Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Granja Viana – Em grande prova Igor Melo assume a liderança da Taça de Prata Dolly



O kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts / Roger Motorsport) fez no sábado (19/09) sua segunda participação em provas da categoria Mirim no seletivíssimo circuito do Kartódromo Internacional Granja Viana.

Habituar-se a “tocar” forte em um circuito repleto de subidas, descidas, curvas de alta, de media e de baixa velocidade e, ainda, com retas sempre curtas, que não permitem o menor “refresco” e obriga o piloto “trabalhar” o tempo todo, é uma tarefa que normalmente demora algumas (não poucas) corridas, além de muitos treinos para se encontrar o set-up ideal do chassis. Nas provas da Copa São Paulo de Kart Granja Viana essa tarefa é mais titânica ainda, já que cada etapa é realizada em um traçado diferente dentre as mais de três dezenas de “desenhos” já descobertos pelos organizadores.

Estreando nas provas desse, que é o maior certame regional de kart do Brasil, apenas na sétima etapa da temporada de 2009, Igor Melo não teve meios de conquistar uma das “vagas” para a disputa do titulo da temporada no “Play-Off” composto pelas três rodadas finais do ano. Todavia, mesmo com apenas uma corrida de “experiência” no difícil e seletivo circuito e a última posição na tabela de pontos, resolveu enfrentar o desafio de lutar pelo titulo de campeão da Traça de Prata Dolly, reservada aos competidores que não conseguiram classificação para o “Play-Off”.

O objetivo tornou-se mais difícil ainda ao termino da tomada de tempos classificatórios, que definiu as posições dos pequenos bólidos no grid de largada da categoria Mirim, posto que o motor que recebera através do sistema de sorteio obrigatório entre os participantes não tinha um bom rendimento e, por solicitar sua substituição, teve de enfrentar a penalização de perda de cinco posições no grid da categoria. Na pratica, para Igor Melo, isso resultou em alinhar seu kart na ultima fila da grelha de partida.

Com ótima largada, Melo conseguiu assumir a sétima colocação ainda na volta inicial e por varias voltas travou belíssimo duelo com Diogo Bertoni pela sexta posição. Embora eletrizante, a disputa pela sexta colocação permitiu que os quatro ponteiros abrissem ampla vantagem e, assim que Igor Melo conseguiu superar o combativo concorrente, teve de andar em ritmo de classificação para tentar reduzir a distancia para os oponentes. O pole position João Pedro Correa mantinha a liderança da prova, acossado por outro piloto, enquanto Caio Collet e Sergio Guimarães lutavam pouco mais atrás, pelo terceiro posto.

Velozmente, Igor Melo conseguiu descontar a vantagem da dupla que disputava a terceira colocação, “embutindo” na traseira do kart de Guimarães. Na volta seguinte, Melo já ocupava a quinta posição colado ao bólido de Collet. Mais uma passagem e o piloto da equipe Ligeirinho Express, AMF Karting Parts e Roger Motorsport conseguiu ultrapassar Caio Collet, assumindo a terceira colocação da corrida como resultado de uma avassaladora evolução na corrida que iniciou ocupando a nona posição.

Melo desvencilhou-se dos concorrentes e ainda tentou alcançar a dupla que batalhava pela vitória desde a largada, mas com apenas treze voltas de corrida a tarefa restou impossível. Mesmo reduzindo sensivelmente a diferença que o separava dos líderes, Igor Melo divisou a bandeira a quadros na terceira colocação. Mais que um bom desempenho Igor mostrou que em apenas duas provas já está plenamente adaptado aos “segredos” do circuito da Granja Viana, assumindo a dianteira na tabela de pontos da Taça de Prata Dolly com 24 pontos conquistados, o mesmo numero de tentos auferidos por Amaury Jr. O “desempate” em favor de Melo deu-se em função da melhor posição de chegada nas etapas realizadas.

No próximo sábado (26/09) Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts / Roger Motorsport) volta ao Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, para competir na sétima rodada da Copa São Paulo Light de Kart. Com sete pontos amealhados no segundo turno do certame, Igor ocupa atualmente a quarta posição na tabela de pontos, apenas quatro atrás de Raikkonen Sakzenian, o líder do campeonato pela categoria Mirim. Restando cinco provas para o encerramento do certame em 2009, Igor Melo é um dos principais “candidatos” ao titulo de campeão da categoria na temporada.

Confira o resultado da Mirim na oitava etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:
1.- Gregory Diegues, com 13 voltas em 13m21s933
2.- João Pedro Correa, a 0s151
3.- Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts / Roger Motorsport), a 1s968
4.- Sergio Guimarães, a 3s425
5.- Caio Collet, a 4s766
6.- Diogo Bertoni, a 6s768
7.- Amauri Jr., a 11s140
8.- Thiago Lopez, a 11s370
9.- Raul Rocha, a 11s849
10.- João Alfredo, a 27s246
Pole Position: Gregory Diegues, com 57s953
Melhor Volta: João Pedro Correa, com 57s672

Confira os seis primeiros na tabela de classificação da Mirim na Taça de Prata Dolly:
1.- Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts / Roger Motorsport), com 24 pontos
2.- Amauri Baragatti Jr, com 24 pontos
3.- Rubens Bouchabke, com 14 pontos
4.- Mikael Sabino, com 9 pontos
5.- Thiago Lopez, com 8 pontos
6.- João Alfredo, com 6 pontos



PlanetKart Marketing Esportivo
Texto e foto: Cláudio Reis
Contatos: (13) 3353-1003/ 8526-7234




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: