Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Reijers Rally Team cumpre os desafios do Rally dos Sertões


Foto: Idário Araújo
Missão quase impossível: participar do Rally dos Sertões é algo para poucos e bons; é preciso coragem e determinação

Após dez dias de competição, encarando os mais difíceis obstáculos off-road, numa demonstração de garra e coragem, Roberto Reijers e Rogério Almeida terminam o Rally dos Sertões e comemoram bastante a chegada no Forte dos Reis Magos, em Natal, RN

Um público bastante animado estava em Natal, RN, a espera dos heróis que participaram do 16º Rally Internacional dos Sertões. O segundo maior rali do mundo terminou nesta sexta-feira, após dez dias de competição e 4.735 quilômetros percorridos. O favoritismo da equipe Volkswagen foi confirmado, com vitória de Giniel de Villiers e Dirk von Zitzewitz, seguidos de Mark Miller e Ralph Pitchford.

Os sobreviventes dessa grande aventura atravessaram emocionados o pórtico de chegada (montado no Forte dos Reis Magos), comemorando bastante. E também pudera, a edição desse ano foi bastante severa, com variados e difíceis obstáculos off-road a serem superados em alta velocidade. Dos 59 carros que largaram de Goiânia, GO, 16 abandonaram a corrida por problemas mecânicos. Tratou-se de uma disputa que exigiu preparo físico dos participantes e resistência dos equipamentos. A lei no Sertões é sempre a mesma: “Quem tem menos problemas, vence”.

No primeiro ano como equipe independente, a Reijers Rally Team fez uma prova de superação e persistência. O piloto Roberto Reijers e o navegador Rogério Almeida (que chegaram a ocupar o segundo lugar na categoria Protótipos até a terceira etapa), tiveram alguns contratempos com a picape Ford Ranger, e sofreram bastante no decorrer da especial mais longa de todo o evento (536 quilômetros, no Jalapão, TO).

O time aproveitou cada lição que teve e a maior vitória foi, sem dúvida, terminar o rali. A princípio, o objetivo era chegar entre os cinco primeiros da categoria, mas devido aos problemas que tiveram, sentem-se vitoriosos por terminar mais um Rally dos Sertões. “O importante é completar a prova. Quando chegamos à reta final, a emoção toma conta, porque nos lembramos de tudo o que passamos para chegar até aqui. Resistimos aos piores desafios, aos problemas mecânicos e ao desgaste físico e mental. Somos vencedores, pois não desanimamos e tivemos experiência o suficiente para não ficarmos pelo caminho”¸ falou bem-humorado Rogério.
A última etapa do Sertões teve uma especial de 130 quilômetros, que partiu de Mossoró, RN, rumo à capital potiguar, num percurso de longas retas com piçarra e lama, e claro, trechos de praias, com muita areia e grandes dunas a beira-mar. A Reijers Rally Team completou o dia na 9ª colocação, e na classificação final, conquistou o 8º lugar na Protótipos.
No geral, o carro se comportou bem. “A suspensão foi fantástica, mostrou-se muito resistente nos trechos de trial e o motor não apresentou nenhum problema sequer, provando toda sua força e competitividade. O resultado nesse Sertões foi muito positivo, mas teremos um trabalho árduo pela frente para acertar alguns detalhes de todo o conjunto técnico”, declarou o piloto.

Os competidores ressaltam a importância dos pneus utilizados durante todo o certame, o BFGoodrich G1. O modelo é de uso misto adaptado para rodagem em solos duros, lama e areia. A estrutura lateral é reforçada e resistente a cortes, o que proporcionou a eles mais segurança na hora de encarar os obstáculos, e também maior dirigibilidade em altas velocidades em solos agressivos. “Ter pneus confiáveis é fundamental, faz parte de toda a estratégia para quem busca a vitória. E ficamos impressionados com o desempenho deste modelo”, salientou Roberto.

O piloto agradece a todos os integrantes da equipe pelo esforço desempenhado, principalmente, aos mecânicos, e reitera que sem eles, a dupla não teria chegado ao fim do rali, bem como o incentivo de todos os patrocinadores. Também destaca a amizade e apoio de Rogério, valorizando a excelente parceria, na certeza de que juntos realizarão muitos trabalhos positivos.

A Reijers Rally Team volta para casa onde retomam os planejamentos do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country e Copa RallySP. A próxima disputa de Roberto e Rogério será em São Paulo, no dia 23 de agosto, pela 3ª etapa do Brasileiro.

Roberto Reijers e Rogério Almeida têm patrocínio do Grupo Reijers e apoio da Toyomatic Comércio e Indústria de Máquinas, Global Produtos Metalúrgicos e Norte Sul Veículos

Assessoria de Imprensa Equipe Reijers
Isis Moretti – Mtb: 36.471
(11) 8308-7141
Carolina Yada
(11) 9657-6761

Nenhum comentário: