Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 13 de junho de 2011

F-Futuro: Luir Miranda conquista, em Brasília, primeira vitória no automobilismo

Piloto carioca suportou grande pressão do mineiro Guilherme Silva durante a maior parte da corrida deste domingo no DF. Resultado o coloca na vice-liderança do campeonato

Bicampeão brasileiro de kart, o carioca Luir Miranda conquistou neste domingo (12), em Brasília (DF), sua primeira vitória no automobilismo depois de uma corrida eletrizante no encerramento da segunda rodada dupla da temporada 2011 da Fórmula Futuro.

Terceiro no grid de largada, Luir assumiu a liderança ao ultrapassar o potiguar Johilton Pavlak na terceira volta da prova, e tornou-se o quarto vencedor da temporada - que teve, nesta ordem, Jonathan Louis, Victor Franzoni e Guilherme Silva no alto do pódio nas três primeiras corridas.

Durante quase toda a prova, o carioca teve de suportar a pressão imposta por Silva - que tentava a segunda vitória no fim de semana. Nas voltas finais, no entanto, ele se superou para evitar a ultrapassagem. Depois da corrida, Luir admitiu estar "sem pneus" nos giros finais, em razão do desgaste excessivo que é característico da pista de Brasília.

"Suportei uma pressão muito grande do Guilherme, e como ontem (sábado) tive um problema nos freios, acabei desgastando muito meu carro. E os pneus dianteiros, principalmente, sentiram o maior esforço. Nas últimas voltas meu carro já não fazia curvas de alta e tive que começar a frear bem antes. Procurei manter a concentração e felizmente deu pra segurar o Guilherme até o final", comentou. "A primeira vitória a gente nunca esquece, então este resultado vai ficar na minha memória para sempre", acrescentou.

Lidar com o desgaste de pneus, aliás, foi a maior lição aprendida no fim de semana por Luir Miranda. "Essa etapa me ensinou que temos que ter muito cuidado com os pneus, principalmente em pistas abrasivas como esta de Brasília. Prestei atenção durante toda a prova na minha distância para o Guilherme, e procurei descobrir os pontos onde ele era mais rápido e onde eu levava vantagem. Passei um grande sufoco no final, já com os pneus muito desgastados, mas corri bastante tranquilo e felizmente consegui essa primeira vitória", comentou.

Com este resultado, Luir Miranda passou a ocupar a segunda posição no campeonato com 45 pontos. Silva segue na liderança, com 56. Em terceiro está Jonathan Louis, que soma 35. Restam oito corridas para o encerramento da temporada 2011 da Fórmula Futuro e 140 pontos ainda estão em jogo. Os pilotos ainda devem descartar os dois piores resultados obtidos ao longo do calendário.

A próxima etapa será disputada nos dias 16 e 17 de julho, em Londrina (PR). Veja como terminou a corrida deste domingo em Brasília:

1 - Luir Miranda - 13 voltas em 27min41s046
2 - Guilherme Silva - a 0s144
3 - Johilton Pavlak - a 1s292
4 - Guilherme Salas - a 10s646
5 - Felipe Donato - a 25s275
6 - Eduardo Banzolli - a 49s887
7 - Ricardo Landucci - a 1min04s408
8 - John Louis - a 1 volta

Excluídos:
Lucas de La Vega
Victor Franzoni

Melhor volta: John Louis, em 2min06s027

Classificação do campeonato
1 - Guilherme Silva - 56 pontos
2 - Luir Miranda 45
3 - John Louis 35
4 - Victor Franzoni - 29
5 - Guilherme Salas - 26
6 - Felipe Donato 20
7 - Johilton Pavlak - 17
8 - André Pedralli 16
9 - Lucas de La Vega - 15
10 - Eduardo Banzolli - 12
11 - Ricardo Landucci - 5



Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045

Nenhum comentário: