Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 30 de abril de 2006

Ádria Santos experimenta gostinho

Curitiba – A velocista Ádria Santos (Limpol), detentora de 12 medalhas paraolímpicas nos 200 e 100 metros rasos, conh eceu neste sábado um pouco da emoção da Stock Car. Convidada pela equipe Medley, a atleta cega andou como passageira no carro de dois lugares da equipe, conduzido pelo piloto Felipe Giaffone, um dos astros brasileiros da Indy Racing League.

Foi um dia que a tricampeã mundial dos 200 metros jamais esquecerá. Moradora em Joinville (SC), a pouco mais de 120 km de distância, Ádria chegou ao Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais acompanhada do marido e guia Rafael Krub e da filha Bárbara. Conheceu o bicampeão Giuliano Losacco, percorreu os boxes e ficou empolgada com o barulho ensurdecedor dos motores de 480 cavalos da Stock Car. No final dos treinos, ganhou a chance de sentir de dentro da pista todas as emoções da principal categoria do Brasil.

“Foi demais. A sensação da velocidade é muito grande, principalmente nas curvas, quando a cabeça da gente chega a ir de um lado para o outro. Confesso que estava um pouco nervosa, com as mãos suando frio. Mas o Felipe soube como me tranqüilizar e me perguntava a todo momento se eu estava bem”, elogiou.

Ádria é portadora de retinose pigmentar, doença degenerativa congênita e sem cura, e perdeu completamente a visão aos 18 anos. Mas desenvolveu outros sentidos. Antes de sentar no cockpit, Ádria usou o tato para descobrir os segredos do interior do carro. Durante o passeio, colocou a mão sobre a perna direita de Felipe. “Pelo movimento da perna dele, eu sabia que ele tinha tirado o pé do acelerador e me preparava para a freada forte”, explicou.

De volta aos boxes, Ádria conversou longamente com Felipe e quis saber qual a velocidade máxima alcançada pelo carro. “Passamos um pouco dos 200 quilômetros por hora”, avaliou Felipe, para espanto de Ádria. Reconhecida em todos os pontos do autódromo por onde circulou, Ádria posou para fotografias e atendeu aos fãs sempre com simpatia e paciência. Ela curtiu tanto o novo mundo que acabara de conhecer que prometeu voltar a Curitiba na próxima passagem da Stock Car pela cidade, prevista para agosto.

Fonte: MF2 / Foto: Miguel Costa Jr.




Nenhum comentário: