Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 27 de novembro de 2005

Losacco é bicampeão da Stock Car. Orsi vence em Interlagos


São Paulo - Na temporada mais emocionante da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, Giuliano Losacco conquistou o bicampeonato com apenas um ponto de vantagem sobre Cacá Bueno, que liderou desde a primeira corrida do ano. O piloto da Medley-A. Mattheis foi o terceiro colocado, enquanto Cacá ficou em quarto. A vitória na 12ª e última etapa, neste domingo, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi de Hoover Orsi, que completou as 26 voltas em 49m38s667, com média de 135,403 km/h. A segunda posição ficou com Antonio Jorge Neto, da Eurofarma-RC. A prova teve o maior público na história da categoria no Brasil, com 43 mil pessoas, mil a mais do que a corrida de Brasília deste ano.

“Caprichei muito na largada e me concentrei o máximo possível. Estava em quarto no campeonato e nunca pensei em desistir. Todo esse tempo eu e a equipe trabalhamos duro para alcançar o Cacá. O segredo é terminar todas as corridas. Ganhar de virada é mais gostoso”, disse Giuliano.

O pole Losacco e Cacá mantiveram as primeiras colocações na largada, enquanto Orsi, que saiu em quarto, passou Neto e assumiu terceiro lugar. Ainda na primeira volta, Chico Serra, Henrique Favoretto, Adalberto Jardim e André Bragantini se envolveram em um acidente que provocou a entrada do safety car.

“Fiquei emocionado pela corrida. Larguei em quarto e ganhei muitas posições sem atrapalhar a briga entre Losacco e Cacá. Já tinha na cabeça que iria para cima. Estou contente pelo Losacco”, completou Orsi, que em dezembro, nos Estados Unidos, fará testes na F-Atlantic e na F-Mundial.

A relargada aconteceu na sexta passagem e os três primeiros permaneceram na liderança. Nas voltas seguintes, Orsi pressionou Cacá.

“Larguei preocupado com os dois candidatos ao título. Não queria atrapalhar a festa. Esperei o momento certo e fiquei contente com a segunda colocação”, disse Jorge Neto.

Na 13ª volta, Orsi, em uma manobra arrojada, passou Cacá no final da reta dos boxes. Com um bom rendimento, na 18ª volta, Orsi passou Losacco no final da reta oposta.

Depois de estar mais de dois segundos atrás de Losacco, Cacá tirou a diferença e pressionou a partir da 19ª passagem.

Em uma manobra parecida com a de Orsi, Jorge Neto superou Cacá no final da reta dos boxes na 21ª volta. Na penúltima passagem, Neto ultrapassou Losacco na reta oposta e deixou Giuliano disputar a terceira colocação e o título com Cacá até o final.

Stock Car V8 bate recorde de público no Brasil

O crescimento da Stock Car pode ser visto claramente tanto dentro quanto fora das pistas. Neste ano a comprovação do sucesso da principal categoria do automobilismo da América do Sul pode ser medido por um grid com média de 40 carros na Stock Car V8 e mais de 25 na V8 Light. Do outro lado do guard rail os números também são elevados. Nesta última etapa da Stock Car no Autódromo de Interlagos, mais de 80 empresas reservaram espaço em camarotes, paddocks e arquibancadas para torcidas organizadas, num total de 17 mil pessoas.

Com os ingressos vendidos, o público de domingo chegou a 43 mil pessoas, novo recorde da categoria no Brasil. Antes a melhor marca era de 42 mil pessoas em Brasília, também neste ano. O total da temporada foi de 402 mil pessoas, com média de 33,5 mil pessoas por prova, mais de 20% superior à do ano passado. A etapa de Buenos Aires, disputada em outubro, teve 70 mil pessoas.

Empresas do porte de Chevrolet, Caixa Econômica Federal, Vivo, Petrobras, Medley, Orbitall, Terra, entre outras, foram responsáveis por um aumento de quase 100% nas áreas para os convidados, comprovando que a Stock Car é hoje um dos principais palcos para marketing de relacionamento no Brasil. Nos camarotes empresários, seus clientes e fornecedores conversam de forma descontraída sobre negócios que, em boa parte das vezes serão fechados algum tempo depois.

“Quero dar os parabéns às equipes e aos pilotos que superaram a maratona que foi a Stock Car neste ano. Eles responderam à altura e proporcionaram um grande espetáculo para o contingente de patrocinadores e público do campeonato”, disse Carlos Col, organizador e promotor do Brasileiro de Stock Car V8.

Para montar uma infra-estrutura gigantesca como esta para receber a última etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, a Vicar, empresa que promove e organiza o evento, conta com 40 coordenadores, que supervisionam o trabalho de 1.500 pessoas contratadas especialmente para este final de semana em Interlagos. São seguranças, cozinheiros e garçons para os buffets, montadores e produtores para os estandes, além de um batalhão de funcionários de limpeza.

As mais de 40 equipes que compõem o circo da Stock Car V8 e da V8 Light somam cerca de duas mil pessoas. Além disso, Interlagos recebeu nesta semana mais 300 profissionais de imprensa de 120 veículos de comunicação de vários estados brasileiros.

Resultado da 12ª etapa da Stock Car V8:

1)Hoover Orsi (NasrCastroneves/Chevrolet), 26 voltas em 49m38s667, com média de 135,403 km/h

2)Antonio Jorge Neto (Eurofarma-RC/Chevrolet), a 1s735

3)Giuliano Losacco (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), a 2s435

4)Cacá Bueno (Petrobras-Action Power/Chevrolet), a 2s929

5)Thiago Camilo (Texaco-Vogel/Chevrolet), a 3s993

6)Luciano Burti (Eurofarma-RC/Chevrolet), a 4s968

7)Felipe Maluhy (Terra-Avallone/Mitsubishi), a 9s481

8)David Muffato (Neo Química-Boettger/Chevrolet), a 10s682

9)Ricardo Maurício (L&M Racing/Chevrolet), a 13s672

10)Ruben Fontes (JF-Racing/Chevrolet), a 17s002

11)Beto Giorgi (Cisne-JF/Chevrolet), a 18s764

12)Ingo Hoffmann (Filipaper-AMG/Mitsubishi), a 23s340

13)Rodrigo Sperafico (FOX-WB/Chevrolet), a 31s696

14)Chico Serra (Bassani-RC3/Chevrolet), a 33s028

15)Thiago Marques (Petrobras-Action Power/Chevrolet), a 37s464

16)Ariel Barranco (RR Embratel 21/Chevrolet), a 38s400

17)Guto Negrão (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), a 42s366

18)Fábio Carreira (Katalogo/Mitsubishi), a 45s638

19)Allam Khodair (Sorriso-RS/Chevrolet), a 48s198

20)Nonô Figueiredo (RS Motorsport/Chevrolet), a 48s325

21)Mateus Greipel (Bassani-RC3/Chevrolet), a 51s829

22)Wagner Ebrahim (Hot Car/Chevrolet), a 53s695

23)Raul Boesel (RR Embratel 21/Chevrolet), a 54s196

24)Luiz Garcia Jr. (Unibanco-WB/Chevrolet), a 1m27s492

25)Valdeno Brito (Bennamed-Nascar/Mitsubishi), a 6 voltas

26)Henrique Favoretto (L&M Racing/Chevrolet), a 6 voltas

27)Pedro Gomes (PMP & Alves/Mitsubishi), a 8 voltas

28)Duda Pamplona (Officer-Pamplona’s/Mitsubishi), a 10 voltas

29)Luis Carreira Jr. (Philips-Scuderia 111/Chevrolet), a 10 voltas

30)Gualter Salles (Texaco-Vogel/Chevrolet), a 13 voltas

31)Diogo Pachenki (PowerTech/Chevrolet), a 14 voltas

32)Carlos Alves (M, SP), a 14 voltas

33)Felipe Gama (Philips-Scuderia 111/Chevrolet), a 15 voltas

34)Alceu Feldmann (Neo Química-Boettger/Chevrolet), a 16 voltas

35)Juliano Moro (NasrCastroneves/Chevrolet), a 17 voltas

36)Christian Fittipaldi (Terra-Avallone/Mitsubishi), a 18 voltas

37)Sandro Tannuri (Filipaper-AMG/Mitsubishi), a 18 voltas

38)Popó Bueno (Bennamed-Nascar/Mitsubishi), a 22 voltas

Classificação final do Brasileiro de Stock Car V8 de 2005:

1) Giuliano Losacco, 166

2) Cacá Bueno, 165

3) Hoover Orsi, 115

4) Antonio Jorge Neto, 107

5) Luciano Burti, 79

6) Duda Pamplona, 74

7) Thiago Camilo, 71

8) Ingo Hoffmann, 63

9) Ruben Fontes, 62

Pedro Gomes, 62

11) Nonô Figueiredo, 61

12) Valdeno Brito, 58

13) Rodrigo Sperafico, 57

Alceu Feldmann, 57

15) Thiago Marques, 55

16) Ricardo Maurício, 47

17) Chico Serra, 44

18) Felipe Maluhy, 43

19) Wagner Ebrahim, 40

20) Beto Giorgi, 34

21) Sandro Tannuri, 33

David Muffato, 33

23) Christian Fittipaldi, 32

24) Guto Negrão, 28

25) Mateus Greipel, 24

26) Juliano Moro, 22

27) Raul Boesel, 19

28) Fábio Carreira, 16

29) Popó Bueno, 12

30) Adalberto Jardim, 8

31) Henrique Favoretto, 5

Diogo Pachenki, 5

33) Felipe Gama, 3

34) Luis Carreira Jr., 2

35) Angelo Serafim, 1

Sérgio Paese, 1

Campeões do Brasileiro de Stock Car:

1979 - Paulo Gomes

1980 - Ingo Hoffmann

1981 - Affonso Giaffone

1982 - Alencar Júnior

1983 - Paulo Gomes

1984 - Paulo Gomes

1985 - Ingo Hoffmann

1986 - Marcos Gracia

1987 - Zeca Giaffone

1988 - Fábio Sotto Mayor

1989 - Ingo Hoffmann

1990 - Ingo Hoffmann

1991 - Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli

1992 - Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli

1993 - Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli

1994 - Ingo Hoffmann

1995 - Paulo Gomes

1996 - Ingo Hoffmann

1997 - Ingo Hoffmann

1998 - Ingo Hoffmann

1999 - Chico Serra

2000 - Chico Serra

2001 - Chico Serra

2002 - Ingo Hoffmann

2003 - David Muffato

2004 - Giuliano Losacco

2005 Giuliano Losacco

Conheça Losacco, o mais jovem bicampeão da Stock Car

A paixão de Giuliano Losacco pelo automobilismo vem de berço. Nascido em São Paulo, no dia 17 de março de 1977, ele é de uma das famílias mais tradicionais do esporte nacional. O primeiro integrante a se envolver com corridas de carros foi o tio-avô Nicola. Depois veio o pai, Vinicius. Giuliano é a quarta geração da família que deixou a cidade de Bari, na Itália, no final do século 19, e desembarcou em São Paulo. Uma demonstração da paixão do clã Losacco pelo automobilismo aconteceu em 1925, quando Nicola disputou e venceu uma corrida realizada na ainda deserta Avenida Paulista, hoje o coração financeiro de São Paulo, a maior capital do Brasil. Apesar de ter perdido o pai, Victor Losacco, quando tinha 12 anos, Vinicius, pai de Giuliano, sempre incentivou o filho.

A carreira de Giuliano começou, como a maioria dos pilotos, no kart. Em seguida, ele passou a competir em provas de monopostos no Campeonato Paulista de Fórmula Ford e na Fórmula Chevrolet. Os primeiros contatos com os carros de turismo foram na Fórmula Uno e nas Mil Milhas Brasileiras. Giuliano tentou correr profissionalmente fora do Brasil. O piloto participou do Campeonato Inglês de Fórmula Vauxhall, do Campeonato Norte-Americano de Fórmula Ford 2000, do Campeonato Europeu de Fórmula Renault e da Campeonato Sul-Americano de Fórmula-3.

Sempre entre os mais rápidos, Losacco foi vice-campeão de Kart Paulista na Graduados B em 1991, campeão paulista de Fórmula Ford em 1993, segundo colocado nas Mil Milhas Brasileiras de 1993 e campeão do Campeonato de Esporte Protótipo em 2002. Após rápidas e curtas passagens pela Stock Car Light, Giuliano estreou na Stock Car V8 no dia 23 de março de 2003 em Curitiba. O piloto já mostrou perfeita adaptação ao carro e conquistou a pole position e um segundo lugar depois liderar boa parte da prova e dar muito trabalho para o vencedor Ingo Hoffmann.

Em 2004, Losacco se tornou, aos 27 anos sete meses e 21 dias, o campeão mais jovem da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car. Em seu segundo ano na categoria, ele ganhou quatro corridas, fez dois segundos lugares, um quinto, um décimo, uma nona posição e um 14º lugar. Neste ano de 2005 ele conquistou duas vitórias (Buenos Aires e Jacarepaguá), três segundos lugares, um terceiro neste domingo, um quarto, um quinto, um sétimo e um décimo primeiro lugar, além de dois abandonos que serviram como os descartes obrigatórios.

Giuliano Losacco é o quinto piloto na história a ganhar mais de um título na Stock Car. Antes dele, somente Paulão Gomes, Ingo Hoffmann, Angelo Giombelli e Chico Serra.

Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.

Milton Alves, José Eduardo Martins e Tatyane Camargo

Nenhum comentário: