Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

RALLY LISBOA DAKAR 2007 - PRESS KIT PARTE I


Klever Kolberg e Eduardo Bampi nos carros, Jean Azevedo (motos) e André Azevedo e Maikel Justo nos caminhões vão disputar a prova que começa dia 6 de janeiro

DAKAR - Klever Kolberg chega à prova com carro mais potente



No ano em que completa 20 anos de Rally Dakar, piloto compete com um Mitsubishi Pajero com mais torque e mais cavalos de força



Por Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Claudia Santos/Lino Bocchini
Pabx: (11) 3865-5741




Mesmo antes da largada, o Rally Dakar 2007 já garantiu uma vitória pessoal de peso ao piloto gaúcho Klever Kolberg. Será a 20ª participação do piloto da equipe Petrobras L ubrax na mais dura e famosa prova off road do mundo. Klever, que em suas primeiras participações competiu de moto, tem em seu currículo um título na categoria maratona, em 1993, quando chegou em quinto lugar na classificação geral entre as motos.

Esse ano o piloto de 44 anos vem com um Mitsubishi Pajero mais potente, graças à preparação da Eureka, empresa francesa especializada em competições. “Analisamos o percurso e traçamos uma estratégia para reforçar nossos pontos fortes: a experiência e o desempenho nas dunas”, afirma Klever.

Em resumo, houve ganho de potência e torque, mantendo a mesma durabilidade. O motor ganhou 20 cavalos de força –saltando de 260 hp para 280 hp— e, no torque, o aumento foi de 38 kgf.m para 43 kgf.m, a 3.500 rpm. “É como se estivéssemos de motor novo”, comenta o piloto.

Além da enorme bagagem adquirida em duas décadas de deserto, o bicampeão dos Rally dos Sertões (1997 e 1998) conta com o apoio de seu jovem co-pilot o, o paranaense Eduardo Bampi, que aos 29 anos sentará pela segunda vez ao lado de Klever. A dupla batalha para chegar entre os 10 primeiros na classificação geral e pode morder um pódio na categoria Gasolina.

Principais resultados de Klever
1987 – Campeão do Enduro das Montanhas (motos)
1993 – Campeão do Rally Paris-Dakar - Cat. Maratona e 5º na Geral Motos
1994 – 4º lugar no Rally Paris-Dakar-Paris – Categoria Maratona Monocilindro
1995 – Vice-campeão Rally Paris-Moscou-Pequim - Categoria Motos Maratona
1996 – 3º lugar no Rally Granada-Dakar – Categoria Motos Maratona
1997 – Campeão do Rally dos Sertões – Categoria Carros
1998 – 5º lugar no Rally Paris-Dakar – Categoria Carros Maratona
1998 – Bicampeão do Rally dos Sertões – Categoria Carros
1999 – Vice-campeão do Rally Granada-Dakar – Categoria Carros Maratona
2000 – Vice-campeão Rall y Paris-Dakar-Cairo – Categoria Carros Maratona
2000 – Campeão do Rally dos Amigos
2001 – Campeão Baja Fortaleza
2001 – 6º lugar no Rally dos Sertões – Categoria Carros
2001 – Campeão Copa Baja – Categoria Carros TT2
2001 – Bicampeão do Rally dos Amigos
2001 – Vice-campeão brasileiro de Rally Cross Country – Categoria TT2
2002 – 8º lugar no Rally Paris-Dakar e vice-campeão na Categoria Carros Super Production Diesel
2002 – Vice-campeão do Rally dos Sertões
2002 – Campeão do Rally da Energia
2002 – Tricampeão do Rally dos Amigos
2003 – 13º lugar no Paris-Dakar e 3º na Super Production Diesel
2003 – Campeão do Rally Rota Sul
2003 – Campeão do Rally do Café
2003 – Vice-campeão do Rally dos Amigos
2004 – 11º lugar no Paris-Dakar e 4º lugar na Categoria Super Production Diesel
2004 – Vice-campeão do Rally Rota Sul 2004
2004 – Campeão do Rally das Montanhas
2004 – Campeão do Rally Terra Bras il
2004 – Campeão da Copa Baja 2004 – Categoria Super Production Diesel
2004 – vice-campeão brasileiro de rally cross-country
2005 – 16º lugar no Barcelona-Dakar
2005 -vice-campeão do Rally dos Sertões na categoria carro Protótipo
2005 – vice-campeão brasileiro de Rally cross-country
2006 – 5º lugar no Rally dos Sertões, categoria protótipo

O navegador
Mais novo integrante da Equipe Petrobras Lubrax, o navegador Eduardo Bampi compete ao lado do piloto Klever Kolberg desde outubro de 2005. Fã da equipe Petrobras Lubrax na adolescência, o curitibano começou sua carreira participando de provas de regularidade para jipes. Hoje, acumula experiência como navegador em etapas do Mitsubishi Cup, além de ter navegado com Klever em todas as competições deste ano.

Princi pais resultados de Bampi
2003 – 2o lugar na Categoria L200R Light do Mitsubishi Cup
2004 – 3o lugar na Categoria L200RS Master do Mitsubishi Cup
2004 – 2o lugar no Rally dos Amigos – Categoria Carros / Production
2005 – 4o lugar no Baja das Montanhas – Categoria Carros / Protótipo
2005 – 3o lugar no Baja Café – Categoria Carros
2005 – 4o lugar no Rally dos Amigos – Categoria Carros
2005 – 16º lugar no Barcelona-Dakar
2005 -vice-campeão do Rally dos Sertões na categoria carro Protótipo
2005 – vice-campeão brasileiro de Rally cross-country
2006 – 5º lugar no Rally dos Sertões, categoria protótipo

O carro
A dupla Klever Kolberg/Eduardo Bampi vai acelerar um Mitsubishi Pajero Full 3.8 V6 a gasolina, com algumas pequenas alterações em relação ao ano passado. Confira a ficha técnica:

Marca - Mitsubishi
Modelo - Pajero Full 3.8 V6, 2 portas
Motor - Gasolina, 3800 cc, 6 cilindros em V, 24 válvulas
Potência - 280 HP
Torque - 43 kgf.m a 3.500 rpm
Velocidade máxima - 180 km/h
Injeção - Eletrônica Magneti Mareli
Chassi - Tubular
Carroceria - Fibra de carbono/Kevlar
Tração - Permanente nas quatro rodas
Transmissão - Seqüencial de seis marchas, sem reduzida
Suspensão - Independente nas quatro rodas
Amortecedores - Oito amortecedores Ohlins com mola
Pneus - Pirelli Scorpion Rally (com três estepes)
Comprimento - 4350 mm
Largura - 1973 mm
Entre-eixos - 2780 mm
Altura - 1900 mm
Peso - 1825 kg
Tanque de combustível - 480 litros
Lubrificante - Lubrax Sintético

MO TO - Jean Azevedo chega mais preparado do que nunca

Pré-temporada foi a mais completa desde que o piloto começou a participar do Rally Dakar

Já há alguns anos o piloto Jean Azevedo chega como um dos favoritos ao pódio do Rally Dakar na categoria motocicletas. Este ano, porém, Jean está ainda mais confiante, uma vez que teve a chance de fazer a pré-temporada mais completa de sua vida. “Na terceira semana de novembro, por exemplo, estive no Chile, treinando no deserto de Atacama, que de certa forma tem condições semelhantes ao Dakar”, comenta Jean. “Foram cinco dias e mais de 2.000 quilômetros de dunas e pedras”.

Jean é pentacampeão do Rally dos Sertões e hexacampeão brasileiro de rally cross-country. E, em 2005, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer uma etapa entre as motos no Dakar, o que, no mundo do rali, o triunfo equivale a um GP de Fórmula 1. Jean acelera uma motocicleta da KTM, e terá ao seu lado o mecânico brasileiro Geraldo Lima, seu parceiro em provas nacionais e internacionais desde 2003.

Esse ano será a nona participação de Jean e, subir no pódio seria uma conquista histórica. Além de treinar no Atacama, Jean correu as três últimas etapas do mundial de cross-country, em que terminou na oitava colocação: Rally dos Sertões, Rally do Egito e o dificílimo Rally de Dubai. “Com todas essas competições, acumulei uma quilometragem de preparação no deserto que eu nunca tive antes”.

Assim, Jean, que é bicampeão do Dakar na categoria Production (1997 e 2003) e já conseguiu um honroso quinto lugar na classificação geral (2003), tem tudo para batalhar por um lugar no pódio do Dakar 2007.

Principais resultados de Jean
1995 – 4º lugar no Rally Nevada, nos Estados Unidos
1995 – Campeão do Rally dos Sertões
1996 – 3º lugar no Rally dos Sertões
1996 – Estréia no Rally Paris-Dakar, 9º lugar na Categoria Maratona
1997 – Campeão Brasileiro de Enduro – Categoria “B”
1997 – Campeão do Rally Paris-Dakar – Categoria Production
1998 – 5º lugar no Rally dos Sertões
1999 – 3º lugar no Rally dos Sertões
2000 – Campeão do Brasileiro de Rally Cross Country
2000 – Campeão da Copa Baja
2000 – Bicampeão do Rally dos Sertões
2000 – Medalha de Prata no Enduro Six Days, na Espanha
2000 – 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Enduro – “Categoria “B”
2002 – Tricampeão do Rally dos Sertões
2002 – Bicampeão Brasileiro de Enduro – Categoria “C”
2002 – Bicampeão Brasileiro de Rally Cross Country
2003 – 5º lugar no Rally Paris-Dakar e bicampeão da Categoria Production
2003 – Tricampeão Brasileiro de Rally Cross Country
2003 – Bicampeão da Copa Baja
2004 – 14º lugar no Rally Paris-Dakar< br />2004 – Bicampeão do Rally do Petróleo
2004 – Campeão do Rally das Montanhas
2004 – Tetracampeão do Rally dos Sertões
2004 – Campeão do Rally do Café
2004 – Campeão do Rally Terra Brasil
2004 – Pentacampeão da Copa Baja
2004 – Tetracampeão do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
2005 – 7º lugar no Dakar (primeiro brasileiro a vencer uma etapa de moto)
2005 – Pentacampeão do Rally dos Sertões
2005 – Pentacampeão brasileiro de Rally Cross-Country
2005 – Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Velocidade – Categoria N2 (carros)
2006 – 3º colocado no Rally dos Sertões (1º entre os brasileiros)
2006 – 1º no Rally Bolpebra (Bolívia-Peru-Brasil)
2006 – 3º no Rally do Egito (etapa do mundial)
2006 – Hexacampeão brasileiro de rally cross-country


A moto
Jean Azevedo corre o Dakar 2007 com uma moto KTM 700 zero-quilô metro, que chega da fábrica pré-amaciada. Confira as especificações:

Marca KTM
Modelo/versão - LC4 Rally
Motor - 697 cilindradas
Potência - 78 HP
Suspensão - WP
Peso tanque vazio - 150 kg
Peso tanque cheio (37 litros) - 185 kg
Tipo - 4 tempos
Número de cilindro - Um
Sistema Refrigeração - Líquida - dois radiadores
Transmissão - Cinco marchas
Pneus
Traseiro – Pirelli MT 21 Heavy Dutty
Dianteiro – Pirelli MT 18 Heavy Dutty
Lubrificante - GP Lubrax

-----------------------------------------------------------------------------------

André Azevedo de olho no pódio dos caminhões

Piloto ressalta maior sintonia com navegador Maikel Justo

Assim como Klever Kolberg, André Azevedo chega em Lisboa já com uma marca importantíssima na bagagem: será sua 20ª participação consecutiva no Rally Dakar. Como o atual piloto de carros, André começou competindo de moto e, em 1991, foi o primeiro não-europeu a vencer alguma categoria do Dakar, sagrando-se campeão na categoria Moto Maratona.

Desde que estreou entre os caminhões, em 1999, Azevedo vem acumulando excelentes colocações. Logo no primeiro ano ficou em 3º e, em 2003, o piloto da Equipe Petrobras Lubrax foi vice-campeão. Para voltar ao pódio (ano passado terminou a prova em quarto), André confia não apenas na força de seu caminhão Tatra como também no maior entrosamento com o navegador Maikel Justo, de apenas 26 anos. “2006 foi nosso segundo ano juntos. E, das 13 provas que participamos, fomos primeiro colocados em cinco, o que nos deixa bem confiantes”, afirma André.

Sobre o D akar 2007, o piloto da Equipe Petrobras Lubrax acredita que as alterações deixaram o percurso ainda mais difícil do que no ano passado. “O trajeto vai privilegiar quem tem mais experiência no deserto e também um maior controle sobre o desgaste do veículo”, analisa. “O trecho no Mali será especialmente complicado, uma vez que passaremos por estradas completamente destruídas”, completa André.

Quanto ao caminhão Tatra que será usado, de fabricação tcheca, André está confiante no bom desempenho. “Ele estava 98% acertado já em setembro, quando estive na Europa fazendo testes”. Para garantir um bom desempenho na disputa com as máquinas russas e holandesas, alguns de seus maiores adversários, o piloto conta ainda em sua cabine com o tcheco Mira Martinec, engenheiro responsável pela parte mecânica do caminhão.

Principais resultados de An dré
1987 – Campeão do Enduro das Montanhas
1985, 86 e 89 – Vice-campeão do Enduro da Independência
1990 – Vice-campeão do Rally Paris-Dakar - Categoria Motos 600 cc
1991 – Campeão do Rally Paris-Dakar - Categoria Motos Maratona
1993 – 3o lugar no Rally Paris-Dakar - Categoria Motos Maratona
1994 – Vice-campeão do Paris-Dakar - Categoria Motos Maratona Monocilindro
1995 – 4o lugar no Rally Paris-Moscou-Pequim - Categoria Motos Produção
1997 – Vice-campeão do Rally Dakar-Agades-Dakar - Categoria Motos Produção
1997 – Campeão do Rally dos Sertões - Categoria Carros
1998 – Bicampeão do Rally dos Sertões - Categoria Carros
1999 – 3o lugar no Rally Granada-Dakar - Categoria Caminhões
2000 – 4o lugar no Rally Paris-Dakar-Cairo - Categoria Caminhões
2000 – Campeão do Rally dos Sertões - Categoria Caminhões
2002 – Bicampeão do Rally dos Sertõe s – Categoria Caminhões
2003 – Vice-campeão do Rally Paris-Dakar - Categoria Caminhões
2003 – Vice-campeão do Rally dos Sertões – Categoria Caminhões
2004 – Tricampeão Rally dos Sertões – Categoria Caminhões
2004 – 6o lugar no Rally Paris-Dakar – Categoria Caminhões
2005 – Vice-campeão brasileiro de Rally Cross-Country – Categoria Caminhões
2006 – 4º colocado no Rally Dakar, Categoria Caminhões
2006 – Campeão paulista de rally Cross-country
2006 – 3º colocado no Rally dos Sertões (categoria T 4.2) e 5º na geral

O Navegador
Nascido em Taubaté (SP), Maikel Justo participa de raids (provas de regularidade) desde 1997 e estreou como navegador de André Azevedo no Campeonato Paulista de Cross Country 2005, onde acabou sagrando-se campeão na contagem paralela entre os navegadores.

Principais resultados de Maikel
1997 – 1o lugar no Raid Meia Noite
1998 – 2o lugar no Raid do Inverno
2000 – 4o lugar na Copa Vale Raid
2001 – 3o lugar na Copa Vale Raid
2003 – 1o lugar na Copa 35 Anos de Poeira
2003 – 2o lugar na Copa Vale Raid
2004 – 2o lugar na Copa Vale Raid
2005 - 1o lugar no Rally 300 Anos – Categoria Caminhões
2005 - 1o lugar no Baja Balneário Camboriú – Categoria Caminhões
2005 – 1o lugar no Baja das Montanhas – Categoria Caminhões
2005 – 1o lugar no Baja Café – Categoria Caminhões
2005 – 1o lugar no Rally dos Amigos – Categoria Caminhões
2005 – 1o lugar entre os navegadores no Paulista de Cross Country – Caminhões
2005 – Vice-campeão brasileiro de Rally Cross-Country – Categoria Caminhões
2006 – 4º colocado no Rally Dakar, Categoria Caminhões
2006 – Campeão paulista de rally Cross-country
2006 – 3º colocado no Rally dos Sertões (categoria T 4.2) e 5º na geral

O caminhão de André Azevedo
André Azevedo, Maykel Justo e o checo Mira Martinec encaram o Dakar 2007 a bordo de um caminhão Tatra T-815, fabricado na República Tcheca. Esse ano o caminhão mantém as características do ano passado, e segue com a velocidade limitada em 150 km/h.

Marca - Tatra
Modelo - T-815
Ano de fabricação - 2005
Motor - Tatra refrigerado a ar, 19.000 cc, bi-turbo com intercooler
Potência - 750 HP
Câmbio - Tatra, 18 marchas
Peso - 10.100 kg
Pneus - Pirelli Pista PS 22
Lubrificante - Lubrax Top Turbo
Tração - 4x4 com suspensão independente nas 4 rodas

Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Moto rs do Brasil, Pirelli, e apoio da Pearson, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Renov, Mercedes Seguros, MANN-FILTER, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, BorgWarner, Kaerre, KTM Motocicletas, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix e Dakar Promoções.

(11) 3865-5741/(11) 9896 8152 e (11) 9649-9597
imprensa2@parisdakar.com.br>


Nenhum comentário: