A neblina impediuuma corrida normal em Alta Gracia
Com safety-car aconteceu a décima rodada vencida por Faría Jr.
Clemente Faria Jr. da Cesário Fórmula ganhou a décima rodada da Fórmula 3 Sulamericana em uma corrida atipica, onde a nebilina foi a principal protagonista ao lado do safety-car, que conduziu os velozes Dallara F301 Berta Ford durante todas voltas da corrida.
A jornada começou complicada com uma intensa neblina no Autódromo Oscar Cabalen, algo comum na região de Alta Gracia nesta época do ano, mas isto impediu a total normalidade das atividades da progração da categoria continental.
Assim na primeira hora da manhã os comissários decidiram suspender o warm-up que estava previsto para acontecer as 08:00. e após alguma espera se decidiu por iniciar a corrida com o safety-car, na esperaça das condições climáticas e de visibilidade melhorassem.
A decisão foi de preservar a segurança dos pilotos, mas houveram vozes a favor e contra. A polêmica durou pouco mais de 23 minutos em ritmo lento no traçado de 4.045, já que a visibilidade não se alterou, e o diretor de prova deu a corrida por terminada com bandeira vermelha como determina o regulamento.
Assim se cumpriu a décima rodada, que não teve nenhuma mudança em relação à classificação já que se encerrou do mesmo modo que largaram. O resultado foi confirmado, mas a pontuação de 100% ou 50% só será definida na próxima semana, em uma reunião da CoDaSur, já que as autoridades da prova preferiram deixar esta decisão em suspenso.
Classificação Final:
1) Clemente Faria Júnior (Cesario Fórmula) 23m46s.844
2) Mário Romancini (Cesario Fórmula)
3) William Starostik (Dragao Motorsaport)
4) Rodolpho Santos (Amir Nasr Racing)
5) Fábio Beretta (Bassani Racing)
6) Douglas Hiar (Cesario F3 Jr.)
7) Felipe Guimarães (Amir Nasr Racing)
8) Ernesto Otero (Razia Racing)
9) Carlos Rosin (Prop Car Racing)
10) Rafael Suzuki (Castilho Motorsport)
11) Felipe Ferreira (Bassan Motorsport)
12) Fernando Galera (Prop Car Racing)
13) Leonardo Cordeiro (Lecor Sporting)
14) Nathan Silva (Razia Sports)
15) Douglas Soares (Razia Sports)
16) Denis Navarro (Bassani Racing)
Campeonatos:
Decisão em suspenso até reunião da CoDasur para definição da pontuação da 10ª rodada.
Declaraciones das Autoridades da prova e dos Pilotos
Néstor Valduga (Presidente da Subcomissão de Monopostos da CoDaSur): LFoi uma decisão muito difícil de se tomar, a direção de prova deu por encerrada a corrida com bandeira vermelha priorizando a segurança dos pilotos. Lamentavelmente o clima e a neblina não permitiram um desenrolar normal da prova e toda a competitividade que a F3 poderia apresentar. Não podiamos esperar mais tempo, a programação de todas categorias que se apresentariam no fim de semana não permitiam mais alterações no horário. A decisão tomada, priorizando a segurança dos pilotos, foi a mais acertada.
Amir Nasr (Diretor Propietário da Amir Nasr Racing): Uma lástima, mas a realidade indica que o clima é uma coisa que não podemos controlar. A decisão foi muito bem tomada. Tinhámos um horário a cumprir e não havia mais o que tentar. Largamos na esperança de que a visibilidade melhorasse, mas quando se viu que isso não aconteceria a decisão tomada foi correta, uma vez que preservar a vidad dos pilotos é o mais importante.
Darcio dos Santos (Diretor Propietário da Prop Car Racing): Minha opinião é de que não deviria se ter largado. Deviamos ter esperado mais um pouco e tentar chegar a uma outra solução com os comissários. Isto foi um passeio na pista e não uma corrida. Completou-se 80% da corrida e a prova foi válida, uma pena pois se poderia ter esperado mais um pouco em respeito ao público maravilhoso, que esperava ver os pilotos lutando pela vitória.
Augusto Cesario (Diretor Propietário da Cesario Fórmula): É uma situação e decisão difícil para os comissários desportivos e para autoridades, que tem de determinar o que fazer assim rapidamente. Acredito que a história tem dois lados, a competitividade e a segurança dos pilotos, que é o mais importante em uma situação como esta. Por sorte e graças à Deus, tudo saiu bem e não teremos que lamentar nenhum acidente devido a falta de visibilidade que se abateu sobre o circuito. Temos de ter em conta que a segurança dos pilotos é o mais importante, e estou de acordo com a decisão tomada.
Clemente Faria Jr.: Foi a primeira vez que corri uma prova desta maneira. Largamos com o safety-car e acredito que no fim a decisão foi a mais acertada; a visibilidade era nula e não podíamos arriscar a ter um acidente. Os setores mais complicados eram a curva 1, na entrada do misto e por consegüinte não conseguíamos ver a curva 2, que é a mparte mais rápida do circuito. Para mim foi um bom fim de semana, já que largava da pole e terminei do mesmo modo. Ontem sai em segundo e terminei na mesma posição.
Romancini: Muito atípico, mas a decisão foi acertada porque não se via absolutamente nada. Não teve corrida, foi um passeio pela pista, mas não poderia ser de outra maneira. O mais importante é preservar a vida dos pilotos, só lamento não ter feito a pole ontem, já que hoje não pude brigar pela vitória. Mas o fim de semana foi muito importante, e acredito que se a corrida tivesse sido normal teria brigado plea vitória.
Próxima etapa: 10 a 12 de agosto em Oberá (MisSiones-Argentina)
Em anexo foto do encerramento da corrida com bandeira vermelha (Crédito Luca Bassani)
Agradecemos a difusão
Texto em espanhol: Mariela y Ricardo Pallero (Prensa de F.3.S)
Tradução: João Vasconcelos
XXI CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SUDAMERICANA
PUERTA AL AUTOMOVILISMO MUNDIAL
La niebla impidió una carrera normal en el Cabalen de Alta Gracia
Con auto de seguridad se realizó la décima fecha que ganó Faría Jr.
Alta Gracia, Córdoba, Argentina, 01/07/07 (Especial).-
Clemente Faria Jr. del Cesario Formula ganó la décima fecha de la Formula 3 Sudamericana en una carrera atípica donde la niebla fue la principal protagonista junto al auto de seguridad que marco el camino de los veloces Dallara F301 Berta Ford durante todos el desarrollo de la competencia.
La jornada comenzó complicada para la actividad en pista de la especialidad, la intensa niebla que se presento en el Oscar cabalen de Alta Gracia, algo común en nuestro país en ésta época del año, impidió la total normalidad del desarrollo de la programación de la categoría continental.
A primera hora de la mañana los Comisarios decidieron suspender los ensayos libres previstos para las 8 de la mañana y luego de esperar lo necesario se decidió comenzar la carrera con auto de seguridad para ver si mejoraba la condición climática y la visibilidad, para de ésta manera cumplir con el programa previsto, preservando la seguridad de los participantes.
Esta determinación que tuvo voces a favor y en contra, terminó cuando al cumplirse poco mas de 23 minutos de girar a ritmo lento en el trazado de 4.045 metros del autódromo Oscar Cabalen de ésta ciudad y debido a que la visibilidad no mejoraba, el director de la prueba dio por terminada la carrera con bandera roja como lo determina el reglamento y con el auto de seguridad en pista.
De esta manera se cumplió la décima fecha que no tuvo ningún tipo de variante en la clasificación ya que todos terminaron de acuerdo a como habían largado. Si bien la el resultado fue confirmado no se ha determinado si la carrera va a otorgar el 100% o el 50% de los puntos, algo que deberá decidir CoDaSur la próxima semana por lo que el campeonato de pilotos y equipos ha quedado en suspenso según informaron las autoridades de la prueba.
Con algunas voces en contra y otras a favor la categoría cumplió con la décima fecha y de la misma manera en que se ordenaron en la grilla de partida terminaron la competencia, se largo con el auto de seguridad y se dio por finalizada con bandera roja.
Clasificación Final: 1) Clemente Faria Júnior (Cesario Fórmula) 23m.46s.844m., 2) Mário Romancini (Cesario Fórmula), 3) William Starostik (Dragao Motorsaport), 4) Rodolpho Santos (Amir Nasr Racing), 5) Fábio Beretta (Bassani Racing), 6) Douglas Hiar (Cesario F3 Jr.), 7) Felipe Guimarães (Amir Nasr Racing), 8) Ernesto Otero (Razia Racing), 9) Carlos Rosin (Prop Car Racing), 10) Rafael Suzuki (Castilho Motorsport), 11) Felipe Ferreira (Bassan Motorsport), 12) Fernando Galera (Prop Car Racing), 13) Leonardo Cordeiro (Lecor Sporting), 14) Nathan Silva (Razia Sports), 15) Douglas Soares (Razia Sports), 16) Denis Navarro (Bassani Racing)
Campeonatos: En suspenso hasta que CoDaSur determine el puntaje que va a otorgar la 10ma. Fecha.
Declaraciones de Pilotos y Autoridades
Néstor Valduga (Presidente de la Subcomisión de Monopostos de CoDaSur): La decisión fue difícil de tomar, la dirección de la prueba dio por finalizada la carrera con bandera roja priorizando la seguridad de los pilotos, lamentablemente el clima y la neblina no permitieron que se desarrollara la prueba normalmente y con toda la competitividad que la F3 puede presentar. No se podía esperar mas no teníamos mas tiempo, la programación de todas las categorías que están este fin de semana no permitían que se alterase el horario de la prueba. La decisión estuvo bien tomada ya que la seguridad de los pilotos es lo mas importante.
Amir Nasr (Director Propietario del Amir Nasr Racing): Una lastima, pero la realidad indica que al clima no lo podemos controlar, esta muy bien tomada la dedición, teníamos un horario que cumplir y había que intentar, se largo con la esperanza de que la visibilidad podía mejorar pero al ver que no sucedía se tomo la decisión correcta para preservar la vida de los pilotos que es lo mas importante.
Darcio Dos Santos (Director Propietario del Prop Car Racing): Mi opinión es que no se debería haber largado, debiamos esperar un poco mas tratando de llegar a una mejor decisión con los comisarios, esto fue un paseo en la pista y no una carrera, se completo el 80% de la prueba y fue valida, una lastima porque se debía haber esperado porque el publico es maravilloso y estaba esperando ver a los pilotos luchar por la victoria .
Augusto Cesario (Director Propietario del Cesario Fórmula): Es una condición difícil y la decisión también lo es especialmente para los comisarios deportivos, las autoridades que tienen que tomar una determinación y eso es ahora, pero yo creo que la historia tiene dos lados, la competitividad y la seguridad de los pilotos que es lo mas importante en una situación como esta. Por suerte gracias a Dios todo salio bien y no tenemos que lamentar ningún accidente con los pilotos por la falta de visibilidad que se presento en el circuito y había que tener en cuenta la seguridad de los pilotos que hoy es lo mas importante axial que estoy muy de acuerdo con la decision tomada .
Clemente Faria Jr.: Fue la primera vez que corrí en una carrera de esta manera, se largo con el auto de seguridad y creo que se termino con la decisión acertada, la visibilidad era nula y no podíamos arriesgar a tener un accidente. Los sectores mas complicados eran la curva 1, en la entrada del mixto y por supuesto no veíamos la curva 2 que es la parte mas rápida del circuito. Para mi fue bueno el fin de semana ya que largaba desde la pole y termino de la misma manera que se clasifico, el fin de semana fue mas que satisfactorio ayer salimos segundos y hoy ganamos asi que estamos conformes.
Romancini: Muy atípico pero con la decisión acertada porque no se veía absolutamente nada, no hubo carrera fue un paseo por la pista pero no se podía de otra manera que con el auto de seguridad, lo mas importante es preservar la vida de los pilotos. Lamento no haber hecho la pole en el día de ayer ya que no pude luchar por la victoria hoy, pero creo que el fin de semana ha sido importante, igualmente creo que se podía haber esperado para que la carrera sea normal y yo hubiera tratado de ganar.
Próximas fechas: 10 a 12 de agosto en Oberá (Misiones-Argentina)
Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo
segunda-feira, 2 de julho de 2007
XXI CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário