Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 3 de março de 2006

Equipes devem aprovar novo limite de testes

As 11 escuderias da F-1 estão próximas de fechar um novo acordo para restringir a quantidade de testes durante a temporada. É o que traz a mais recente edição da revista alemã "Auto Motor und Sport".


A idéia da limitação do número de sessões particulares teve origem em 2004, quando Paul Stoddart, então chefe da Minardi, foi eleito pelas demais equipes o porta-voz da Iniciativa de Corte de Custos da categoria. Uma dessas medidas, das quais a Ferrari não fazia parte, indicava que os times não deveriam testar mais do que 30 dias, nem utilizar duas pistas ao mesmo tempo.


Desta vez, serão 36 dias, considerando o intervalo entre o GP do Bahrein, marcado para o próximo dia 12, e a etapa no Brasil, em 22 de outubro. Renault, McLaren, Williams, Honda e até a Ferrari já teriam firmado compromisso. As outras seis equipes — Toyota, Red Bull, BMW Sauber, MF1, Toro Rosso e Super Aguri — devem se juntar em breve, até segunda-feira no máximo.


O acordo, que deve ter apoio unânime, prevê "férias" para a F-1 no mês de agosto. Não serão consideradas avaliações aerodinâmicas que os times fazem em retas. Há uma brecha: as escuderias poderão escolher circuitos em seu país de origem para treinar, sem contar para o limite.

Nenhum comentário: