Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Idéia Fixa completa sete anos nos Sertões



Editoria de Esportes/Automobilismo

Projeto realiza sua 30ª etapa em prova tradicional do rali

O Rally dos Sertões completa sua 17ª edição este ano. A principal categoria fora de estrada do país e segunda principal prova off-road do mundo surpreenderá novamente pela sua tradição e pelo trajeto da prova, que ultrapassará os cinco mil quilômetros. Desvendando belas paisagens em lugares paradisíacos, o Rally cruzará sete estados (Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) entre os dias 23 de junho e 3 de julho.

E enquanto os participantes das categorias Motos, Quadriciclos, Carros e Caminhões estiverem acelerando nos trechos cronometrados, os voluntários do "Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome" e "Idéia Fixa pela Educação & Cultura", Tânia Mara Carvalho e Edu Abreu, estarão proporcionando momentos de alegria para crianças, jovens e adultos em uma trilha paralela à prova, mais comumente chamada de trilha solidária. Será a 30ª etapa do projeto e a 7ª realizada dentro do Rally dos Sertões.

Na bagagem, roupas, sapatos, produtos de higiene e limpeza, panelas de alumínio, 10.000 livros que serão transformados em 6 mini-bibliotecas, brinquedos e muito amor, já que os momentos de entrosamento vividos com estas pessoas que vivem no meio do sertão tornam-se marcantes para todos.

Ecologia

Além de sua enorme estrutura, o Rally conta com emocionantes disputas e, durante todo o trajeto, pedaços de veículos, peças, pneus e outros resíduos, como óleo e combustível acabam sendo deixados para trás. Para que toda essa grande sujeira produzida tenha um destino correto, a organização da prova realiza, desde 2001, uma ação ambiental que percorre todas as trilhas e acampamentos utilizados durante a competição.

E foi com esta consciência ecológica que Edu Abreu, o "piloto" do Renault Master do Idéia Fixa, teve a idéia de substituir a sacolinha plástica, antes usada para acondicionar os Kits Sorria para o Rally, por envelopes pardos de papel. "Nós pedimos para que as crianças depositem o lixo no lixo, mas caso eles não façam de imediato o que pedimos e por ventura jogarem o saco de papel em qualquer lugar, em pouco tempo ele será destruído", comentou Edu.

Renovação da Parceria

Pelo quinto ano consecutivo, a Equipe Petrobras Lubrax renovou a sua parceria com o Idéia Fixa. Tomando como exemplo as ações que promove no Rally Dakar, a equipe brasileira, que compete em três categorias simultaneamente (moto, carro e caminhão), mostrou-se interessada em manter esse trabalho durante a realização do Rally dos Sertões. “Sempre aproveitamos a nossa exposição no Rally Dakar para realizar leilões beneficentes e o dinheiro adquirido doamos às instituições carentes que conhecemos, como o GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), de São José dos Campos. Ao tomarmos consciência do projeto social no Sertões não pensamos duas vezes e resolvemos ser um dos patrocinadores”, explica André Azevedo, veterano da equipe e vencedor de cinco edições do Rally dos Sertões (duas de carro e três na categoria Caminhões).

Nestes cinco anos de parceria já foram doados 32.000 livros de histórias infantis novos, 3.000 brinquedos, 1.500 tubos de creme dental e 1.500 escovas de dente infantis. No total, cerca de 20.000 crianças em idade escolar (dos 5 aos 14 anos) já foram beneficiadas.

Por conta de estar sempre participando do rali, o piloto André Azevedo aproveitou uma folga em 2007, na cidade de São Sebastião do Passé, na Bahia, para fazer parte de um dos dias da caravana da ação "Idéia Fixa pela Educação & Cultura", dentro do Projeto Idéia Fixa, que sua equipe financia. “Foi uma experiência muito boa e gratificante naquele ano, pois pude entregar presentes para as crianças, conhecer como é a vida dessas comunidades carentes e a importância de projetos sérios como este”, ressaltou.

Em 2009, o Projeto prevê a entrega de cerca de 500 kits com creme, escova dental, folheto explicativo, pirulitos e dois livros de histórias infantis, além de seis mini-bibliotecas.

Muito trabalho

O trabalho começa muito antes do Rally acontecer. São dias inteiros dedicados à montagem dos kits, da separação das roupas e livros. Cada etapa do Projeto exige toda dedicação possível dos envolvidos nela, antes, durante e depois da sua realização.

A recompensa

O Idéia Fixa acaba de receber da Renault do Brasil a doação do furgão Master utilizado para as viagens do Projeto. Até então o Projeto, que atende comunidades carentes na área de Educação, Cultura, Planejamento Familiar e distribuição de diversas doações, não tinha veículo próprio para a captação das doações e conseqüentemente para sua distribuição. "Vários fatores nos levaram a decidir pela doação deste veículo. Acreditamos no trabalho sério desenvolvido pela Tânia Mara e sua equipe junto a pessoas menos favorecidas e em vulnerabilidade social, que visa a recuperação e valorização do ser humano. Fatores estes que vem de encontro com a política interna e externa do Grupo Renault", comentou Cristina Gonçalves, responsável pela área de Responsabilidade Social da Renault do Brasil.

A parceria Renault/Idéia Fixa teve início em junho de 2003 e se estende até os dias atuais sendo reforçada agora com esta doação. "Fizemos a nossa parte cumprindo os acordos e beneficiando diretamente mais de 100 mil pessoas em sete anos de atividades. Mantivemos relações firmes, profissionais e duradouras com a Renault e vestimos literalmente a camisa. Por isto recebemos com muito orgulho a notícia desta doação. Este carro já faz parte de nossa história e não poderia ficar fora dela de forma alguma!", declarou emocionada a Presidente do Idéia Fixa, Tânia Mara.

Patrocinadores do Projeto: Artfix, Conclusão Assessoria & Comunicação, Clipping Service, Equipe Petrobras Lubrax, Emy Perfumaria, Fundação Educar DPASCHOAL, Goodyear, Renault do Brasil, RNN Sports, Veyance Technologies (Goodyear Engineered Products).

Apoiadores do Projeto: Asa Alumínio, Aymoré Financiamentos, 3DMEDIA Visual - www.3dmediavisual.com.br, Galdino WS - www.galdino.ws, Johnson Diversey, Performance Academia, Tendas Kagê e Site Superlicença - www.superlicenca.com.br, GSC Eventos Especiais e SESC de Poços de Caldas - MG.




Crédito das Fotos: Tânia Mara e Edu Abreu



Graciela Mayrink
Assessoria de imprensa
(21) 8173-9667

Projeto Idéia Fixa
www.projetoideiafixa.org
(35) 9162-7707

Nenhum comentário: