Atividade preparatória teve 11 pilotos na pista. Três deles ainda trabalham para definir participação na temporada de 2013
O autódromo paulista de Interlagos viveu dois dias de movimentação intensa entre segunda (18) e terça-feira (19), com os testes preparatórios que levaram à pista vários pilotos dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck. As equipes priorizaram o trabalho de ajuste dos equipamentos para a primeira corrida do ano, marcada para 10 de março na pista gaúcha de Tarumã. Os pilotos aproveitaram para buscar ambientação.
Foi o caso do paranaense Diogo Pachenki, que estreia na F-Truck em 2013 pela ABF Racing Team. “Enfrentei alguns problemas mecânicos. Quebrou o turbo no primeiro dia, hoje arrebentou uma correia do motor”, contou. “Foram meus primeiros treinos como piloto da categoria, eu considero o trabalho bem produtivo. Acho que tive uma evolução constante, a preocupação foi conhecer o caminhão, o entrosamento com a equipe, essas coisas de primeira vez”.
O paulista Paulo Salustiano, seu companheiro de equipe, testou com o outro Mercedes-Benz. “Foi a primeira vez que andei com o caminhão campeão, que mudou bastante em relação ao do ano passado, com o novo regulamento. Mudaram os amortecedores, e a potência diminuiu”, explicou. “Fui rápido, mas o treino serviu mesmo para a gente fazer o ajuste dessas mudanças. Eu saio daqui bem animado com o resultado do trabalho todo”, manifestou.
A Scuderia Iveco também esteve na pista com seus dois caminhões. “A gente fez muitos testes, alguns válidos, outros menos. Precisamos evoluir até a etapa em Tarumã”, disse o pernambucano Beto Monteiro. Seu companheiro de equipe, o paulista Valmir Benavides, destacou a variedade de simulações. “Nós testamos um monte de situações, com muitas inovações. As mudanças feitas na adaptação ao regulamento de 2013 deram muito certo”, avaliou.
Pela 72 Sports/Ford Racing Trucks, Djalma Fogaça comandou os testes com o caminhão Ford. “Houve alguns problemas, mas viramos bem. Testamos um novo diferencial que não deu muito certo”, detalhou. A equipe também foi à pista com Fábio Fogaça, filho de Djalma, e com Danilo Dirani, que defendeu a equipe por três anos. “Não vou correr neste ano, mas a experiência com o Ford me permitiu dar uma referência maior na parte mecânica”, relatou.
Prestes a iniciar sua primeira temporada completa na categoria, depois de disputar duas corridas com um caminhão Scania, Alberto Cattucci teve nos testes a primeira oportunidade de pilotar o caminhão da ABF/Volvo, sua nova equipe. “Serviu principalmente para eu sentir o Volvo, escolher o acerto das molas dianteiras e traseiras, pegar bem a manha para encher a turbina. O que posso dizer é que estou bem animado”, declarou.
NOVOS NOMES
Os testes em Interlagos tiveram participação de pilotos não confirmados na temporada de 2013. Caso do goiano Rogério Castro, que testou o caminhão da ABF/Volvo e revelou estar próximo de definir participação no campeonato. “Devo ter boas notícias ainda nesta semana. Hoje eu diria que minha chance de estrear neste ano na Fórmula Truck é de 95%”, supôs o piloto, que teve sua participação nos testes desta terça-feira marcada por um acidente.
Castro havia percorrido cerca de dez voltas quando o estouro da turbina de um caminhão que ia poucos metros à sua frente deixou óleo na pista, ao fim da reta dos boxes. “Nem cheguei a ver o óleo. Não consegui frear, o caminhão passou direto no S do Senna. Bati na proteção de pneus”, descreveu. “Foi uma judiação. Eu vinha guiando limpo, seguro, sentindo o caminhão, acelerando um pouco mais a cada volta. Uma pena”, acrescentou.
Outro que experimentou o caminhão da ABF/Volvo foi Thiago Riberi. O paulista completou 15 voltas no primeiro dia de testes. “Senti-me confortável no treino, não me senti perdido nenhuma vez, consegui passar boas informações à equipe”, resumiu. Foi o segundo contato do piloto com a Fórmula Truck. “Eu já tinha feito um teste em Cascavel, depois da etapa de lá no ano passado, com um Ford da equipe do Djalma Fogaça”, lembrou.
Riberi também trabalha para estar no grid a partir da etapa de Tarumã. “O problema é que eu ainda não tenho todo o orçamento fechado. Penso até que se começasse a correr para dar um start, teria uma condição mais tangível, mais palpável, de negociar com patrocinadores. Meu plano é de estrear já em 2013, mas pela questão de orçamento eu devo considerar que ainda esteja um pouco ‘verde’ a minha chegada à Fórmula Truck”, falou.
O também paulista João Ometto Neto, que participou das três últimas corridas da temporada passada com um Iveco, também foi à pista durante os testes desta terça-feira em São Paulo. Ele treinou com o Mercedes-Benz da ABF Desenvolvimento Team, com que o gaúcho Régis Boessio atuou em 2012. “Encontrei alguma dificuldade, porque todo o cockpit estava ajustado ao Régis, que é bem mais alto que eu. Mesmo assim, gostei muito”, avalizou.
Ometto também vive a expectativa de poder confirmar nos próximos dias sua participação em toda a temporada de 2013. “Eu só dependo da posição de um patrocinador para fechar a temporada. Gostei muito desse caminhão, que é bem equilibrado, tem uma ótima e ampla faixa de torque, esse é um motor bem gostoso”, descreveu. “Se o patrocinador pelo qual estou esperando me der um sim, ligo na hora e fecho o campeonato completo”, condicionou.
PIANO E MELO AUSENTES
Dois pilotos que tinham participação confirmada nos testes da Fórmula Truck em Interlagos acabaram não participando das atividades. Um deles é o paulista Edu Piano, que estreia em 2013 pela Território Motorsport, com Ford. “Não conseguimos concluir a montagem do caminhão a tempo”, justificou o piloto, que acompanhou o trabalho das demais equipes em Interlagos. “Vamos tentar fazer um teste em Londrina antes do campeonato começar”.
Outro que não treinou em Interlagos foi o paranaense Jaime Melo. Ele foi acometido por um mal súbito no domingo (17), quando já estava em Foz do Iguaçu à espera do embarque para São Paulo. “Foi intoxicação alimentar, algo que eu comi no jantar e não me fez bem. Passei a noite no hospital em Foz e já voltei para casa, estou sob uma medicação forte”, contou o piloto, que mora em Cascavel. “Com isso, não pude participar dos treinos”, lamentou.
19/02/2013 - Grelak Comunicação - (45) 3037-6667 - Fotos: Orlei Silva
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