Neste sábado, dia 16 de setembro, foi disputada em Itupeva (SP) a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Foram quase cinco horas de prova e a diferença de menos de um minuto separou os três primeiros colocados nos carros. A dupla Ingo Hoffmann e Lourival Roldan foi a mais rápida, finalizando os quilômetros cronometrados em 4h57min1seg. Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo vieram logo atrás com 4h57mim 21seg e a dupla da Equipe Petrobras Lubrax, Klever Kolberg e Eduardo Bampi, terceira colocada, fechou a prova em 4h57min 56seg.
A disputa acirrada do Baja SerrAzul começou as 8h30 com a realização do prólogo, uma volta que define a ordem de largada, numa pista de 2km construída para o evento. Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo venceram o prólogo seguidos por Maurício Neves e Clécio Maestreli. A dupla da Equipe Petrobras Lubrax fez o terceiro melhor tempo.
As 11h30 foi dada a largada da primeira especial (trecho cronometrado). Minutos antes da largada, começou a chover, o que causou certa insegurança nos competidores na escolha dos tipos de pneus. Mas como em pouco tempo a chuva cessou e durante o dia inteiro ela não voltou a cair, não tivemos um rali definido pela escolha certa dos pneus.
Neste primeiro trecho cronometrado, os veículos passaram por estradas de terra da região bastante sinuosas e com piso de areia - cerca de 10% do percurso foi realizado nessa condição. Depois os competidores entraram em estradas abertas por tratores dentro de fazendas de Itupeva. “Este percurso também estava bastante sinuoso e estreito com muitas curvas descompensadas, com inclinação para fora da pista, o que dificulta manter o veículo dentro do percurso”, contou o piloto Klever Kolberg. Para completar a primeira especial, os competidores percorreram mais meia volta na pista de fazendas de Itupeva.
Depois da primeira especial, os competidores tiveram 30 minutoss para o apoio técnico. Na seqüência, pilotos e competidores partiram para os últimos quilômetros cronometrados da prova, que foram disputados na mesma meia volta da primeira especial. Segundo o piloto da Equipe Petrobras Lubrax, o BajaSerrAzul foi realizado nos moldes do Mitsubishi Cup.“ O percurso repetiu voltas assim como ocorre no Mitsubishi Cup. Como nós não participamos deste campeonato, esta foi uma dificuldade adicional, já que nossos principais rivais estão habituados a este tipo de competição”, afirmou o piloto da Equipe Petrobras Lubrax
Klever Kolberg também acrescentou que os navegadores trabalharam bastante nessa prova. “Os trechos cronometrados exigiram muita atenção dos navegadores, eles não pararam de trabalhar um momento na prova, cantando a toda hora as referências do percurso. O serviço foi tão forçado que muitos navegadores experientes tiveram que abandonar o rali porque estavam passando mal”, contou o piloto da Equipe Petrobras Lubrax, que não teve problemas com seu navegador Eduardo Bampi.
A dupla da Equipe Petrobras que correu o Baja SerrAzul com o carro reserva, um Mitsubishi L 200 Evolution de 2001, ficou satisfeita com a performance do veículo. “O carro funcionou muito bem, é claro que se estivéssemos com o veículo titular poderíamos ter alcançado uma posição melhor, mas a L200 2001 nos deixou ainda na briga pelo campeonato” disse Klever Kolberg. Eles não correram com o L 200 Evolution, que disputou o Rally dos Sertões deste ano, devido a um problema eletrônico.
Com a vitória no BajaSerrAzuI, Ingo Hoffmann e Lourival Roldan assumem a vice-liderança do campeonato. Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo ainda lideram a geral dos carros e a dupla da Equipe Petrobras Lubrax está na terceira colocação. Na luta pelo título da categoria Protótipos, Ingo Hoffmann e Lourival Roldan são os primeiros seguidos por Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo e pela dupla Klever Kolberg e Eduardo Bampi.
Nos caminhões, o trio Carlos Salvini, Guido Salvini e Fernando Ventania venceram a quarta etapa do Brasileiro. A segunda colocação ficou com Luciano Cunha e Rodrigo Khezan o terceiro lugar no pódio foi da dupla Pedro Yahn e Moises Nivolone.
A dupla da Equipe Petrobras Lubrax, André Azevedo e Maykel Justo, ficou com a quarta colocação. No final do primeiro trecho cronometrado, um dos pneus do caminhão da dupla furou. André e Maykel levaram de 15 a 20 minutos para trocar o pneu. “Na segunda especial, estávamos em recuperação, quando a mola dianteira de sustentação da cabina quebrou, não tivemos mais condições de segurança para continuar correndo com o Mercedes Atego 1725 4X4 no mesmo ritmo. Isso tirou nossas chances de vitória”, lamentou André Azevedo.
O próximo encontro desses competidores será nos dias 7 e 8 de outubro, quando acontecerá a penúltima etapa do Brasileiro também em Itupeva (SP).
Classificação de carros no Rally Baja SerrAzul
1) Ingo Hoffman e Lourival
2) Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo
3) Klever Kolberg e Eduardo Bampi
Classificação de caminhão no Rally Baja SerrAzul
1) Carlos Salvini, Guido Salvini e Fernando Ventania
2) Luciano Cunha e Rodrigo Khezan
3) Pedro Yahn e Moises Nivolone
Classificação da geral de carros do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
1) Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo 49 pontos
2) Ingo Hoffmann e Lourival Roldan 47 pontos
3) Klever Kolberg e Eduardo Bampi 43,5 pontos
Classificação da categoria Protótipos do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
1) Ingo Hoffmann e Lourival Roldan 52,5 pontos
2) Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo 50 pontos
3) Klever Kolberg e Eduardo Bampi pontos 49,5 pontos
obs: O crédito das imagens é de Donizetti Castilho
Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Pearson, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Renov, Mercedes Seguros, MANN-FILTER, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix e Dakar Promoções.
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