Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 14 de setembro de 2014

Shell Racing fica perto da vitória no Velopark, mas quebra no final impede pódio de Valdeno Brito




Rodrigo França RF1

Shell Racing fica perto da vitória no Velopark, mas quebra no final impede pódio de Valdeno Brito

Pela primeira vez no ano time ficou sem marcar pontos na rodada dupla, mas próxima etapa será em Santa Cruz do Sul, onde a Shell Racing venceu a primeira corrida deste ano com o piloto paraibano

Em poucos segundos, a equipe Shell Racing experimentou sentimentos bem distintos hoje no Velopark. Primeiro, euforia em ver que seu piloto, Valdeno Brito, havia feito uma excelente parada de box e brigaria pela vitória. Depois, veio a frustração em ver o carro do paraibano parado em plena reta dos boxes por conta de uma falha súbita a poucas voltas do final.

Desta forma, pela primeira vez no ano, o time saiu sem pontos no campeonato na rodada dupla do Velopark, disputada neste domingo em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

"No automobilismo, infelizmente, momentos como estes acontecem: estávamos perto de brigar pela vitória, tendo feito uma ótima estratégia de parada, saindo na segunda colocação e com chance de lutar pela vitória com o piloto que vinha à frente (e que acabou vencendo). Quando entrei na reta dos boxes, o motor do carro entrou em modo de segurança, possivelmente pelo aumento da temperatura da água do radiador, mas ainda não sabemos o porquê desta falha súbita", diz Valdeno, que está na oitava colocação do campeonato, com 98 pontos.

"Foi uma pena, porque acabei ficando de fora da segunda corrida e perdendo a chance de marcar pontos valiosos. Agora vamos focar em Santa Cruz do Sul, onde venci neste ano e temos certeza de ter um carro rápido", completou Valdeno.

O discurso de recuperação da equipe na próxima etapa do campeonato, que será disputada no dia 28 deste mês, também no Rio Grande do Sul, também foi endossado por Popó Bueno, companheiro de equipe do paraibano na Shell Racing.

"Foi um final de semana atípico para nossa equipe, que já foi a que mais marcou pontos em etapas anteriores e infelizmente desta vez tanto eu quanto o Valdeno ficamos sem pontos. Na primeira corrida, nossa estratégia daria certo, mas tive a nítida impressão de que havia um furo de pneu e tive que fazer uma parada que não estava prevista. Com isso, perdi muitas das colocações que já havia recuperado na pista. Depois, largando dos boxes na última corrida, sai de 29o para 20o nas poucas voltas em bandeira verde da corrida 2, mas não foi possível pontuar. Em Santa Cruz do Sul tenho certeza de que voltaremos a andar forte, como fizemos na etapa do começo do ano", diz Popó.

A estratégia de corrida permitiria que a equipe pontuasse bem nas duas corridas, como explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, "Foi uma pena mesmo o abandono do Valdeno na corrida 1, porque a gente tinha chance real de vitória ou pelo menos um pódio. Na prova 2, nossa estratégia teria sido a correta também, porque houve muito safety car e o Valdeno tinha potencial mais uma vez para terminar entre os seis, sete primeiros, descontando muitos pontos em relação aos líderes. Popó também vinha se recuperando muito bem, mas a parada extra nos custou os pontos tanto da primeira quanto da segunda prova. Agora é buscar a reação em Santa Cruz do Sul, onde temos nosso retrospecto vitorioso deste ano como grande motivador", diz Rodolpho.

Os resultados no Velopark:

1ª corrida:

1 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - 39 voltas em 41:40.928
2 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 0.420
3 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 0.821
4 - Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - a 2.347
5 - Ricardo Zonta - RZ Motorsport - Chevrolet - a 2.575
6 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 2.695
7 - Allam Khodair - Full Time Competições - Chevrolet - a 4.383
8 - Átila Abreu - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 4.994
9 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 6.460
10 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 8.071
11 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 8.504
12 - Felipe Lapenna - Hot Car Competições - Chevrolet - a 8.979
13 - Antonio Pizzonia - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 8.999
14 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 9.293
15 - Diego Nunes - C2 Team - Chevrolet - a 9.559
16 - Gabriel Casagrande - C2 Team - Chevrolet - a 10.929
17 - Vitor Genz - Boettger Competições - Peugeot - a 11.793
18 - Bia Figueiredo - ProGP - Chevrolet - a 12.379
19 - Rafael Suzuki - ProGP - Chevrolet - a 14.038
20 - Popó Bueno - Shell Racing - Chevrolet - a 1 volta
21 - Lucas Foresti - RC3 Bassani - Peugeot - a 1 volta
22 - Vicente Orige - Boettger Competições - Peugeot - a 1 volta
23 - Alceu Feldmann - Hanier Racing - Peugeot - a 1 volta
24 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 2 voltas
25 - Valdeno Brito - Shell Racing - Chevrolet - a 8 voltas
26 - Marcos Gomes - Schin Racing Team - Peugeot - a 8 voltas
27 - Tuka Rocha - RZ Motorsport - Chevrolet - a 16 voltas
28 - Luciano Burti - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 17 voltas
29 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 19 voltas
30 - Felipe Fraga - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 22 voltas
31 - Fabio Fogaça - Schin Racing Team - Peugeot - a 24 voltas
32 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 26 voltas
33 - Raphael Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 30 voltas

2ª corrida:

1 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - 18 voltas em 21:02.330
2 - Átila Abreu - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 0.708
3 - Allam Khodair - Full Time Competições - Chevrolet - a 0.926
4 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 1.864
5 - Ricardo Zonta - RZ Motorsport - Chevrolet - a 2.427
6 - Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - a 2.793
7 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 3.054
8 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 3.438
9 - Felipe Lapenna - Hot Car Competições - Chevrolet - a 3.702
10 - Antonio Pizzonia - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 4.027
11 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 5.381
12 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 6.276
13 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 6.813
14 - Diego Nunes - C2 Team - Chevrolet - a 7.204
15 - Bia Figueiredo - ProGP - Chevrolet - a 7.634
16 - Vitor Genz - Boettger Competições - Peugeot - a 7.942
17 - Gabriel Casagrande - C2 Team - Chevrolet - a 8.160
18 - Rafael Suzuki - ProGP - Chevrolet - a 8.381
19 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 8.954
20 - Popó Bueno - Shell Racing - Chevrolet - a 9.566
21 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 9.627
22 - Alceu Feldmann - Hanier Racing - Peugeot - a 11.369
23 - Lucas Foresti - RC3 Bassani - Peugeot - a 12.324
24 - Fabio Fogaça - Schin Racing Team - Peugeot - a 12.611
25 - Felipe Fraga - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 13.031
26 - Vicente Orige - Boettger Competições - Peugeot - a 13.036
27 - Tuka Rocha - RZ Motorsport - Chevrolet - a 14.845
28 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 15.496
29 - Luciano Burti - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 6 voltas
30 - Raphael Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 10 voltas
31 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 13 voltas

Campeonato:

1 - Átila Abreu - 145,5
2 - Rubens Barrichello - 139
3 - Cacá Bueno - 127
4 - Sergio Jimenez - 121
5 - Thiago Camilo - 106,5
6 - Ricardo Mauricio - 101,5
7 - Julio Campos - 98,5
8 - Valdeno Brito - 98
9 - Max Wilson - 95
10 - Antonio Pizzonia - 92,5
11 - Allam Khodair e Marcos Gomes - 91
13 - Daniel Serra - 88
14 - Galid Osman - 82,5
15 - Ricardo Zonta - 67
16 - Denis Navarro - 60
17 - Felipe Fraga - 58
18 - Diego Nunes - 50
19 - Popó Bueno - 49
20 - Felipe Lapenna - 45
21 - Luciano Burti - 44
22 - Rafa Matos - 41
23 - Vitor Genz - 39
24 - Tuka Rocha - 38
25 - Gabriel Casagrande - 37
26 - Lucas Foresti - 27,5
27 - Nonô Figueiredo - 22,5
28 - Alceu Feldmann - 21
29 - Bia Figueiredo - 14
30 - Rafael Suzuki - 10
31 - Fábio Fogaça e Felipe Tozzo - 6

Sobre a Raízen

A Raízen é a licenciada da marca Shell no Brasil. No automobilismo, a companhia está presente na Stock Car, com a equipe Shell Racing, e é a fornecedora oficial de combustível da categoria - todos os carros correm usando o Shell V-Power Etanol, único biocombustível aditivado do mundo. Além disso, patrocina ainda a categoria de acesso - o Campeonato Brasileiro de Turismo. A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player integrado do setor sucroenergético. Além de produção anual de 2 bilhões de litros de etanol, 4 milhões de toneladas de açúcar e mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar, a companhia conta com uma rede formada por mais de 5.000 postos de serviço com a marca Shell e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select.

Rafael Gagliano/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Popó Bueno
Alta | Web

Rafael Gagliano/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Marcus Cicarello/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...

Nenhum comentário: