A Yokohama vai sair a toda no próximo fim de semana quando a temporada 2008 do FIA World Touring Car Championship (WTCC) começar em Curitiba, Brasil: o local mais quente do calendário.
Anteriormente marcada para os meses de inverno, no ano passado a prova Sul Americana foi passada para a estação mais quente no Brasil, colocando pressão na Yokohama com o aumento de temperatura de 10o C em relação às provas anteriores.
"Algumas pessoas acreditam que se a temperatura ambiente for alta, o calor do pneu sobe fora de proporção, muito mais do que se estivesse frio," disse o Consultor Técnico da Yokohama, Ian Beveridge.
"Porém, nossa experiência não é essa. Enquanto o pneu estiver operando dentro de sua faixa normal de trabalho, ele não é forçado demais, em outras palavras fazendo o carro derrapar muito, uma temperatura ambiente mais alta não causa um aumento desproporcional no calor da borracha."
A temperatura desempenha um papel principal no desempenho dos pneus, o que está relacionado a um sem número de estresses no WTCC, incluído pilotagem agressiva e excitante por parte de alguns dos maiores nomes em carros de turismo.
O atual campeão FIA WTCC, Andy Priaulx, disse sobre a prova da próxima semana: "Estou realmente esperando ansiosamente o próximo fim de semana; mal posso esperar para ir para trás da direção e voltar a competir. Acredito que os pneus desempenharão uma parte importante, especialmente nas curvas um e cinco onde precisamos do máximo de tração para ultrapassar."
Andy Priaulx deve ter uma boa idéia do que esperar depois de ter pilotado um carro muito semelhante no ano passado em Curitiba. Porém, para alguns, este não será o caso.
"Se todos aparecerem com carros a diesels, que são intrinsecamente mais pesados e forçam mais os pneus, teremos que gerenciar a situação," disse Beveridge, fazendo referência à troca de combustível da SEAT ocorrida em meados de 2007.
"Só podemos recomendar às equipes que tirem um pouco da cambagem para aliviar um pouco o estresse nos pneus e distribuir a carga mais uniformemente."
As atividades começam no sexta-feira com testes na pista. No sábado ocorrem os treinos livres e tomadas de tempo. No domingo, 2 de março, a primeira bateria está programada para as 13h20 e a segunda para as 16h20.
Fatos sobre a pista em Curitiba
Comprimento do circuito / curvas - 3.695m / 11
Distância: ranking de curvas (1-10)* - 5.01 (sexta pista mais difícil no WTCC 2008)
Comprimento da reta mais longa - 980m
Percurso total - 3.695m x 14 = 51.730m
Velocidade media do vencedor em 2007 - Farfus, 152,62km/h (clima/pista sol 24º/seca 32º)
* 10 é a pista no WTCC 2008 com o maior número de curvas/km
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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Prova inaugural do calendário será em Curitiba no dia 2 de março
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