Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Niterói Rally Team lança projeto AGIR no Ibitipoca Off-Road

Projeto AGIR visa neutralizar o carbono lançado pelo veículo
durante as provas


O objetivo é promover ações de responsabilidade sócio ambientais, tais como a compensação do volume de dióxido de carbono (CO2) emitidos na natureza durante as competições e cooperar para a preservação do meio ambiente
19 de agosto de 2009 – Depois do sucesso das ações sociais desenvolvidas pela Niterói Rally Team, o piloto Ricardo Barra e o navegador Ronald Leis deram mais um passo pensando no futuro do planeta. A equipe inaugurará durante o Ibitipoca Off-Road – competição que acontece neste próximo final de semana, 22 e 23 de agosto –, o projeto AGIR, uma iniciativa sócio ambiental que visa a neutralização do carbono lançado no ar pelo veículo da equipe durante as competições.

O gás carbônico sempre esteve presente na atmosfera, mas o problema é que o excesso deste gás forma uma espécie de barreira que impede a saída do calor da Terra, o que tem causado graves mudanças climáticas. O plantio de espécies vegetais é uma forma de se combater este desequilíbrio, pois as árvores são os únicos seres capazes de consumir o CO2 da atmosfera, por conta da fotossíntese.

"Não é justo usufruirmos da natureza para um evento esportivo, e não compensar o meio ambiente por este uso. Para reverter essa situação, a partir dessa etapa, começaremos a doar/plantar mudas de árvores nos locais que sediarem as provas que participarmos”, declarou consciente Barra. O Ibitipoca Off-Road acontecerá entre as cidades de Juiz de Fora e Conceição do Ibitipoca, com aproximadamente 363 quilômetros de muitas disputas.

Barra e Leis plantarão mudas de ipê roxo e amarelo na RPPN Serra do Ibitipoca – Reserva Particular do Patrimônio Natural. Localizada junto o hotel Serra do Ibitipoca, situado no vilarejo de Conceição do Ibitipoca – pernoite do rali –, a reserva foi reconhecida pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas (autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, que administra as unidades de conservação estaduais, áreas de proteção ambiental destinadas à conservação e preservação em todo o estado). A criação da Reserva foi uma iniciativa voluntária do proprietário do lugar, o que merece o apoio e a parceria do projeto AGIR.

Porém, a ação da Niterói Rally Team também está conciliada a uma iniciativa de cunho social. As mudas a serem utilizadas no projeto AGIR serão produzidas por uma entidade social que recebe o apoio da equipe, trata-se do projeto Sementinha, de responsabilidade da Associação Rural de Duque de Caxias – ARDUC –, que cultiva mudas de árvores nativas e frutíferas presentes na Mata Atlântica.

Com a disseminação de conceitos sobre preservação ambiental, 12 alunos das escolas públicas do distrito de Xerém, RJ, participam do trabalho, criando assim uma consciência ecológica que pretende melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. As crianças recebem aulas teóricas e práticas semanalmente, com a supervisão da UNIGRANRIO. No ano de 2008, foram distribuídas cerca de 5 mil mudas.

"Nossa ação estimula um trabalho para o meio ambiente e também valoriza as atividades desenvolvidas pelas crianças do Projeto Sementinha, que tem o objetivo de instrumentar crianças carentes com os conhecimentos básicos de práticas agrícolas, visando futuramente sua inserção no mercado de trabalho. Acreditamos ser muito importante esta conjunção de ideias e atitudes, e apostamos neste tipo de parceria”, encerrou o piloto.

Para obter mais informações sobre a Niterói Rally Team, acesse o site www.niteroirallyteam.com.br

A Niterói Rally Team é patrocinada por Cerveja Itaipava e Armco Staco

Niterói Rally Team utilizará as mudas produzidas pelo Projeto

Sementinha

Projeto Sementinha é responsabilidade da Associação Rural

de Duque de Caxias, RJ

Ricardo Barra e Ronald Leis lançam o Projeto AGIR, de ações
sócios ambientais
Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br
crédito das Fotos: Doni Castilho/Dfotos e Projeto Sementinha

Nenhum comentário: