Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sul Brasileiro – Leonnardo Raucci foi o alvo da Super Cadete





Na língua portuguesa a palavra alvo (derivava do latim albus, que quer dizer branco, sem brilho) tem o mesmo significado latino, mas também a meta, o objetivo, ou o ponto que se mira. No esporte automobilístico o “alvo” é a vitória, a conquista de um titulo, ou de um objetivo estabelecido.

Mais veloz entre todos os concorrentes em todos os treinos oficiais da categoria Super Cadete na segunda rodada do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, disputado nos dias 15 e 16/05 no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC), superar o kartista paulista Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), líder isolado na tabela de pontos do certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, tornou-se a meta, o “alvo” dos demais pilotos dessa classe.

Certamente, pais e preparadores dos demais competidores da Super Cadete buscaram orientar seus filhos e pupilos para esforçarem-se para, na tomada de tempos classificatórios e provas, baterem o “alvo” Leonnardo Raucci. Afinal, nada mais natural e correto.

O paranaense Felipe Drugovich parece ter entendido bem essa recomendação e na pratica classificatória da manhã do sábado (15/05), que definiu a ordem dos bólidos no grid de largada da primeira bateria, cravou a pole position com a marca de 55s721, superando a marca de 55s738 conquistada por Raucci por ínfimos dezessete milésimos de segundo, a metade do tempo despendido pelo corpo humano para dar uma simples piscada de olhos.

Drugovich fez sua lição de casa, mas autorizada a largada da corrida do dia, Leonnardo Raucci mostrou na pratica porque era considerado o “alvo”. Em uma arrancada espetacular, superou Drugovich antes da primeira curva do circuito, assumindo a liderança da prova. Na segunda passagem Fernando Bueno também superou Drugovich, partindo no encalço do ponteiro da corrida.

Em algumas voltas Bueno alcançou Raucci e passou a dar combate pela posição e pela vitória da corrida. Mas, aparentemente, Bueno não entendeu corretamente as recomendações e, seguidamente, passou a bater na traseira do kart do “alvo”. Bater o alvo tornou-se “bater no alvo” e após algumas admoestações da Direção de Prova, acabou recebendo a bandeira de advertência após um contato, digamos , mais viril.

Não adiantou a “recomendação expressa” contida na bandeira apresentada e, na volta seguinte, a penúltima da corrida, Fernando Bueno acertou violentamente “no alvo”, com ambos competidores quedando-se inertes no meio da pista. Drugovich voltou com a lição na ponta da língua e na ponta dos dedos, para cruzar a linha de chegada na primeira colocação. Leonnardo Raucci ainda conseguiu recuperar-se e completar a bateria ocupando a segunda colocação, posição em que largaria na bateria final, no dia seguinte.

Uma reparadora noite de sono serviu para serenar os ânimos e após nova formação do grid da Super Cadete e completada a volta de apresentação e aquecimento, foi autorizada a partida para a corrida que definiria o vencedor da etapa.

Pela fila externa da grelha, Leonnardo Raucci tentou repetir a manobra do dia anterior, mas Drugovich estava esperto e impediu a ultrapassagem. Leonnardo buscou ocupar o espaço imediatamente atrás do kart de Drugovich, para tentar a ultrapassagem em outro ponto do circuito, mas, repentinamente, teve seu kart atingido violentamente na lateral pelo kart de Fernando Bueno, quem aparentemente continuava entendendo errado a interpretação vernacular. Novamente ambos rodaram e quedaram-se inoperantes no final da reta do boxes e perdendo muito tempo para retornarem à competição.

Com a faca nos dentes e impondo verdadeiro ritmo de classificação à voltas que percorria no circuito catarinense, Leonnardo Raucci buscou recuperar-se na corrida, mas a distancia para os competidores dianteiros era demasiada para o numero exíguo de volta da corrida e, mesmo descontando vantagem e superando oponentes, Raucci divisou a bandeira a quadros ocupando a terceira posição final da prova.

“Não há o que falar. Leonardo era claramente o mais rápido da categoria e favorito às vitórias neste final de semana, mas infelizmente aconteceram os acidentes, que propositais, ou não, interferiram no resultado natural das corridas”, lamentou Victor Chiarella, experiente preparador de micromonopostos, instrutor de pilotagem responsável por centenas de carreiras vitoriosas e chefe da laureada equipe KartZoom. “Mas, de qualquer forma, o Leonnardo manteve a liderança do campeonato ainda com boa margem de vantagem e vamos para Pato Branco mais decididos ainda em conquistar esse titulo”, finalizou o experiente team owner.

Correndo em casa
No próximo sábado (27/05), Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) volta a competir no Kartódromo Internacional Granja Viana, quase “quintal” de sua casa e circuito que viu suas primeiras aceleradas. É a vez da quarta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o maior certame regional da modalidade no país.

A etapa será em rodada dupla para a Super Cadete, já que em razão de fortes chuvas na tarde da terceira etapa do certame, a prova dessa categoria foi adiada por razões de segurança dos pilotos. Leonnardo busca a recuperação no campeonato após dois resultados adversos nas etapas anteriormente realizadas, estando atualmente na quarta colocação com 24 pontos conquistados.

“A diferença para o líder do campeonato é grande, mas estamos trabalhando forte para dar ao Leonnardo um kart em condições de vencer as duas corridas e, no mínimo, descontar boa parte da desvantagem para Gabriel Sereia, que lidera a pontuação”, esclareceu Chiarella.

Confira os resultados da Super Cadete na segunda etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart:

Primeira Bateria

1.- Felipe Drugovich, com 15 voltas em 14m38s912

2.- Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), a 30s719

3.- Fernando Bueno, a 11s167

4.- George Karan, a 59s038

5.- Bruno Bertoncello, a 2 voltas

Pole Position: Felipe Drugovich, com 55s721



Segunda Bateria

1.- Bruno Bertoncello, com 15 voltas em 14m04s259

2.- Felipe Drugovich, a 2s812

3.- Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), a 11s423

4.- Fernando Bueno, a 17s249

5.- George Karan, a 1 volta



Confira como está a pontuação da Super Cadete no Campeonato Sul-Brasileiro de Kart:

1.- Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) – SP -, com 40 pontos

2.- Fernando Bueno (PR), 33

3.- Felipe Drugovich (PR), 30

4.- Bruno Bertoncello (RS), 29

5.- George Karan (PR), 20

6.- João Vieira (TO), 16

7.- Bruno Carneiro (EUA), 10




PlanetKart Marketing Esportivo

Texto e foto: Cláudio Reis

Contatos: (13) 3353-1003/ 8124-5985



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: