Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 25 de maio de 2008

Hamilton vence e lidera o Mundial pela McLaren


GP de Mônaco


McLaren vira o jogo, Hamilton vence e lidera o Mundial

Monte Carlo (Mônaco) - Ainda não foi desta vez que o Brasil quebrou o jejum de vitórias no GP de Mônaco de Fórmula 1. Neste domingo, a McLaren fez valer a estratégia, tirou proveito dos erros alheios e garantiu a vitória para o inglês Lewis Hamilton, novo líder da classificação com 38 pontos. A prova, que teria 78 voltas, teve cinco a menos porque atingiu o limite de tempo de disputa.

O pole Felipe Massa repetiu 2007 e terminou em terceiro, atrás do polonês Robert Kubica. A etapa foi boa para o brasileiro Rubens Barrichello, que marcou seus primeiros pontos na temporada. Depois de muitas etapas reclamando da falta de velocidade de seu carro, o piloto da Honda largou em 15º e terminou em sexto. Já Nelsinho Piquet parou na 50ª volta. Esta é a quarta etapa que ele não completa no Mundial. O Brasil não vence em Monte Carlo desde 1993.

Ao contrário do que manda a tradição da etapa monegasca, nesta houve muitas trocas de liderança. Ocuparam a posição, além de Massa, Hamilton e o polonês Kubica, que tem se destacado nesta temporada.

A corrida começou com a McLaren de Hamilton ganhando a vice-liderança em cima da Ferrari de Raikkonen. O finlandês caiu para terceiro, mas acabou reassumindo o segundo lugar depois que o inglês foi obrigado a parar para trocar o pneu direito traseiro com apenas seis voltas disputadas.

Com a pista molhada, tudo levava a crer que Massa seguiria seguro na ponta, mas uma falha do piloto na volta de número 15 cedeu a posição para a BMW de Kubica. Mesmo rodando na Ste Devote, o brasileiro voltou em segundo, mas não conseguiu mais se recuperar.

A Ferrari tentou apostar na estratégia para tirar a diferença, mas não obteve sucesso. Hamilton ganhou a liderança quando Kubica e Massa pararam e tirou proveito do ritmo forte que sua McLaren conseguia impor.

A corrida também foi complicada para o atual campeão da categoria. A Ferrari errou nos boxes e Raikkonen foi obrigado a pagar um drive-through de punição. Em uma prova muito irregular, o finlandês bateu a frente de seu carro, danificou a asa dianteira e teve de fazer uma parada de 16 segundos para voltar em sexto.

Ele foi se recuperando na pista, mas não voltou mais a brigar pelas principais posições. Apesar disso conseguiu somar mais alguns importantes pontos para seguir na disputa pelo bicampeonato.

Se comemorou a vitória de Hamilton, a McLaren amargou o péssimo resultado de Heikki Kovalainen. Quarto no grid, ele teve problemas com seu carro para a volta de apresentação e teve de largar dos boxes, terminando a corrida em décimo.

Já a Renault só teve Fernando Alonso completando a prova, mas não sem sacrifícios. Vencedor da etapa na temporada passada, o espanhol fez um bom início de corrida, mas acabou envolvendo-se em um acidente com a BMW de Nick Heidfeld, teve a dianteira do carro danificada, mas seguiu na prova.

Acidente também sofreu Nico Rosberg na volta de número 62. Na curva da piscina ele bateu de frente na saída, despediu-se da etapa e levou à entrada do safety car.

Na relargada, mais uma atrapalhada de Raikkonen. Na chicane após o túnel, ele perdeu o controle do carro, acertou a traseira de Adrian Sutil, perdeu o bico de seu carro e foi para mais um pit, o quarto, trocando a frente de sua Ferrari.

Nenhum comentário: