Melbourne (Austrália) - Na disputa para ocupar o lugar de Michael Schumacher na Ferrari, Kimi Raikkonen saiu na frente. Na abertura da temporada 2007, realizada na madrugada deste domingo na Austrália, o finlandês dominou a prova de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada na primeira posição, 7,2 segundos mais rápido que Fernando Alonso, segundo colocado.
O 'Homem de Gelo' apostou em uma estratégia diferente do esperado. Ao invés de usar pneus moles em dois terços da prova, o que teoricamente lhe daria mais aderência e velocidade, ele ficou a maior parte do tempo com compostos duros. Mesmo assim, conseguiu manter um excelente ritmo e em nenhum momento foi ameaçado pelos rivais.
Companheiro de equipe de Kimi, Felipe Massa fez uma corrida de recuperação e chegou na sexta posição. Ele também optou por uma estratégia arriscada e foi o único piloto na pista a parar apenas uma vez nos boxes. Largando com pneus moles, ele fez um longo pit-stop na volta 30, colocando combustível suficiente até o final da corrida.
Melhor da pré-temporada, o paulista teve problemas no câmbio durante os treinos classificatórios, no sábado, marcando apenas o 16º tempo. Com a posição ruim, a Ferrari então optou pela troca de motor no carro dele, o que fez Massa iniciar o ano saindo da última colocação.
Destaque também para Lewis Hamilton, da McLaren. Já fazendo história por ser o primeiro negro a disputar uma corrida de Fórmula 1, ele ignorou a pressão de estrear como companheiro do bicampeão Fernando Alonso e ultrapassou o espanhol logo na largada, sendo mais rápido que ele em boa parte da prova. O espanhol, porém, deu o troco em seu segundo pit-stop, voltando à frente do campeão da Fórmula GP2 e terminando em segundo lugar.
Quem também mostrou que vai dar trabalho este ano foi a BMW Sauber. Sensação dos testes de inverno, o time alemão não decepcionou e somou seus primeiros pontos com Nick Heidfeld, que chegou em quarto lugar. O polonês Robert Kubica, no entanto, teve problemas na volta 36 e foi obrigado a abandonar a disputa.
Campeã dos dois últimos Mundiais de Construtores, a Renault fez uma estréia muito discreta. Sem velocidade suficiente para alcançar os líderes, Giancarlo Fisichella foi apenas o quinto colocado, posição que conquistou com muito suor, após tomar grande pressão de Felipe Massa nas voltas finais. Disputando sua primeira corrida de Fórmula 1, o finlandês Heikki Koavalainen foi mal e terminou em 10º.
Já Rubens Barrichello sofreu com as trapalhadas da Honda. Mantendo-se uma posição à frente de Rubinho depois da largada, seu companheiro Jenson Button era visivelmente bem mais lento que o brasileiro. Mesmo assim, segurou o colega por mais de dez voltas, com a conivência do time, que não ordenou que o inglês abrisse passagem. Isso prejudicou a estratégia de Barrichello que era, em média, dois segundos mais rápido por volta que o europeu, como ele provou após a ultrapassagem.
A primeira corrida de 2007 também teve seu momento de filme 'pastelão', Christijan Albers, da Spyker, foi o primeiro a abandonar a disputa em Melbourne. Ainda na volta 10, ele foi arrumar o rádio do carro, se confundiu e pisou no acelerador ao invés do freio. Resultado: perdeu a tomada da curva e foi parar na barreira de pneus. Mais tarde, na volta 48, David Coulthard provocou o momento mais tenso da prova ao passar por cima do carro de Alex Wurz. Os dois, porém, escaparam ilesos do acidente.
Pneus - A prometida marcação dos pneus, para que todos soubessem que tipo de composto cada piloto usava, se revelou um fiasco. Ao contrário do que havia sido garantido pela FIA, a marca de 3cm tornava-se invisível com o carro em movimento, deixando os fãs carentes da informação. A Fórmula 1 segue daqui a três semanas, com o GP da Malásia, segunda prova de 2007.
O 'Homem de Gelo' apostou em uma estratégia diferente do esperado. Ao invés de usar pneus moles em dois terços da prova, o que teoricamente lhe daria mais aderência e velocidade, ele ficou a maior parte do tempo com compostos duros. Mesmo assim, conseguiu manter um excelente ritmo e em nenhum momento foi ameaçado pelos rivais.
Companheiro de equipe de Kimi, Felipe Massa fez uma corrida de recuperação e chegou na sexta posição. Ele também optou por uma estratégia arriscada e foi o único piloto na pista a parar apenas uma vez nos boxes. Largando com pneus moles, ele fez um longo pit-stop na volta 30, colocando combustível suficiente até o final da corrida.
Melhor da pré-temporada, o paulista teve problemas no câmbio durante os treinos classificatórios, no sábado, marcando apenas o 16º tempo. Com a posição ruim, a Ferrari então optou pela troca de motor no carro dele, o que fez Massa iniciar o ano saindo da última colocação.
Destaque também para Lewis Hamilton, da McLaren. Já fazendo história por ser o primeiro negro a disputar uma corrida de Fórmula 1, ele ignorou a pressão de estrear como companheiro do bicampeão Fernando Alonso e ultrapassou o espanhol logo na largada, sendo mais rápido que ele em boa parte da prova. O espanhol, porém, deu o troco em seu segundo pit-stop, voltando à frente do campeão da Fórmula GP2 e terminando em segundo lugar.
Quem também mostrou que vai dar trabalho este ano foi a BMW Sauber. Sensação dos testes de inverno, o time alemão não decepcionou e somou seus primeiros pontos com Nick Heidfeld, que chegou em quarto lugar. O polonês Robert Kubica, no entanto, teve problemas na volta 36 e foi obrigado a abandonar a disputa.
Campeã dos dois últimos Mundiais de Construtores, a Renault fez uma estréia muito discreta. Sem velocidade suficiente para alcançar os líderes, Giancarlo Fisichella foi apenas o quinto colocado, posição que conquistou com muito suor, após tomar grande pressão de Felipe Massa nas voltas finais. Disputando sua primeira corrida de Fórmula 1, o finlandês Heikki Koavalainen foi mal e terminou em 10º.
Já Rubens Barrichello sofreu com as trapalhadas da Honda. Mantendo-se uma posição à frente de Rubinho depois da largada, seu companheiro Jenson Button era visivelmente bem mais lento que o brasileiro. Mesmo assim, segurou o colega por mais de dez voltas, com a conivência do time, que não ordenou que o inglês abrisse passagem. Isso prejudicou a estratégia de Barrichello que era, em média, dois segundos mais rápido por volta que o europeu, como ele provou após a ultrapassagem.
A primeira corrida de 2007 também teve seu momento de filme 'pastelão', Christijan Albers, da Spyker, foi o primeiro a abandonar a disputa em Melbourne. Ainda na volta 10, ele foi arrumar o rádio do carro, se confundiu e pisou no acelerador ao invés do freio. Resultado: perdeu a tomada da curva e foi parar na barreira de pneus. Mais tarde, na volta 48, David Coulthard provocou o momento mais tenso da prova ao passar por cima do carro de Alex Wurz. Os dois, porém, escaparam ilesos do acidente.
Pneus - A prometida marcação dos pneus, para que todos soubessem que tipo de composto cada piloto usava, se revelou um fiasco. Ao contrário do que havia sido garantido pela FIA, a marca de 3cm tornava-se invisível com o carro em movimento, deixando os fãs carentes da informação. A Fórmula 1 segue daqui a três semanas, com o GP da Malásia, segunda prova de 2007.
Confira o resultado do GP da Austrália de Fórmula 1:
1. Kimi Raikkonen - (FIN/Ferrari) – 58 voltas em 1h25min28s770
2. Fernando Alonso - (ESP/McLaren) - a 7s242
3. Lewis Hamilton - (ING/McLaren) - a 18s595
4. Nick Heidfeld - (ALE/BMW Sauber) - a 38s763
5. Giancarlo Fisichella - (ITA/Renault) - a 1min06s469
6. Felipe Massa - (BRA/Ferrari) - a 1min08s805
7. Nico Rosberg - (ALE/Williams) - a 1 volta
8. Ralf Schumacher - (ALE/Toyota) - a 1 volta
9. Jarno Trulli - (ITA/Toyota) - a 1 volta
10. Heikki Kovalainen - (FIN/Renault) - a 1 volta
11. Rubens Barrichello - (BRA/Honda) - a 1 volta
12. Takuma Sato - (JAP/Super Aguri) - a 1 volta
13. Mark Webber - (AUS/Red Bull) - a 1 volta
14. Vitantonio Liuzzi - (ITA/Toro Rosso) - a 1 volta
15. Jenson Button - (ING/Honda) - a 1 volta
16. Anthony Davidson - (ING/Super Aguri) - a 2 voltas
17. Adrian Sutil - (ALE/Spyker) - a 2 voltas
Não completaram:
Alex Wurz - (AUT/Williams) – a 10 voltas
David Coulthard - (ESC/Red Bull) - a 10 voltas
Robert Kubica - (POL/BMW-Sauber) - a 22 voltas
Scott Speed - (EUA/Toro Rosso) – a 30 voltas
Christijan Albers - (HOL/Spyker) – a 48 voltas
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