Stock Car: Fábio Fogaça terá novo motor e atualizações no carro para etapa gaúcha
Santa Cruz do Sul será palco da apresentação do novo formato de provas da categoria, com duas corridas no domingo e inversão do grid de largada da segunda prova
O piloto de Sorocaba Fábio Fogaça disputa no próximo fim de semana (11 a 13/4), a segunda etapa da Stock Car 2014, que será realizada na cidade de Santa Cruz do Sul - a pouco mais de 150 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Para seu segundo fim de semana como piloto da Schin Racing Team, comandada por Carlos Alves, Fogaça receberá um novo motor e atualizações em seu carro, especialmente nos freios.
O motor foi o grande vilão da primeira etapa do ano, disputada em São Paulo, para o piloto do carro #72. Com problemas no propulsor na sexta-feira e no sábado, o time decidiu trocar a unidade de força para a corrida. Mas Fogaça sofreu com um motor ainda pior que o anterior.
"Era um motor que tinha de 20 a 25% menos cavalos que um motor normal da Stock Car. Isso representa uma enorme diferença no desempenho e explica, em parte, os problemas que tivemos em Interlagos. Com um motor novo, a expectativa é que a potência do carro volte ao normal e eu possa trabalhar apenas no acerto dele", comentou o piloto.
O carro de Fogaça receberá, ainda, atualizações que não tinham ficado prontas a tempo da etapa inaugural. "Temos algumas novidades, especialmente os freios que, claro, tem papel fundamental para a competitividade", explicou.
A pista de Santa Cruz do Sul, com seus 3.533 metros de extensão, volta ao calendário da Stock Car depois de duas temporadas de ausência. E marca o início de uma nova fase da categoria. Nesta etapa, como acontecerá em outras oito ao longo do ano, os pilotos disputarão duas corridas no domingo. A primeira delas terá 40 minutos de duração. E a segunda - cuja largada será realizada apenas 20 minutos depois da prova anterior -, terá outros 20 minutos.
Esta será a terceira vez na carreira que Fábio Fogaça corre em Santa Cruz no Sul, mas a primeira com um Stock Car. O piloto esteve na cidade gaúcha em 2008 competindo pela Stock Júnior, e voltou em 2011, em uma prova da categoria argentina Top Race V6.
"A pista não é uma novidade e tenho as referências do carro da Top Race, que é cerca de dois segundos mais lento que os da Stock em Santa Cruz", aponta Fogaça. "Conhecendo a pista e com as atualizações no carro, meu objetivo passa a ser tentar uma vaga entre os 10 melhores do grid, para disputar o Q2 na classificação. Já estive nessa condição no ano passado, então preciso voltar a ela", finalizou.
Os treinos para a etapa de Santa Cruz do Sul começam na sexta-feira. A Stock Car divide o autódromo com a Fórmula 3 Brasil e o Campeonato Brasileiro de Turismo no fim de semana. Confira os horários da categoria principal:
Sexta-feira - 11/4
16h às 16h40 - Treino livre 1 - Grupo 1
16h50 às 17h30 - Treino livre 1 - Grupo 2
Sábado - 12/4
8h50 às 9h50 - Treino livre 2 - Grupo 1
10h às 11h - Treino livre 2 - Grupo 2
14h - Treino classificatório
Domingo - 13/4
11h - Corrida 1 (40 minutos de prova + 1 volta)
12h20 - Corrida 2 (20 minutos de prova + 1 volta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário