Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 31 de janeiro de 2009

Penúltimo dia do Transparaná ofereceu uma grande diversidade de obstáculos e mudou os rumos da competição

Chuva e sol... O quarto dia do Transparaná teve uma grande diversidade de terreno e, até mesmo, de clima. Os competidores foram protagonistas de dois cenários totalmente diferentes em um único dia de prova


Foto: Eduardo Barra


A caravana do 15º Transparaná partiu nesta quinta-feira, 29, de Telêmaco Borba, PR, embaixo de chuva. Em direção a cidade de Castro – local do pernoite – foram aproximadamente 230 quilômetros que apresentaram uma grande diversidade de situações para o off-road.



Os competidores percorreram a parte da manhã por fazendas de reflorestamento de pinus, pertencentes à Klabin – produtora de papéis –, e o terreno, como já era de se esperar, estava bastante encharcado. “Mas nada que resultasse em muitos contratempos, como nas etapas anteriores”, comentou o piloto Ricardo Barra, na Niterói Rally Team.



Após o neutro – pequena pausa para as duplas descansarem e se alimentarem –, o cenário mudou totalmente. O sol apareceu e o roteiro passou por plantações de milho e soja, e adentrou trilhas em meio a mata nativa. “O chão estava seco e apresentou muitas pedras e curvas. Lembrou bastante as características de uma serra, com subidas, descidas e pistas estreitas”, detalhou.



Os navegadores precisaram ter concentração na planilha em tempo integral, pois dessa vez, as referências das tulipas – indicação do caminho – estavam bem próximas e havia muitos laços espalhados pelo roteiro. “Por isso, os co-pilotos precisaram manter a calma e a autoconfiança para realizar um raid sem erros”, disse Ronald Leis.



Um acidente na Rodovia do Papel, PR-160, na altura do km 209, em Harmonia, vitimou a dupla bicampeã do Transparaná: Gilberto Ruppenthal e Tiago Poisi. Um caminhão que trafegava em sentido contrário, derrapou em uma curva, passou para a outra pista e bateu na lateral de um outro caminhão, e na sequência chocou-se de frente com a Mitsubishi Pajero dos off-roaders. Nada grave aconteceu aos tripulantes, mas a colisão tirou o sonho do tricampeonato da equipe, que era uma das favoritas ao título da competição.



E amanhã, sexta-feira, 30, é o dia da grande decisão. A briga está acirrada e com a saída de Ruppenthal e Poisi, a classificação toma uma nova configuração. Faltam apenas 250 quilômetros para chegar ao destino final: Curitiba, capital paranaense, marcará o fim dessa jornada de 1.800 quilômetros.

*Para obter mais fotos e informações sobre a Niterói Rally Team, acesse o site www.niteroirallyteam.com.br

A Niterói Rally Team é patrocinada por Cerveja Itaipava, Armco Staco e Governo do Estado do Rio de Janeiro


Assessoria de Imprensa – Niterói Rally Team

Atendimento:

Liberdade de Ideias
Isis Moretti – Mtb: 36.471
(11) 8308-7141
contato@liberdadedeideias.com.br

Nenhum comentário: