Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Transparaná chega a metade da competição com chuva em Apucarana



Na manhã desta quinta-feira (27), competidores deixam a cidade do centro-norte do Paraná com destino a Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, para disputar o quarto dia de Raid

Das 64 duplas de todo o Brasil que largaram de Guaira na disputa da 17ª edição do considerado o maior Raid das Américas, quatro ficaram pelo meio do caminho e 60 completaram a metade da competição na tarde desta quarta-feira (26), na chegada a Apucarana debaixo de chuva. O terceiro dia de prova foi marcado pela disputa em trilhas que cortavam os canaviais da região e pela travessia de balsa, no trajeto de Campo Mourão à cidade do centro-oeste. Foram percorridos 248 quilômetros em quase nove horas de prova. Os vencedores das etapas 5 e 6 serão divulgados pelo Jeep Clube de Curitiba nesta noite, durante o briefing com os competidores, do percurso de amanhã. O Raid termina no próximo sábado (29), com a chegada na praia de Caiobá, em Matinhos, no litoral paranaense.

Os aproximadamente 816 quilômetros percorridos desde o início da competição até Apucarana já foram suficientes para que competidores afirmem que o Transparaná 2011 já é o melhor dos últimos anos e um dos melhores entre os 17 anos de história deste grande evento off-road. Neste ano, o Jeep Clube de Curitiba profissionalizou a prova, que está sendo organizada pela Kolling Racing.

Para a dupla catarinense da equipe Ensimec, que disputa o raid pela quinto ano, o Transparaná 2011 está superando todas as expectativas. "Não é menosprezar as provas anteriores, mas neste ano a prova está excelente, com altas médias de velocidade, metragens corretas e muito bem organizada", opina o piloto de Blumenau, do Troller 7, Flávio Kath. "A prova está tão rápida que piscar já é suficiente para cometer falhas, mas quanto mais difícil melhor e quando chove a prova fica melhor ainda", completa o navegador de Brusque, Rafain Walendowsky. A dupla disputa o raid pela categoria master e conquistou o 1° lugar nos dois primeiros dias de prova.

O piloto palotinense Marcelo Rorig, da Pajero 43, está estreando na competição, mas diz que a prova está excelente e que gostou muito do nível técnico do trajeto de Guaira a Terra Roxa e o de Polotina a Cascavel. "Com certeza a prova deste ano está superando facilmente as provas de anos anteriores, pelas trilhas, pela organização, pelas planilhas, tudo contribuindo para um nível forte de competitividade, sem falar no fato da chegada voltar ao litoral", completou o companheiro da equipe Jeep Clube de Palotina, o navegador Roberto Spessatto, que está disputando o quarto Transparaná. Os polotinenses estão na categoria Graduados e conquistaram o 1° lugar da categoria no segundo dia de prova.

Pai e filho, que neste ano completam quatro anos em Transparaná, Marcos Osires e Marcos Vinícius Nunes, de Curitiba, afirmam que a prova deste ano está diferenciada. "Tem muito mais trilhas e menos estradões e o raid é isso, não estamos disputando um rali", diz o pai e piloto do Jeep Willys 76. "A prova está mais organizada, técnica e competitiva, com mais dificuldades e muitos laços", completa o filho e navegador Marcos Vinicius. Os curitibanos da categoria Jeep chegaram em 1° lugar nos dois primeiros dias de Raid.

Para os estreantes em Transparaná da categoria Junior, a prova está completa. "A prova está ótima, bem rápida e já enfrentamos diversas situações, pilotando em todo tipo de terreno", relata o piloto do Troller 56, o cascavelense Sandy Roncaglio, que disputa a competição pela equipe Sapicuera, de Curitiba. "A prova está bem técnica, mas até agora gostei mais do percurso de hoje, de Campo Mourão a Apucarana, ainda mais que foi o primeiro dia que pegamos chuva, no canavial próximo a Apucarana", completa o companheiro de equipe, o navegador apucaranense Jonathan Ardigo. A dupla conquistou os respectivos 2° e 1° lugares da categoria nos dois primeiros dias de competição.

Raid segue para Telêmaco Borba nesta quinta-feira

Amanhã (27), os jipeiros deixam a região centro-norte do estado com destino à região dos Campos Gerais. Largando de Apucarana, o quarto dia de competição terá o percurso mais curto do Raid, totalizando 193 quilômetros. Serão aproximadamente 7h20min de trilhas que levam a cidade de Telêmaco Borba, passando por Tamarana e Lajeado Bonito. Mais informações, notícias, resultados e imagens da 17ª edição do Transparaná 2011 são encontrados no site www.transparana.com.br. O Raid conta com o patrocínio da Troller, Trilha Eurocar, Ekron Guinchos, Off Limits, Northstar Motors, Itaipu Binacional e das Prefeituras de Curitiba e Guaira, além do apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, Federação Paranaense de Automobilismo, Sindicosbustíveis, Sanepar, Rádio 98 FM, Mamute Off-Road, Apolar Imóveis, Postos Tonin, Fox Fire, Trevauto Veículos, Acassius Adesivos, Fábrica das Cópias, Costão do Santinho Resort Golf SPA, Mabu Thermas & Resort e das Prefeituras de Palotina, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Telêmaco Borba e Matinhos.

Fotos: Mary Derosso























NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalista Bebel Ritzmann - (41) 99571547
Jornalisa Zinho Gomes - (41) 9221-8977

Nenhum comentário: