Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 28 de maio de 2006

Alonso vence em Mônaco e dispara na liderança



Em uma corrida de muita falta de sorte para Kimi Raikkonen e Mark Webber, o espanhol Fernando Alonso conquistou sua primeira vitória em Monte Carlo. Completaram o pódio, Montoya e Coulthard. Por pouco, a Honda de Rubens Barrichello não garantiu a terceira posição. O brasileiro teve de cumprir uma punição de passar pelos boxes na volta 63 ele acabou ultrapassado por Jarno Trulli e pelo escocês David Coulthard.

Alonso contou com a sorte para garantir o resultado deste domingo. Isso porque, apesar de o espanhol haver liderado desde a largada na pole, a McLaren de Raikkonen o pressionava na prova até a 50ª volta, quando o motor não agüentou e o finlandês foi obrigado a abandonar a disputa. A falta de sorte deste havia sido precedida pela de Webber, exatamente com a mesma situação. Na volta anterior, o motor de sua Williams estourou e a prova chegou ao final para o australiano.

Para Barrichello, o fim de semana poderia ter sido comparado a um conto de fadas não fosse pela punição. Depois de conquistar a sétima colocação no qualificatório e o piloto acabou beneficiado pelas punições sofridas por Michael Schumacher e Giancarlo Fisichella, e largou em quinto.

Com os abandonos de Webber e Raikkonen, ele teria conquistado seu primeiro pódio na temporada. Mas, contou ainda com o derradeiro golpe de sorte a cinco voltas do final, quando Trulli teve problemas e deixou a prova. Além disso, Barrichello teve a satisfação de completar a prova à frente da Ferrari de Michael Schumacher, que sonhava com sua sexta vitória na pista, mas terminou na quinta colocação. O brasileiro passou as três últimas voltas defendendo sua posição do alemão.

Para o brasileiro Felipe Massa, até que o prejuízo também não foi dos maiores. Ele bateu no treino classificatório e não obteve tempo, começando a corrida em último e terminando em nono.

Confira a classificação final do GP:

1 - Fernando Alonso (ESP/Renault)
2 - Juan Pablo Montoya (COL/McLaren)
3 - David Coulthard (ESC/Red Bull)
4 - Rubens Barrichello (BRA/Honda)
5 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
6 - Giancarlo Fisichella (ITA/Renault)
7 - Nick Heidfeld (ALE/BMWSauber)
8 - Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
9 - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
10 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso)
11 - Jenson Button (ING/Honda)
12 - Christijan Albers (HOL/MF1)
13 - Scott Speed (EUA/Toro Rosso)
14 - Jacques Villeneuve (CAN/BMW Sauber)
15 - Tiago Monteiro (POR/MF1)
16 - Franck Montagny (JAP/Super Aguri)
Não completaram
Jarno Trulli (ITA/Toyota)
Christian Klien (AUT/Red Bull)
Nico Rosberg (ALE/Williams)
Kimi Raikkonen (FIN/McLaren)
Mark Webber (AUS/Williams)
Takuma Sato (JAP/Super Aguri)

Nenhum comentário: