Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 12 de julho de 2008

BRASILEIRO DE KART: MOTOR DEIXA JOÃO PEDRO CUSTÓDIO NA MÃO NO CEARÁ

EDITORIA DE ESPORTES/ AUTOMOBILISMO

O pequenino João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação) cumpriu extenso programa de treinos para poder brigar pelo título do 43º Campeonato Brasileiro de Kart, encerrado neste sábado (12) no Kartódromo Julio Ventura, em Eusébio (CE). Depois de vários treinos, alguns na própria pista sede do evento, a certeza de que o piloto poderia brigar pelo título na categoria Mirim era grande.

Mas não foi o que aconteceu. Desde os primeiros momentos do evento, iniciado na última terça-feira (8), João Pedro Custódio foi prejudicado pelo fraco rendimento do motor que recebeu – através de sorteio – dos organizadores. Durante grande parte dos treinos oficiais Custódio não rendeu o esperado e finalizava nas últimas posições.

“Para a tomada de tempos optamos por solicitar a troca do motor aos organizadores e o João Pedro provou que o problema era mesmo o motor”, conta Geovane Gonçalves. “Ele marcou o 3º tempo, mas teve que largar em 8º, por força do regulamento”, emendou o pai do piloto, cuja categoria reuniu 21 pilotos de todo o Brasil.

Tudo parecia resolvido e o foco de João Pedro e de sua equipe, a Pró Kart, passou a ser a busca pelo título. Porém, o goiano não pôde nem completar a primeira volta da primeira bateria. “Caiu a corrente do kart do João Pedro”, lamentou Geovane. Em franca recuperação, João Pedro largou da 21ª posição na segunda bateria e finalizou em 12º, projetando, assim, ainda lutar pelo pódio.

Na terceira bateria, disputada neste sábado (12), o motor novamente não rendeu e as esperanças de pódio se desvaneceram com o 14ª lugar em que João Pedro finalizou. “Pensamos apenas em buscar uma posição honrosa na última bateria. Mas nem isso conseguimos”, lamenta novamente o pai do piloto Diário da Manhã/ DM TV/ Centro-Oeste Comunicação. Na largada da 4ª bateria o motor do kart de João Pedro simplesmente apagou e não pegou mais. “Acho que a RBC tinha condições de ser mais criteriosa na escolha dos motores para a Mirim. Vimos motores com enorme disparidade de rendimento e isto atrapalhou não só o João Pedro como vários pilotos que poderiam ter brigado pelo título”, reclama Geovane. “Isto tirou um pouco do brilho do evento”, complementa.

De qualquer forma Geovane vê o lado positivo de toda esta experiência negativa. “O João Pedro assimilou muito bem os problemas e teve grande espírito esportivo. Estas dificuldades poderiam desanimar qualquer um, mas ele enfrentou-as com muita vontade”, elogia Geovane. “Estamos muito satisfeitos, pois ele aprendeu mais um pouco com situações emocionalmente adversas. A equipe foi ótima, fez o que pôde. Em 2009 vamos brigar pelo título brasileiro na Mirim”, encerra.

O Campeão Brasileiro da Mirim em 2008 é o piloto David Bellaver, que no ano passado já havia conquistado o mesmo título.



Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer – (51) 8408.2593
Jornalista Responsável - Renato Klein - MTb 3985/16/25
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: