Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 27 de abril de 2014

Fwd: Em Brasília, Felipe Fraga consolida novos recordes na Stock Car

Em Brasília, Felipe Fraga consolida novos recordes na Stock Car


Mais jovem vencedor da Stock Car, aos 18 anos, Felipe Fraga também se tornou o mais jovem a largar na pole position na primeira corrida hoje, em Brasília; problemas no pit stop e falta de combustível no final tiram chance de vitória do tocantinense

A terceira etapa da Stock Car, disputada hoje em formato de rodada dupla, em Brasília, começou de maneira histórica, ao ter Felipe Fraga na pole position, o mais jovem a obter este feito, com apenas 18 anos. Foi mais um recorde quebrado pelo tocantinense da equipe Vogel, que na sua estreia em Interlagos também já havia se tornado o mais novo piloto a vencer uma corrida.

Uma série de complicações, no entanto, impediram que Fraga conquistasse sua segunda vitória na categoria - ele fazia sua estreia em Brasília com a Stock Car. O jovem piloto do Tocantins largou bem e manteve a ponta até as paradas de pit stop - a primeira corrida, de 40 minutos mais uma volta, exige a troca de pelo menos um pneu.

Mas problemas nos boxes fizeram com que ele perdesse tempo precioso. Na hora de sair, o carro ficou "encaixotado" com um piloto que entrava no pit lane bem no momento em que Fraga sairia.

"Começamos bem a corrida de Brasília com a pole position e sem dúvida éramos o mais rápido nas duas corridas. Infelizmente tivemos um problema no pit stop, ficando preso pelo carro da frente. Ainda deixei o carro apagar e perdemos mais tempo", diz Fraga, que ainda conseguiu se recuperar na pista com boas ultrapassagens e chegar na décima colocação.

Já com o carro alinhado na pole position da corrida 2 (por inverter o top-10 da primeira), o jovem piloto foi comunicado que, devido a reclamação por um toque em Thiago Camilo, os comissários o puniram com o acréscimo de 20 segundos no resultado final. Da pole, ele foi jogado para 15o no grid.

"Queria muita a décima colocação porque valia a pole e defendi minha posição na última volta do Thiago (Camilo). Na minha visão, fiz uma defesa correta, mas não foi assim que os comissários entenderam e tive que aceitar a punição", diz Fraga.

A punição não impediu o tocantinense de dar outro show na Stock Car. Com um pilotagem ousada e mostrando muita velocidade, o piloto da Vogel subiu de 15o para terceiro em poucas voltas, e nitidamente vinha com ritmo para brigar pela vitória.

"Na segunda corrida, largando em 15o, fiz uma largada muito boa, mas no final tive que economizar combustível. Mesmo poupando e com Safety Car, acabou faltando na reta final e perdi um pódio certo", diz Fraga, que ainda, no embalo, cruzou a linha de chegada na nona colocação, fazendo pontos suficiente para deixá-lo no 14o lugar do campeonato.

"Com tanta velocidade nas duas corridas, é claro que queria sair ao menos com mais uma vitória, mas pelo menos consegui mais um recorde (o de pole mais jovem) e mostrar que a equipe Vogel está super competitiva. O Luciano (Burti) também está bem e conseguimos um ritmo forte nas duas provas. A estratégia também foi a correta e teria nos levado ao pódio nas duas provas, mas não adianta lamentar, agora é continuar trabalhando e aprender com os erros", diz Fraga.

Esta também é a visão do chefe de equipe, Mauro Vogel. "É claro que o resultado final foi frustrante, ainda mais pela perda do pódio no final, com um consumo no carro do Fraga que nos surpreendeu, por ser muito alto, mesmo com ele economizando. Em todo caso, temos a certeza de que estaremos competitivo nas próximas etapas", diz Vogel.

A Stock Car volta a fazer mais uma rodada dupla, desta vez no circuito de Goiânia, no dia 1o de junho.

Campeonato
Pilotos

(15 primeiros colocados)
1º) Valdeno Brito, 37 pontos
1º) Sérgio Jimenez, 37
3º) Marcos Gomes, 36
4º) Cacá Bueno, 31
5º) Antonio Pizzonia, 25
6º) Daniel Serra, 23
7º) Tuka Rocha, 22
8º) Galid Osman, 19
9º) Ricardo Maurício, 17
10º) Átila Abreu, 15
11º) Ricardo Zonta, 14
11º) Rafa Matos, 14
13º) Denis Navarro, 13
14º) Felipe Fraga, 13
15º) Felipe Lapenna, 12

Para mais imagens de Felipe Fraga, acesse redbullcontentpool.com

Bruno Terena/Red Bull Content Pool
Clique na imagem para fazer o Download...
Felipe Fraga
Alta | Web

Bruno Terena/Red Bull Content Pool
Clique na imagem para fazer o Download...
Felipe Fraga
Alta | Web

Bruno Terena/Red Bull Content Pool
Clique na imagem para fazer o Download...
Felipe Fraga
Alta | Web

Bruno Terena/Red Bull Content Pool
Clique na imagem para fazer o Download...
Felipe Fraga
Alta | Web



Nenhum comentário: