo de 1min47s880, já no Top Qualifying o piloto com seu Ford garantiu a terceira posição no grid com o tempo de 1min48s275. "Em Campo Grande é importante largar na frente, o caminhão está bem acertado e acredito que podemos buscar novamente a vitória", falou Totti lembrando do seu êxito neste circuito na temporada de 2004.

A prova, neste domingo, deve dar largada às 14:00 horas, porém a movimentação do circo da Fórmula Truck já deve começar às 9:00 horas da manhã com o warm-up, seguido do Truck Test, desfile de pilotos, e shows com o presidente da categoria Aurélio Batista Félix.

O grid de largada é o seguinte:

1. Geraldo Piquet, Mercedes-Benz, 1min47s820;
2. Valmir Benavides, Volkswagen, 1min48s085;
3. Leandro Totti, Ford, 1min48s275;
4. Roberval Andrade, Scania, 1min48s320;
5. Wellington Cirino, Mercedes-Benz, sem tempo;
6. Vinícius Ramires, Mercedes-Benz, 1min48s457;
7. Renato Martins, Volkswagen, 1min48s657;
8. Jonathas Borlenghi, Volkswagen, 1min48s674;
9. Vignaldo Fízio, Mercedes-Benz, 1min49s172;
10. José Maria Reis, Scania, 1min49s334;
11. Luiz Zappellini, Ford, 1min49s348;
12. Beto Monteiro, Ford, 1min49s546;
13. Adalberto Jardim, Scania, 1min50s187;
14. Fabiano Brito, Volvo, 1min50s422;
15. José Cangueiro, Mercedes-Benz, 1min50s477;
16. João Maistro, Volvo, 1min50s711;
17. Beto Napolitano, Volkswagen, 1min51s640;
18. André Carreira, Volvo, 1min52s783;
19. Diumar Bueno, Volvo, 2min59s206;
20. Felipe Giaffone, Volkswagen, sem tempo;
21. Régis Boessio, Ford, sem tempo;
22. Djalma Fogaça, Ford, sem tempo.


Classificação do campeonato de Fórmula Truck:
1º) Felipe Giaffone (SP), com 124 pontos;
2º) Roberval Andrade (SP), 101 pontos;
3º) Wellington Cirino (PR), 76 pontos;
4º) Renato Martins (SP), 69 pontos;
5º) Leandro Totti (PR), 64 pontos;
6º) Geraldo Piquet (DF), 51 pontos;
7º) Jonatas Borlenghi (SP), 43 pontos;
8º) Beto Monteiro (PE), 35 pontos;
9º) Valmir Hisgué Benavides (SP), 31 pontos;
10º) Vinicius Ramires (SP), 29 pontos;
11º) Vignaldo Fizio (SP), 23 pontos;
12º) José Maria Reis (GO), 13 pontos;
13º) Diumar Bueno (PR), 12 pontos;
14º) João Maistro (PR), 11 pontos;
15º) Pedro Muffato (PR), 9 pontos;
16º) Fred Marinelli (SP), 8 pontos;
17º) Djalma Fogaça (SP), 6 pontos;
Luiz Carlos Zapellini (SC), 6 pontos;
Adalberto Jardim (SP), 6 pontos;
20º) José Cangueiro (SP), 4 pontos;
21º) Débora Rodrigues (SP0, 3 pontos;
Fabiano Brito (PR), 3 pontos;
23º) Beto Napolitano (SP), com 1 ponto.

Campeonato de Marcas:
1º) Volkswagen, com 270 pontos;
2º) Mercedes-Benz, 179 pontos;
3º) Scania, 129 pontos;
4º) Ford, 112 pontos;
5º) Volvo, 26 pontos;
6º) Iveco, com 8 pontos.


Acesse: http://www.londrinatruck.com.br/
Assessoria de Divulgação da equipe Londrina Truck Racing - Londrina - ParanáTexto: Delmar HaasImagens: Orlei Silva

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport é a única equipe brasileira na Mil Milhas


A única equipe brasileira inscrita na Mil Milhas Brasil, com largada neste sábado (10/11) às 12h00, tem boas possibilidades de conseguir um bom resultado em sua categoria, a LM GT2. Inscrita como Dener Motorsport, a equipe é patrocinada pela Stuttgart Sportcar, importador oficial da Porsche no Brasil, e terá um Porsche 911 GT3 RSR pilotado por Raul Boesel, Flávio “Nonô” Figueiredo e Marcel Visconde, que largarão em 16º lugar no grid e em sétimo lugar na LM GT2. A pole position é do Peugeot 908 HDi FAP, da categoria LM P1 (protótipos), pilotado pelo francês Stéphane Sarrazin e pelo português Pedro Lamy.

Nos treinos livres, Boesel/Figueiredo/Visconde ficaram sempre entre os quatro primeiros colocados na LM GT2 – a categoria mais numerosa da Mil Milhas Brasil, com 14 carros entre os 23 inscritos. A equipe esperava repetir no treino classificatório o resultado dos treinos livres, mas Figueiredo não conseguiu fazer nenhuma volta sem pegar tráfego. “Além disso, deixamos o carro com o acerto da corrida”, explica Dener. Figueiredo admite que gostaria de largar mais na frente, mas reconhece que a posição de largada tem pouca importância em uma corrida longa – a Mil Milhas deverá ter cerca de nove horas de duração, caso não chova.

A Stuttgart Sportcar recebeu seu Porsche 911 GT3 RSR em julho, quando o autódromo de Interlagos já estava fechado para as reformas para o GP do Brasil de Fórmula 1, e fez apenas dois testes antes da Mil Milhas. O carro é da geração “997”, a mais nova dos Porsche 911, e tem diferenças significativas em relação ao modelo da geração anterior, a “996”, usado pela equipe nas Mil Milhas anteriores. “Antes da Mil Milhas, pudemos levar o carro para a pista apenas duas vezes, uma em Curitiba e outra em Interlagos. E pegamos chuva nas duas”, conta Dener. “O aproveitamento foi muito pequeno e entramos nos treinos livres com muito menos conhecimento sobre esse carro do que as equipes de fora, que trabalharam no carro durante todo o ano”, analisa Dener. “Por isso, ficamos contentes com os resultados obtidos.”

A experiência é um dos trunfos da Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport para chegar a um bom resultado na Mil Milhas. Como chefe de equipe, Dener Pires competiu em todas as Mil Milhas realizadas desde 1995 e obteve três vitórias (1996, 2001 e 2002), sempre com Porsche. Em todos os outros anos, terminou entre os três primeiros, na geral ou na categoria GT.

Entre os pilotos da única equipe brasileira inscrita na Mil Milhas, Raul Boesel é o mais experiente. Ele competiu na Fórmula 1 em 1982 e 1983, pelas equipes March e Ligier; foi campeão mundial de esporte-protótipos pela Jaguar em 1987; e competiu na Fórmula Indy entre 1985 e 2002. Flávio “Nonô” Figueiredo tem em seu currículo títulos de Turismo Fiat e da Stock Car classe B (atual Stock Car Light), além de ter disputado uma temporada na Fórmula 3 italiana em 1993. Em 2004, terminou em segundo lugar na Mil Milhas, pilotando um Porsche 911 GT3 RS. Marcel Visconde começou a correr em 2005 e disputa o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, além de ter disputado as Mil Milhas de 2005 e 2006, sempre com Porsche.

As categorias

Os 23 carros participantes da Mil Milhas Brasil estão divididos em quatro categorias, de acordo com o regulamento do campeonato Le Mans Series. A LMP1 é a que tem os carros mais potentes: são protótipos construídos especialmente para competição, com 920 kg de peso mínimo e motores com no máximo 6 litros. Os LMP2 têm motores limitados a 4 litros e peso mínimo de 775 kg.

As duas categorias reservadas a carros esporte vendidos ao público, LMGT1 e LMGT2, diferem principalmente pela potência dos motores – podem chegar a 600 cv na LM GT1, a mais potente, e fica em torno de 500 cv na LM GT2. Estas duas categorias têm carros de marcas conhecidas: Porsche, Ferrari, Corvette, Aston Martin e Spyker.


O grid de largada para a Mil Milhas Brasil é o seguinte:

1) Pedro Lamy (Portugal)/Stéphane Sarrazin (França), Peugeot 908 HDi FAP (LMP1), 1:18.787

2) Marc Gené (Espanha)/Nicolas Minassian (França), Peugeot 908 HDi FAP (LMP1), 1:18.977

3) Jamie Campbell Walter (Escócia)/Felipe Ortiz (Bolívia)/Stuart Hall (Inglaterra), Creation CA07-Judd (LMP1), 1:22.254

4) Emmanuel Collard (França)/Jean-Christophe Boullion (França)/Harold Primat (Suíça), Pescarolo Judd (LMP1), 1:23.115

5) Juan Barazi (Dinamarca)/Michael Vergers (Holanda)/Karim Ojjeh (Arábia Saudita), Zytek 07S (LMP2), 1:23.449

6) Warren Hughes (Inglaterra)/Darren Manning (Inglaterra)/Mário Haberfeld (Brasil), Radical SR9 Judd (LMP2), 24.609

7) Marc Rostan (França)/Pierre Bruneau (França)/Paulo Bonifácio (Brasil), Pilbeam MP93-Judd (LMP2), 1:28.466

8) Olivier Beretta (Mônaco)/Oliver Gavin (Inglaterra)/Patrice Goueslard (França), Chevrolet Corvette C6R (LMGT1), 1:29.296

9) Gregor Fisken (Escócia)/Steve Zacchia (Suíça)/Roland Berville (França)/Fernando Rees (Brasil), Aston Martin DBR9 (LMGT1), 1:30.156

10) Dirk Werner (Alemanha)/Pierre Ehret (Alemanha)/Johannes Stuck (Áustria), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:33.017

11) Ben Aucott (Inglaterra)/Philip Peter (Áustria)/Rob Bell (Inglaterra), Ferrari F430 (LMGT2), 1:33.367

12) Alexandre Negrão (Brasil)/Xandinho Negrão (Brasil)/Andreas Mattheis (Brasil), Ferrari F430 GT (LMGT2), 1:33.559

13) Francisco Longo (Brasil)/Chico Serra (Brasil)/Daniel Serra (Brasil), Ferrari F430 GT (LMGT2), 1:33.672

14) Marc Lieb (Alemanha)/Xavier Pompidou (FRA)/Marc Basseng (Alemanha), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:33.825

15) Peter Kox (Holanda)/Mike Hezemans (Holanda)/Paul van Splunteren (Holanda), Spyker C8 Spyder GT2R (LMGT2), 1:34.116

16) Raul Boesel (Brasil)/Flávio “Nonô” Figueiredo (Brasil)/Marcel Visconde (Brasil), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:34.385

17) Fabrizio de Simone (Itália)/Luca Drudi (Itália)/Matteo Bobbi (Itália)/Yves Lambert (Bélgica), Ferrari F430 GT (LMGT2), 1:34.472

18) Paul Daniels (Inglaterra)/Richard Westbrook (Inglaterra)/Allan Simonsen (Dinamarca)/Bryce Washington (Austrália), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:34.547

19) Philippe Hesnault (França)/John Hartshome (Inglaterra)/Rob Barff (Inglaterra)/Thierry Perrier (França), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:35.307

20) Horst Felbermayr Jr. (Áustria)/Christian Ried (Alemanha)/Johannes Stuck (Áustria), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:35.668

21) Horst Felbermayr (Áustria)/Gerold Ried (Alemanha)/Philip Colin (Estados Unidos), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:37.471

22) Kurt Thiim (Dinamarca)/Rene Rasmussen (Dinamarca), Corvette C6 Z06 (LMGT2), 1:39.883

23) Andrea Belicchi (Itália)/Andrea Chiesa (Suíça)/Jonny Kane (Inglaterra), Spyker C8 Spyder GT2R (LMGT2), sem tempo



Foto: Porsche 911 GT3 RSR da equipe Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport, de Raul Boesel/Flávio "Nonô" Figueiredo/Marcel Visconde. Crédito: Vinicius Nunes/divulgação Stuttgart Porsche.



Stuttgart Sportcar

Importador Oficial Porsche
http://www.porsche.com.br/


Atendimento à Imprensa

Luiz Alberto Pandini (11) 3266-4435/9122-6260

pandini@letradelta.com.br, imprensa@porsche.com.br

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Equipe Baterias Heliar encara os desafios da última etapa da Mitsubishi Cup


Antonio Sampaio e Marcos Basílio estão preparados para superarem todos os obstáculos da última prova da temporada 2007 da Mitsubishi Cup. A dupla está ansiosa e pretende chegar entre os 10 primeiros da categoria TR4 R



Foto: Douglass Fagundes



A equipe Baterias Heliar é presença confirmada na 7ª e última etapa da Mitsubishi Cup, que acontece no dia 10 de novembro, em Campinas, SP. O piloto Antonio Sampaio e o navegador Marcos Basílio prometem bons resultados, nesta que será a despedida do campeonato de 2007.



“Estamos 100% psicologicamente e fisicamente preparados para essa prova. Esperamos ficar entre os 10 primeiros colocados e adquirir mais experiência com o carro”, disse Sampaio. A Mitsubishi Cup é uma das competições mais competitivas do Brasil e reúne um grid de equipes que se profissionalizam a cada rali disputado. “Vamos iniciar a próxima temporada do começo e participaremos de todas as provas. Passaremos a ter um carro mais competitivo e adequado ao estilo da Cup. Acredito que teremos condições de brigar pelo pódio e pela liderança da competição em 2008”, salientou o piloto.



A última prova da temporada 2007 acontecerá na Fazenda Meia Lua, próxima ao município de Jaguariúna – mesmo palco da 3ª etapa, realizada em junho deste ano, na qual Sampaio e Basílio também estrearam na competição com uma Mitsubishi TR4 zero quilômetro.



Serão aproximadamente 40 quilômetros em uma pista muito técnica, rápida e cheia de desafios. Os competidores acelerarão por estradas batidas, trilhas entre cana-de-açúcar, com vários saltos e diversas curvas. Como quase toda a produção foi recentemente colhida, a visibilidade da pista é boa. O roteiro é novo e emocionante, tudo planejado para deixar a última etapa ainda mais atraente.



A briga na categoria TR4 R está entre Peterson Oliveira e Marco Marini, com cinco pontos a frente de Rogério Rode e Guilherme Signoretti. Juliano Diener e Vitor Muench também estão vivos na briga pela vitória, com apenas 10 pontos atrás dos líderes. A disputa será emocionante e, será neste quadro que Sampaio e Basílio pretendem figurar no próximo ano.



A etapa reunirá convidados especiais, como a piloto do Rally Dakar e esposa do piloto Stephane Peterhansel (nove vezes campeão do Dakar), Andreia Mayer. Ela já participou da prova realizada em Uberlândia e conquistou o 4º lugar, na categoria L200 RS Máster. Personalidades da Stock Car também estarão presentes: Felipe Maluhy, Antonio Jorge Neto e Ingo Hoffman.



Antonio Sampaio e Marcos Basílio são patrocinados pela Baterias Heliar, H2O Ambiental e contam com apoio da Schaeffler Group (Ina-Luk-Fag), Dekalk Sign, Estúdio Zepelim, Pop Agência Publicitária, All Soft Drink e Miaki Pisos.





Assessoria de Imprensa Baterias Heliar

Contato: Fernanda Marques

(11) 8308-7141

Totti tenta repetir vitória em Campo Grande (MS)



Leandro Totti tem um bom retrospecto na pista de Campo Grande onde acontecerá a oitava etapa da Fórmula Truck neste final de semana dias 09, 10 e 11 de novembro. Vitorioso na prova de 2004, o piloto da Londrina Truck Racing sempre andou rápido no circuito, sendo destaque também nos treinos na temporada de 2005, prova foi cancelada devido a grave acidente no início e em 2006 quando disputou a super-pole. No evento deste ano, o comandante do truck número 73 buscará a vitória para subir na tabela de classificação, atualmente é quinto com 64 pontos, e também somar pontos para a Ford no Campeonato de Marcas.

Nesta temporada, Leandro Totti venceu em Tarumã (RS) e conquistou dois pódios consecutivos em Goiânia (GO) e Curitiba (PR), por isso entende que, mesmo não disputando mais o título, a vitória nas duas provas faltantes lhe dará a oportunidade de terminar o campeonato entre os três melhores na tabela de classificação. "Nosso caminhão tem um bom acerto para a pista de Campo Grande e acredito que podemos buscar novamente a vitória, é importante já conseguir uma boa posição no grid para largar na frente. Treinamos neste intervalo desde a prova de Curitiba e o truck está perfeito, agora é só acelerar", contou entusiasmado o piloto paranaense.

O chefe da equipe Ernesto Gardenal, o piloto Leandro Totti e o diretor-geral para a América do Sul da Delphi, Carlos Bruzzi, estiverem no último final de semana na Inglaterra acompanhando etapa do campeonato de corrida de caminhões europeu, a Truck Racing Superprix, e uma do campeonato inglês. A Delphi Diesel Systems que é parceira da equipe também é a patrocinadora master do campeonato de Fórmula Truck na Inglaterra. "O nosso intercâmbio foi importante já que conhecemos como funcionam as categorias européias e isso vai de encontro com a idéia do presidente da nossa Fórmula Truck, Aurélio Batista Félix, a internacionalização da competição", comentou Gardenal.

Já o piloto Leandro Totti, que também já foi mecânico e preparador da equipe, aproveitou para conhecer mais sobre os caminhões de competição europeus. "Entre algumas diferenças que percebemos foi o nosso estágio avançado na preparação de suspensão e motor, estamos na frente deles. Conversei com os pilotos e obtive muitas informações interessantes da competição, pena que não foi possível pilotar um dos caminhões já que nosso vôo atrasou e não chegamos para aproveitar o período de treinos onde isso seria possível", informou o piloto Londrina Truck Racing.

Os treinos livres da oitava etapa da temporada de 2007 de Fórmula Truck começam na sexta-feira, dia 9 de novembro, marcados para às 14:00 e 16:00 horas.

Classificação do campeonato de Fórmula Truck:
1º) Felipe Giaffone (SP), com 124 pontos;
2º) Roberval Andrade (SP), 101 pontos;
3º) Wellington Cirino (PR), 76 pontos;
4º) Renato Martins (SP), 69 pontos;
5º) Leandro Totti (PR), 64 pontos;
6º) Geraldo Piquet (DF), 51 pontos;
7º) Jonatas Borlenghi (SP), 43 pontos;
8º) Beto Monteiro (PE), 35 pontos;
9º) Valmir Hisgué Benavides (SP), 31 pontos;
10º) Vinicius Ramires (SP), 29 pontos;
11º) Vignaldo Fizio (SP), 23 pontos;
12º) José Maria Reis (GO), 13 pontos;
13º) Diumar Bueno (PR), 12 pontos;
14º) João Maistro (PR), 11 pontos;
15º) Pedro Muffato (PR), 9 pontos;
16º) Fred Marinelli (SP), 8 pontos;
17º) Djalma Fogaça (SP), 6 pontos;
Luiz Carlos Zapellini (SC), 6 pontos;
Adalberto Jardim (SP), 6 pontos;
20º) José Cangueiro (SP), 4 pontos;
21º) Débora Rodrigues (SP0, 3 pontos;
Fabiano Brito (PR), 3 pontos;
23º) Beto Napolitano (SP), com 1 ponto.

Campeonato de Marcas:
1º) Volkswagen, com 270 pontos;
2º) Mercedes-Benz, 179 pontos;
3º) Scania, 129 pontos;
4º) Ford, 112 pontos;
5º) Volvo, 26 pontos;
6º) Iveco, com 8 pontos.







-------------------------------------------------------------------

Eequipe Londrina Truck, Ernesto Gardenal, contatem o telefone (43) 9993-5535.

Acesse: www.londrinatruck.com.br

Assessoria de Divulgação da equipe Londrina Truck Racing - Londrina - Paraná

Texto: Delmar Haas

Imagens: Orlei Silva

Equipe Baterias Heliar encara os desafios da última etapa da Mitsubishi Cup


Antonio Sampaio e Marcos Basílio estão preparados para superarem todos os obstáculos da última prova da temporada 2007 da Mitsubishi Cup. A dupla está ansiosa e pretende chegar entre os 10 primeiros da categoria TR4 R



Foto: Douglass Fagundes



A equipe Baterias Heliar é presença confirmada na 7ª e última etapa da Mitsubishi Cup, que acontece no dia 10 de novembro, em Campinas, SP. O piloto Antonio Sampaio e o navegador Marcos Basílio prometem bons resultados, nesta que será a despedida do campeonato de 2007.



“Estamos 100% psicologicamente e fisicamente preparados para essa prova. Esperamos ficar entre os 10 primeiros colocados e adquirir mais experiência com o carro”, disse Sampaio. A Mitsubishi Cup é uma das competições mais competitivas do Brasil e reúne um grid de equipes que se profissionalizam a cada rali disputado. “Vamos iniciar a próxima temporada do começo e participaremos de todas as provas. Passaremos a ter um carro mais competitivo e adequado ao estilo da Cup. Acredito que teremos condições de brigar pelo pódio e pela liderança da competição em 2008”, salientou o piloto.



A última prova da temporada 2007 acontecerá na Fazenda Meia Lua, próxima ao município de Jaguariúna – mesmo palco da 3ª etapa, realizada em junho deste ano, na qual Sampaio e Basílio também estrearam na competição com uma Mitsubishi TR4 zero quilômetro.



Serão aproximadamente 40 quilômetros em uma pista muito técnica, rápida e cheia de desafios. Os competidores acelerarão por estradas batidas, trilhas entre cana-de-açúcar, com vários saltos e diversas curvas. Como quase toda a produção foi recentemente colhida, a visibilidade da pista é boa. O roteiro é novo e emocionante, tudo planejado para deixar a última etapa ainda mais atraente.



A briga na categoria TR4 R está entre Peterson Oliveira e Marco Marini, com cinco pontos a frente de Rogério Rode e Guilherme Signoretti. Juliano Diener e Vitor Muench também estão vivos na briga pela vitória, com apenas 10 pontos atrás dos líderes. A disputa será emocionante e, será neste quadro que Sampaio e Basílio pretendem figurar no próximo ano.



A etapa reunirá convidados especiais, como a piloto do Rally Dakar e esposa do piloto Stephane Peterhansel (nove vezes campeão do Dakar), Andreia Mayer. Ela já participou da prova realizada em Uberlândia e conquistou o 4º lugar, na categoria L200 RS Máster. Personalidades da Stock Car também estarão presentes: Felipe Maluhy, Antonio Jorge Neto e Ingo Hoffman.



Antonio Sampaio e Marcos Basílio são patrocinados pela Baterias Heliar, H2O Ambiental e contam com apoio da Schaeffler Group (Ina-Luk-Fag), Dekalk Sign, Estúdio Zepelim, Pop Agência Publicitária, All Soft Drink e Miaki Pisos.





Assessoria de Imprensa Baterias Heliar

Contato: Fernanda Marques

(11) 8308-7141