Em Santa Cruz do Sul, Shell Racing defende liderança entre equipes da Stock Car Após segundo lugar de Valdeno Brito e top-10 de Popó Bueno na abertura da temporada em Interlagos, equipe acumula 14 pontos no campeonato; etapa deste final de semana marca volta da categoria a Santa Cruz do Sul e estreia de novo formato, com rodada dupla Após uma histórica etapa de abertura no mês passado, em Interlagos, com corrida em duplas repleta de convidados internacionais, a Stock Car volta a ter novidade nesta segunda etapa, que será disputada neste domingo, em Santa Cruz do Sul (RS): a disputa de duas corridas em um mesmo dia, criando um desafio inédito para as equipes - o campeonato tem liderança da Shell Racing, com 14 pontos, após pódio em São Paulo com Valdeno Brito e top-10 de Popó Bueno. "Será a primeira vez que a Stock Car adota este formato de rodada dupla em sua era moderna, após a introdução dos carros com chassi tubular (em 2000). Com 39 pontos em jogo, cada etapa terá participação decisiva no campeonato, premiando a regularidade mas também a ousadia na busca pela vitória", diz Valdeno Brito, atual vice-líder do campeonato, com 11 pontos, e que nos dois últimos anos lutou pelo título da Stock Car, terminando o campeonato entre os primeiros. A primeira corrida, com duração de 40 minutos, terá a pontuação tradicional (24 pontos para o primeiro). Já a segunda, com grid invertido entre os dez primeiros colocados, será logo na sequência, mas contará com apenas 20 minutos de corrida. A pontuação desta segunda prova também será menor: 15 pontos para o vencedor. "Será interessante este novo formato, porque o piloto não pode simplesmente arriscar tudo na primeira corrida, porque se sair da pista, por exemplo, não participa da segunda, já que o resgate não vai recolocar os carros no grid para a segunda etapa. Muda também a forma de ajustar o carro, já que teremos uma hora de corrida seguida com o mesmo set up", explica Popó Bueno. Já está definido que um pit stop será obrigatório na primeira corrida, para troca de um pneu. Também será feito pelas equipes o reabastecimento com Shell V-Power Etanol, o combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todos os times da categoria. "O momento da parada será ainda mais crucial, porque agora vai impactar no resultado não apenas de uma, mas de duas corridas. Será um desafio interessante, assim como foi a corrida em duplas, em que a Shell Racing se saiu muito bem, com um pódio, um top-10 e a liderança do campeonato", diz Rodolpho Mattheis, chefe da equipe. Outro interessante aspecto da segunda etapa será a volta de Santa Cruz do Sul no calendário da Stock Car: a cidade gaúcha não recebe uma prova da categoria desde 2011. "Esta ausência de quase três anos faz com que o ajuste do carro tenha que ser refeito em muitas áreas. Também não sabemos o comportamento dos pneus nesta pista, que pode ter agora outro nível de aderência e desgaste", explica Popó. Valdeno destaca o seletivo traçado de Santa Cruz. "É uma pista bem técnica, com curvas desafiadores e certamente um dos favoritos da maioria dos pilotos", diz o paraibano. Os treinos livres para a rodada dupla de Santa Cruz do Sul começam às 16h de sexta-feira (11). O treino que define o grid de largada da primeira corrida será no sábado (12), às 14h. A corrida principal acontecerá no domingo (13), às 11h, e contará com 40 minutos de duração. A segunda terá um grid invertido entre os dez primeiros pilotos e terá largada às 12h20. O Sportv transmite ao vivo o treino classificatório e ambas as corridas. Programação Sexta-feira - 11 de abril 16h00 - 16h40 - 1º Treino livre - (Grupo 1) 16h50 - 17h30 - 1º Treino livre - (Grupo 2) Sábado - 12 de abril 08h50 - 09h50 - 2º Treino livre (Grupo 1) 10h00 - 11h00 - 2º Treino livre (Grupo 2) 14h00 - 15h00 - Classificação Domingo - 13 de abril Stock Car - Corrida 1 10h10 - Abertura de Box 10h30 - Fechamento de Box 10h30 - 10h45 - Visitação ao Grid 10h47 - Hino Nacional 10h50 - Placa de 5 Minutos 10h55 - Volta de Apresentação 11h00 - Largada (40 min de prova + 1 volta) 11h45 - Pódio Stock Car - Corrida 2 12h05 - Placa de 5 minutos 12h10 - Volta de apresentação 12h20 - Largada (20 min de prova + 1 volta) 12h45 - Pódio Classificação, campeonato de equipes (Cinco primeiras colocadas) 1º) Shell Racing, 14 pontos 2º) Red Bull Racing, 14 3º) Vogel Motorsport, 12 4º) Schin Racing Team, 10 5º) Voxx Racing, 9 Campeonato de Pilotos 1º) Felipe Fraga, 12 pontos 2º) Valdeno Brito, 11 3º) Marcos Gomes, 10 4º) Sergio Jimenez, 9 5º) Daniel Serra, 8 6º) Átila Abreu, 7 7º) Cacá Bueno, 6 8º) Tuka Rocha, 5 9º) Rubens Barrichello, 4 10º) Popó Bueno, 3 11º) Ricardo Zonta, 2 12º) Julio Campos, 1 Sobre a Raízen A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player totalmente integrado do setor sucroenergético, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar e etanol, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo. A companhia está entre as cinco maiores em faturamento do país e conta com cerca de 40 mil funcionários. Com 24 unidades, a Raízen produz 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e gera 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 54 aeroportos, possui 58 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Na área de distribuição, a companhia conta com uma rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell e 800 lojas de conveniência Shell Select. A Raízen foi formada em 2011 a partir da integração de parte dos negócios de Shell e Cosan. | Carsten Horst/Hyset/RF1 Valdeno Brito Alta | Web | Carsten Horst/Hyset/RF1 Popó Bueno Alta | Web | Carsten Horst/Hyset/RF1 Valdeno Brito Alta | Web | Rafael Gagliano/Hyset/RF1 Popó Bueno Alta | Web | Carsten Horst/Hyset/RF1 Valdeno Brito Alta | Web | Carsten Horst/Hyset/RF1 Popó Bueno Alta | Web | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário