Milão (Itália), 10 de setembro de 2014 – Pirelli foi confirmada Fornecedora Oficial de Pneus para todas as categorias do Campeonato Mundial eni FIM Superbike, após vencer a concorrência organizada pela Dorna, promotora e organizadora do campeonato, em conjunto com a FIM, Federação Internacional de Motociclismo. O acordo confirma a Pirelli em seu papel atual de fornecedora exclusiva de pneus para todas as categorias do Campeonato Mundial FIM Superbike até o final da temporada de 2018. Desde a temporada de 2004, e agora em seu décimo primeiro ano, a parceria técnica estabelecida entre a Pirelli, as equipes e os pilotos do Campeonato Mundial eni FIM Superbike representa o recorde de mais longo fornecimento de pneus da história dos esportes a motor a nível internacional. Estabelecida com a finalidade principal de reduzir o custo geral de realização do campeonato, a fórmula de pneu exclusivo proposta pela Pirelli acrescentou qualidade e competitividade desde o começo e constantemente, permitindo que todos os pilotos, equipes e fabricantes de motos partilhem o sucesso do Campeonato. Esta renovação confirma a liderança da Pirelli no motorsport – desde 2010, ela é fornecedora exclusiva de pneus para a FIA Formula One World Championship®. Isso representa uma forte continuidade da estratégia de negócios que permitiu à empresa italiana de pneus se estabelecer como referência no segmento Premium e na produção de pneus para corridas e superesportes. Uberto Thun-Hohenstein, vice-presidente sênior da unidade de negócios de Motos da Pirelli, diz: "A Pirelli está orgulhosa desta confirmação como Fornecedora Oficial de Pneus para o principal Campeonato de motos derivadas da serie. É uma parceria bem-sucedida de mais de uma década, graças ao constante comprometimento e ao serviço de qualidade de nossa equipe, que vai às pistas todo final de semana para dar suporte às equipes e seus pilotos. A qualidade de nossos pneus é valorizada não apenas pelos corredores, mas também por muitos motociclistas de todo o mundo que, graças à participação da Pirelli neste campeonato, podem confiar em produtos com desempenho cada vez mais alto. Todos esses são elementos essenciais que influenciaram positivamente a decisão da Dorna de nos escolher mais uma vez como fornecedores oficiais até 2018".
"Estamos felizes em continuar com a Pirelli para as próximas três temporadas. Esta renovação atesta nosso relacionamento excelente com a fabricante de pneus, em uma sempre forte parceria de mais de uma década tanto com a Federação Internacional de Motociclismo quanto com os promotores e organizações da competição, sendo uma evidencia clara da atual e constante habilidade para inovar e oferecer produtos de tecnologia de ponta", acrescenta Javier Alonso, diretor executivo do WSBK.
O papel de Fornecedora Exclusiva de Pneus do Campeonato de FIA Formula One World Championship® e do Campeonato Mundial eni FIM Superbike, além de esforços importantes nos Campeonatos Mundiais de Rally, Motocross e Endurance, bem como as mais importantes competições sobre duas e quatro rodas, demonstra a paixão e a dedicação que a Pirelli sempre teve por atividades esportivas, confirmando uma característica importante do DNA da empresa italiana. Giorgio Barbier, diretor de Atividades de Competições da unidade de negócios de Motos da Pirelli e líder do projeto Superbike para a empresa desde 2001, indica: "Quando, como primeiros, começamos a acreditar na solução de fornecimento exclusivo de pneus para reduzir o custo das provas de motociclismo, a ideia não foi aceita por todos de maneira positiva. Houve relutância e alguns temeram que a qualidade das corridas, e também a dos pneus, fosse afetada. Em mais de uma década, a Pirelli conseguiu demonstrar que, se bem gerenciado, o fornecimento exclusivo de pneus não apenas permite que o fabricante faça desenvolvimentos e disponibilize a todos produtos incomparáveis, mas também nos permite contribuir de maneira importante com o espetáculo oferecido pelo Campeonato. Depois do Superbike, outros campeonatos, como Rally, FIA Formula One World Championship® e MotoGP™, escolheram esta solução e outros fabricantes de pneus que, até recentemente, eram os mais ferrenhos opositores a este modelo acabaram mudando de ideia. Ficamos felizes em ser pioneiros neste sentido, tendo entendido como a competição poderia oferecer uma vantagem sobre nossos concorrentes por meio da transferência de tecnologia das pistas para a rua. Continuaremos nós comprometendo para oferecer a equipes e pilotos do Campeonato Mundial de Superbike, além de todos os motociclistas, pneus com mais desempenho, usando a forte filosofia que sempre nos apoiou nestes anos: vendemos o que usamos, usamos o que vendemos!"
Gregorio Lavilla, director esportivo do WSBK: "O constante e eficaz suporte técnico proporcionado pela marca do 'P maiúsculo' com presença no paddock e o desenvolvimento profissional que extrapola as pistas proporciona maior competitividade à prova e melhora, ano a ano, os tempos de cada volta. Esta continuidade também proporciona tanto aos times quanto aos pilotos confiança em se desenvolver nos próximos três anos".
Pirelli no WSBK e competições em duas rodas: Em mais de uma década de participação como Fornecedora Oficial de Pneus, o Campeonato Mundial eni FIM Superbike permitiu que a Pirelli desenvolvesse produtos altamente valorizados por pilotos e motociclistas de todo o mundo, elevando a empresa como líder indiscutível de mercado. - Desde 2004, a fabricante italiana de pneus levou às pistas do Superbike um total de 715,213 pneus de corrida, desenvolvendo 661 soluções durante o período de contrato.
- Em 11 anos, a Pirelli correu em 24 circuitos (Aragòn, Assen, Brands Hatch, Brno, Donington Park, EuroSpeedway Lausitz, Imola, Istambul Intercity Park, Laguna Seca, Losail, Jerez de la Frontera, Kyalami, Magny-Cours, Misano Adriatico, Monza, Mosca, Nürburgring, Oschersleben, Phillip Island, Portimão, Salt Lake City, Sepang, Silverstone, Valencia, Vallelunga) de 16 países em um total de 268 provas
- O trabalho de desenvolvimento realizado pela Pirelli em conjunto com os pilotos do campeonato é incomparável: a gama de pneus de corrida da Pirelli já percorreu mais de 1 milhão de quilômetros em provas sendo submetida frequentemente a temperaturas extremas (de 6 a 60 graus Celsius).
- Desde o início da colaboração entre a Pirelli e o Campeonato Mundial de Superbike FIM, as posições finais do campeonato foram decididas cinco vezes na última rodada (em 2004, 2007, 2009, 2012 e 2013) e cinco vezes na penúltima (em 2005, 2006, 2008, 2010, 2011) – demonstrando como, desde a entrada da empresa na categoria, o espetáculo e a competitividade cresceram.
- No Campeonato Aberto (pré-2004), apenas três fabricantes conseguiram vencer o título em mais de 16 anos. Enquanto que, durante os anos exclusivos de Pirelli, seis das 10 fabricantes de motos ganharam pelo menos um título: Ducati, Suzuki, Honda, Yamaha, Aprilia e Kawasaki.
- O desenvolvimento constante implementado pela Pirelli permitiu um aprimoramento igualmente constante, com os desempenhos oferecidos pelos pneus resultando em uma redução média do tempo de corrida de 0,7 segundos por ano.
- Muitas patentes e inovações presentes nos pneus usados diariamente por motociclistas de todo o mundo são derivadas da experiência da Pirelli no Campeonato Mundial de Superbike FIM. A gama DIABLO™ range da Pirelli desenvolveu-se, em uma década, em 13 produtos de sucesso: DIABLO™ Superbike (2005), DIABLO™ Rain (2005), DIABLO™ Wet (2005), DIABLO™ Strada (2005), DIABLO™ Corsa III (2006), DIABLO™ Supercorsa SC (2007), DIABLO™ Supercorsa SP (2008), DIABLO ROSSO™ (2008), Diablo Superbike PRO™ (2009), DIABLO ROSSO™ Corsa (2010), DIABLO ROSSO™ II (2011), DIABLO™ Supercorsa SC V2 (2012) and DIABLO™ Supercorsa SP V2 (2012)- produtos que sempre estabeleceram as diretrizes em seus respectivos segmentos, vencendo testes comparativos das revistas mais prestigiadas do mundo e se estabeleceram como referências de mercado.
- Mantendo-se fiel à filosofia que sempre caracterizou o compromisso e a estratégia da Pirelli no Campeonato Mundial de Superbike FIM, que é a do uso não de protótipos, mas de pneus padrão vendidos no mercado, em 2013, a Pirelli, pela primeira vez na história, abandonou os pneus DIABLO™ Superbike de 16,5" em favor dos novos de 17", um tamanho mais comumente usado por motociclistas.
- Graças ao know-how e a experiência adquirida no Campeonato, a Pirelli conseguiu se tornar fornecedora exclusiva em muitos campeonatos nacionais, como o Superbike britânico, a classe Superstock 600 do Campeonato Italiano (CIV) e da Taça Honda, a classe Pirelli 600 no Superbike da França, a Superbike Series Brasil, a Taça Stock 1000 da África do Sul e Costa Rica, a Supersport Serie na Malásia além da Taça BMW na Alemanha e Espanha, a Taça Aprilia na Polônia, a Taça R125 na Holanda e a Taça 250 de Taiwan.. Desde 2014, a Pirelli também é a fornecedora exclusiva do Campeonato Australiano de Superbike
- O forte compromisso com as competições de fornecedor único, no entanto, não interferiu na posição de liderança da Pirelli em campeonatos e competições com mais de uma marca de pneus– entre eles, o CIV (Campeonato Italiano), o Superbike IDM (Campeonato Nacional alemão) e o FSBK (Campeonato Nacional francês), além dos campeonatos belga, tcheco, polonês, austríaco, cipriota, finlandês, holandês, espanhol, búlgaro, romeno, sérvio, neozelandês, e também no Campeonato Alpe Adria e no Campeonato do Leste Europeu.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário