Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 14 de maio de 2006

Em casa, Alonso vence e aumenta a vantagem



BARCELONA (Espanha) - A aposta era por uma disputa intensa entre Renault e Ferrari até o final do GP da Espanha de Fórmula 1, neste domingo. Mas na prática, o espanhol Fernando Alonso não teve muito trabalho para assegurar sua terceira vitória nesta temporada. Ele comemorou muito sua vitória em casa. O piloto fez zigue-zagues pouco antes de cruzar a linha de chegada.

Largando na pole position, ele só andou atrás de Michael Schumacher em uma oportunidade – na troca de posições do primeiro pit, quando do espanhol parou primeiro - e completou a prova na frente do principal adversário. O alemão ficou em segundo, seguido pelo italiano Giancarlo Fisichella. O brasileiro Felipe Massa foi o quarto colocado no jogo de intercalação entre Renault e Ferrari.

As mais de 130 mil pessoas que assistiram à prova neste domingo, presenciaram uma atuação perfeita do espanhol, que completou 11 vitórias na carreira. Na classificação do Mundial de Pilotos, ele restabeleceu a vantagem de 15 pontos para Schumacher. Agora, o espanhol tem 54 contra 39 do heptacampeão.

O segundo lugar de Schumacher nesta manhã foi resultado de uma boa estratégia de parada nos boxes. O alemão deixou para reabastecer depois dos dois carros da Renault e conseguiu voltar na frente de Fisichella. A intenção era pressionar Alonso para tomar a primeira colocação. Mas sua Ferrari não teve fôlego para tanto com a Renault girando sempre mais rápido nas voltas.

Pódio
Apesar de haver ficado fora do pódio, o domingo foi bastante satisfatório para o finlandês Kimi Raikkonen. Atual vice-campeão, ele largou em nono e completou em quinto. Para o brasileiro Rubens Barrichello o fim-de-semana foi um pouco estranho.

O brasileiro conseguiu se classificar em quinto para o grid e apesar de perder posição para Raikkonen na largada, conseguia impor um bom ritmo. Mas após a última mudança de pneus, seu carro perdeu rendimento e ele acabou cruzando em sétimo, atrás de seu companheiro de equipe Jenson Button.

“Nós conseguiamos fazer um ritmo igual. A diferença esteve mesmo no pneus”, disse, explicando que o último jogo estava desbalanceado. Mas se por um lado a McLaren teve o que comemorar com o finlandês, com o colombiano Juan Pablo Montoya, mais uma vez, a situação foi diferente. Montoya rodou na pista, não conseguiu completar o percurso e reclamou de um problema de tração em seu carro.

Veja como ficou a classificação no final da prova:
1 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 66 voltas - 1h20min424
2 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari) - a 18s5
3 - Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) - a 23s9
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 29s8
5 - Kimi Raikkonen (FIN/McLaren) - a 56s8
6 - Jenson Button (ING/Honda) - a 58s3
7 - Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 1 volta
8 - Nick Heidfeld (ALE/BMWSauber) - a 1 volta
9 - Mark Webber (AUS/Williams) - a 1 volta
10 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 1 volta
11 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 1 volta
12 - Jacques Villeneuve (CAN/BMW Sauber) - a 1 volta
13 - Christian Klien (AUT/Red Bull) - a 1 volta
14 - David Coulthard (ESC/Red Bull) - a 1 volta
15 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) - a 3 voltas
16 - Tiago Monteiro (POR/MF1) - a 3 voltas
17 - Takuma Sato (JAP/Super Aguri) - a 3 voltas

Não completaram
Christijan Albers (HOL/MF1)
Scott Speed (EUA/Toro Rosso)
Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
Juan Pablo Montoya (COL/McLaren)
Franck Montagny (JAP/Super Aguri)

Nenhum comentário: