Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 4 de junho de 2008

AUTOMOBILISMO: SANTA HELENA INAUGURA AUTÓDROMO NESTE FIM DE SEMANA COM ETAPA DA COPA PARANÁ DE VELOCIDADE NA TERRA



A cidade paranaense de Santa Helena, situada na Costa Oeste, será palco neste fim de semana - 07 e 08/06 - da COPA PARANÁ DE VELOCIDADE NA TERRA.

A prova faz parte do calendário oficial da Federação Paranaense de Automobilismo – FPRA, e reunirá 70 pilotos das categorias Super Fórmula Tubular, Fórmula Tubular, Marcas Nacionais (Marcas N) e Kart Cross 2 Tempos e 4 Tempos.

Na oportunidade também será inaugurado o autódromo, que foi construído próximo ao Parque Industrial, com acesso pela PR-488, ao lado do Pesque Pague Recanto do Lazer.

Os treinos oficiais serão sábado, dia 7, e as provas no domingo, dia 8, prometendo levar muita emoção e adrenalina para a região, pois será válido pela terceira etapa da Copa Paraná de Velocidade na Terra.

Mais de 4 mil pessoas são esperadas no evento.

Além de cumprir todas as exigências de segurança, a construção do autódromo, cujo circuito tem 1.100 metros, também privilegiou o conforto do público, pilotos e equipes.

Da arquibancada, com 2.500 lugares, como também do aterro feito especialmente para abrigar o público que preferir ficar em pé ou levar suas cadeiras, pode se ver toda a extensão da pista, que é totalmente plana, possibilitando que o expectador não perca nenhum lance. Haverá amplo estacionamento, alimentação e bebidas.

Para os pilotos e equipes será disponibilizado 720 metros quadrados de Box cobertos, com pátio cascalhado e compactado, pontos de água e energia elétrica. A torre possui amplo espaço para escritório no térreo, cronometragem no primeiro piso e fimagens e locução no segundo. A pista foi construída dentro das normas da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, para circuitos de terra, contendo áreas de escape, barreiras e cercas e pneus de contenção, apoio de bandeiras, ambulâncias e bombeiros.



PROGRAMAÇÃO

Sábado, dia 7, a partir das 8h a pista estará liberada para treinos oficiais. No domingo, dia 8, “warm-up” a partir das 8h, seguindo-se a tomada de tempo para formação dos grid de largada para todas as categorias. Às 9h e 40m haverá rápida solenidade de inauguração do autódromo, com execução do hino nacional e hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraná, Município de Santa Helena e da FPRA. Às 11h já acontecerá a primeira bateria do Kart Cross 2T e 4T, seguindo-se breve intervalo para almoço e seqüência das baterias a partir das 13 horas, com encerramento das provas previsto para às 18h, quando será formado o podium para premiação do 1º. ao 5º. colocado de cada categoria. Kart Cross 2T e 4T disputam 3 baterias cada e as demais, Marcas “N”, Fórmula Tubular “A” e “B” e Super Fórmula Tubular “A” e “B” duas baterias cada de 15m.



INGRESSOS

Para os treinos oficiais de sábado a entrada será livre, e até este dia, os ingressos poderão ser adquiridos antecipadamente por R$ 7,00 com venda nos pontos distribuídos no município de Santa Helena e próprio autódromo. No domingo, dia 8, custará R$ 10,00. Será vetada a entrada com bebidas.



EXPECTATIVA

O autódromo foi construído com recursos próprios de um grupo de amigos denominado equipe “Autocross Santa Helena” com apoio do Município de Santa Helena que cedeu nos finais de semana as máquinas para construção da pista e adequação do terreno. Como retribuição, 10% da renda obtida na bilheteria do evento será doada para o TIM – Trabalho Integrado de Menores, instituição que se dedica a cuidar de menores carentes no município, que apoiará também com pessoal à organização.

Após muitas pistas provisórias terem sido construídas e desmanchadas, se pretende com essa, definitiva, tornar habitual em Santa Helena a pratica do automobilismo. Além de provas em nível estadual, como a COPA PARANÁ DE VELOCIDADE NA TERRA, será idealizado pelo mesmo grupo campeonatos municipais e regionais da categoria, além de abrir o autódromo para outras modalidades, como Motocross, Velocross e outras promoções para o público jovem. Já se pensa em promover no futuro uma prova noturna, após complemento das obras que virão na seqüência, proporcionando a população da Costa Oeste do Paraná mais uma alternativa de divertimento e ao mesmo tempo incrementar o turismo no município, já conhecido nessa área pelas pela sua praia artificial no Lago de Itaipu e monumentos importantes como o “Marco da Coluna Prestes” e o “Monumento do Cristo”.






Informações
genaro@rgl.com.br

Nenhum comentário: