Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 23 de março de 2011

Com três brasileiros, FIA GT abre temporada em Abu Dhabi

Campeonato Mundial inicia disputa do título em 2011 neste fim de semana com Ricardo Zonta, Enrique Bernoldi e Jaime Câmara no grid

O Mundial de FIA GT, um dos principais campeonatos de turismo do planeta, dá a largada para a temporada 2011 com três brasileiros alinhando no grid de largada no luxuoso circuito de Abu Dhabi, que recebe a primeira das dez provas do ano (uma delas em Curitiba) neste sábado. A "escalação" brasileira é liderada pelo campeão de 1998, Ricardo Zonta, o ex-piloto de F-1 Enrique Bernoldi e Jaime Câmara, que tem passagens pela Indy.

Zonta e Bernoldi, ambos paranaenses, formarão uma dupla 100% verde e amarela na equipe oficial da Nissan, a Sumo Power GT. Juntos, os dois somaram três vitórias em 2010 (duas de Zonta e uma de Bernoldi) e Zonta acredita que a boa química entre os dois será essencial na briga pelo título deste ano. "O Bernoldi e eu somos amigos de longa data e sabemos o estilo um do outro. Tem tudo para dar certo", destaca.

Ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1, Zonta chega aos Emirados Árabes Unidos com um ótimo resultado na etapa de Curitiba da Copa Caixa Stock Car, após terminar a prova em terceiro lugar, depois de partir em 12°. "Começamos o ano com o pé direito e pretendemos subir dois degraus no pódio neste fim de semana. Será um campeonato difícil, com muitos nomes e marcas de prestígio, e sabemos que teremos uma grande batalha pela frente", analisa.

Entre os pilotos inscritos no grid estão outros nomes com passagem pela F-1, como Karl Wendlinger, David Brabham, Tomas Enge e Bas Leinders, representando marcas como Aston Martin, Lamborghini, Ford e Corvette. "Todos os carros são muito fortes e o campeonato tende a ser muito equilibrado. Neste fim de semana, quando todos correm sem lastro, veremos qual será o carro a ser batido", continua Zonta.

A prova deste fim de semana marca a segunda parte de uma maratona de cinco corridas em sequência para Zonta: são três corridas de Stock Car (Curitiba, São Paulo e Ribeirão Preto) intercalada com duas do GT (Abu Dhabi e Zolder, na Bélgica). "Será uma rotina cansativa; me acostumei com a ideia de dormir no avião", brinca. "Mas, depois de ter passado tanto tempo esperando o início da temporada, o que eu quero mesmo é correr!", completa.

O fim de semana do FIA GT é composto por três treinos, sendo um livre, outro pré-classificatório e a tomada de tempos em si, que formar a ordem de largada para a corrida de classificação, de 60 minutos. Esta prova, além de premiar os três primeiros com pontos, determina o grid para a prova principal, que tem a mesma duração e o sistema de distribuição de pontos igual ao usado na F-1.

As atividades oficiais têm início na sexta-feira, com os treinos e a classificação, enquanto o sábado será reservado para a bateria classificatória e a corrida principal. Confira a programação completa:

Sexta-feira, 25 de março
4h: Treino livre
8h: Pré-classificação
12h: Classificação

Sábado, 26 de março
4h50: Warm up
6h: Corrida classificatória (duração máxima de 60 minutos)
12h45: Corrida principal (duração máxima de 60 minutos)


Calendário 2011 do Mundial de FIA GT

26 de março: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
10 de abril: Zolder (Bélgica)
8 de maio: Algarve (Portugal)
15 de maio: Sachsenring (Alemanha)
5 de junho: Silverstone (Inglaterra)
3 de julho: Navarra (Espanha)
17 de julho: Paul Ricard (França)
4 de setembro: Ordos (China)
23 de outubro: Curitiba (Brasil)
6 de novembro San Luis (Argentina)



Mais informações www.ricardozonta.com.br
Siga Ricardo Zonta no twitter @rzonta

Assessoria de Imprensa Ricardo Zonta
Office: (51) 3207.9284
Glauce Schütz | glauce@ms2comunicacao.com.br | (51) 8142.2602
Bruno Vicaria | vicaria@ms2comunicacao.com.br | (11) 8196.3069
Marcela Martinez | marcela@ms2comunicacao.com.br | (51) 8128.3371

Tel. 51 8142.2602
Nextel. 82*36383
www.ms2comunicacao.com.br

Nenhum comentário: