Tudo em dobro em Santa Cruz do Sul para a equipe RZ RZ Motorsport faz cálculos: economia de pneus e "push to pass" serão determinantes na etapa gaúcha O Circuito Schin Stock Car volta a Santa Cruz do Sul no dia 13 de abril depois de dois anos fora do calendário da mais importante categoria de automobilismo do país. A capital do tabaco será palco de mais uma novidade da temporada 2014. Depois da primeira etapa, em Interlagos, onde os titulares dividiram a pilotagem com pilotos de várias nacionalidades, desta vez a corrida será rodada dupla. Para a RZ Motorsport, quarta colocada no campeonato de equipes em 2013, depois de uma primeira etapa mais promocional, onde apenas os 11 primeiros pontuavam, a hora é de muito trabalho, com o objetivo de seguir entre as melhores, colocando seus dois pilotos na briga pelo título de 2014. Na corrida de domingo, a primeira parte acontecerá com os 40 minutos usuais mais uma volta, com o mesmo critério de pontuação já usado em 2013 - 24 pontos para o vencedor, 20 para o segundo, 18 para o terceiro e depois reduzindo-se um ponto até o 20º colocado. Na segunda, o grid entre os 10 primeiros se inverte, premiando o vencedor com 15 pontos, o segundo com 13 e depois as diferenças caindo um a um até o 14º lugar. Ao todo estarão em jogo 39 pontos. Ricardo Zonta acredita em uma corrida, onde sairá vencedor aquele que tiver a melhor estratégia para poupar equipamento. "Nessa primeira rodada dupla, o acerto ideal do carro será crucial, pois isso fará com que se poupe pneu e push, para a segunda parte. Além disso, a hora do abastecimento e a troca de um pneu, obrigatórios no regulamento, serão pontos determinantes nessa decisão. Tudo isso pensando na segunda corrida, onde o carro tem que estar pronto para mais 20 minutos de disputa", destacou o ex-F1. Outro ponto destacado por Tuka Rocha, companheiro de equipe de Zonta, é que faz dois anos que a Stock Car não disputa uma prova na cidade e de lá para cá muitas mudanças aconteceram na categoria, onde o setup, já nos primeiros treinos poderá fazer a diferença. "Esse ano a disputa tornou a regularidade ainda mais importante para um bom campeonato. Ano passado fomos muito regulares e nosso objetivo esse ano é buscar um índice ainda maior. A primeira parte tem que ser de extremo cuidado, buscando não se envolver em nenhum toque ou acidente, pois isso comprometerá todo o trabalho, já que serão apenas 20 minutos entre as duas provas", analisou Tuka. O circuito inaugurado em 12 de junho de 2005, com 3.531 metros, anti-horário, possui 14 curvas para todos os gostos: rápidas, lentas, chicanes, em subida e descida. Isso faz de Santa Cruz um dos circuitos mais seletivos do país. "A pista é excelente, tem um traçado que exige muito, com curvas de alta e baixa intercalando e uma reta longa. Dá prazer de pilotar", completou Zonta. Neste sexta-feira (11), os carros entram na pista para um treino livre às 16h. No sábado, acontece mais um ensaio às 8h50, com o classificatório da primeira corrida às 14h. A corrida principal acontecerá no domingo (13), às 12h, e contará com 40 minutos de duração. A segunda terá um grid invertido entre os dez primeiros pilotos e terá largada às 12h20. Sportv transmite ao vivo o treino classificatório e ambas as corridas. Programação Sexta-feira - 11 de abril 16h00 - 16h40 - 1º Treino livre - (Grupo 1) 16h50 - 17h30 - 1º Treino livre - (Grupo 2) Sábado - 12 de abril 08h50 - 09h50 - 2º Treino livre (Grupo 1) 10h00 - 11h00 - 2º Treino livre (Grupo 2) 14h00 - 15h00 - Classificação Domingo - 13 de abril Stock Car - Corrida 1 10h10 - Abertura de Box 10h30 - Fechamento de Box 10h30 - 10h45 - Visitação ao Grid 10h47 - Hino Nacional 10h50 - Placa de 5 Minutos 10h55 - Volta de Apresentação 11h00 - Largada (40 min de prova + 1 volta) 11h45 - Pódio Stock Car - Corrida 2 12h05 - Placa de 5 minutos 12h10 - Volta de apresentação 12h20 - Largada (20 min de prova + 1 volta) 12h45 - Pódio |
Nenhum comentário:
Postar um comentário