Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 29 de novembro de 2005

Toyota: primeira a apresentar carro de 2006

A Toyota largou na frente para a temporada do ano que vem. Nesta segunda-feira (28), mais de três meses antes da primeira corrida de 2006, a equipe japonesa surpreendeu e lançou o modelo com o qual disputará o próximo mundial. O lançamento precoce coincide com o início dos testes do inverno europeu, em Barcelona, Espanha.

O fato de apresentar seus carros antes das adversárias não é novidade na equipe. Diferente, neste ano, foi que a escuderia não havia divulgado em que data o público poderia ver o TF106 – uma evolução do TF105B, utilizado nas corridas do Japão e da China neste ano.

“Trabalhamos neste carro desde o início de 2004”, afirma Mike Gascoyne, diretor-técnico responsável pelo chassi. “O lançamento deste modelo com tamanha antecedência é devido ao bom trabalho da equipe e mostra que podemos reagir o quanto for necessário para andar na frente”.

As principais novidades do carro em relação a seu antecessor estão na parte traseira, desenhada para acomodar o motor V8. O monocoque e a suspensão dianteira também foram modificados.

No lançamento, Gascoyne afirmou que a estréia do TF106 acontece nesta semana, assim que a equipe começar os testes no circuito da Catalunha. “Adotamos um calendário similar ao do ano que vem porque isso nos permite desenvolver a mecânica do carro antes de introduzirmos um pacote aerodinâmico para a primeira corrida”, explicou o diretor.

Sobre o motor, maior interrogação das equipes para 2006, o time também está tranqüilo. Luca Marmorini, ex-Ferrari, é o responsável pelo propulsor de oito cilindros; e mostra confiança quando fala da nova criação da montadora. “Já conseguimos muitos dados, tanto nas pistas quanto na fábrica. No dia 3 de novembro completamos a distância de duas corridas com uma única unidade no dinamômetro”.

O V8 da Toyota foi batizado RVX-06 e terá de manter a tradição de bons motores dos japoneses, construída em sua curta história na Fórmula 1. Na temporada deste ano, por exemplo, em apenas uma ocasião em 19 corridas um dos pilotos teve de abandonar devido a problemas no propulsor.




Nenhum comentário: