Ventos fortes provocam inconstância na posição dos barcos em cada regata disputada na primeira etapa do circuito, em Ilhabela (SP)
Ilhabela (SP), 3 de junho de 2011 - Apesar de um sétimo lugar na terceira regata desta sexta-feira na Mitsubishi Sailing Cup 2011 - etapa Ilhabela, no litoral paulista -, o veleiro Negra, comandado por Juan Ball, do Uruguai, abriu cinco pontos à frente do segundo colocado, o veleiro Mitsubishi Gol, sob o comando de Marco Grael, filho do campeão olímpico Torben, na classe S40. O barco de bandeira uruguaia soma 20 pontos perdidos contra 25 do barco brasileiro. Somente um ponto de diferença coloca o Pajero, de Eduardo de Souza Ramos, em terceiro lugar geral na competição, que reúne os melhores velejadores do Brasil, Chile, Uruguai e Argentina nas classes S40 e HPE25.
"Hoje, cometemos muitos erros na primeira regata, mas felizmente conseguimos nos manter entre os primeiros colocados nas outras duas provas disputadas (3º e 2º, respectivamente). O vento forte torna esta competição muito mais difícil, porque não é permitido errar", analisa o tático do Mitsubishi Gol, Torben Grael.
A etapa de Ilhabela segue até domingo (5/6), com a previsão de oito regatas. A prova desta sexta foi realizada com ventos sudoeste (230º em média) e intensidade de aproximadamente 12 nós (cerca de 22 km/h) e rajadas de 15 nós (aproximadamente 27 km/h). Os 25 barcos competidores mantiveram-se muito próximos na raia montada no canal da Ilhabela. Vale lembrar que não será descartado o pior resultado para subir posições na classificação geral do circuito.
A regata extra do dia - já que estavam previstas apenas duas por dia - foi conquistada, ponta a ponta, pelo veleiro Patagonia, comandado por Norberto Alvarez, da Argentina. Nas duas primeiras regatas, a tripulação cravara um 5º e 11º lugares, respectivamente. Mesmo assim, o barco subiu da nona para a sexta posição geral da competição em apenas dois dias. Para o comandante, o grande segredo foi a boa largada.
"Posso afirmar que 50% de uma regata bem-sucedida é uma boa largada, porque dá para escolher o melhor bordo sem a interferência dos demais competidores; é como se a raia estivesse livre para você. E foi exatamente isso o que ocorreu na última prova: largamos muito bem e não erramos", comemora o comandante Alvarez.
Além dos velejadores mais experientes do universo sul-americano, uma turma do Veleiros do Sul (RS) estreia na Mitsubishi Sailing Cup com boas expectativas.
O barco Crioula é comandado por Samuel Albrecht, de apenas 26 anos. O jovem, que representou o Brasil nas Olimpíadas de 2008, na China, na classe 470, conta que abandonou o pequeno monotipo para se dedicar à vela de Oceano.
"Tomei minha decisão de me dedicar à vela de Oceano em 2009, quando tomei a função de tático num barco de mais de 40 pés. Com o surgimento da classe S40, decidi formar uma tripulação fixa. Por enquanto, nossa intenção não é vencer, mas ganhar experiência e nos manter entre os seis primeiros colocados", comenta o jovem, que ocupa hoje a quinta posição na classificação geral da prova.
HPE25 - Os ventos fortes também fazem oscilar as posições dos barcos da classe HPE25. O Match Point, comandado por Hugo Del Piore, subiu da quinta para a primeira posição depois das três regatas disputadas nesta sexta-feira. O barco soma 13 pontos perdidos e está oito pontos à frente do segundo colocado e ex-líder da competição, o veleiro Avantto 1, de Dario Galvão. O Match Point fez um 2º e dois primeiros lugares, respectivamente, enquanto o Avantto amargou um 6º, 8º e 4º, respectivamente. Já o veleiro Ginga, de Breno Chvaicer, fechou o dia em terceiro lugar geral, com 23 pontos perdidos.
Na avaliação do comandante do Bixiga, Pino Marco Di Segni, quinto colocado na classificação geral da classe HPE, a inconstância nos resultados de cada regata obriga a tripulação a se concentrar mais.
"É impressionante como o HPE25, que eu avalio como o maior dos monotipos e o maior dos Oceanos, se comporta com ventos fortes. É um barco muito ágil e precisamos tomar decisões imediatas. Embora estejamos entre os cinco primeiros até o momento, temos a consciência de que precisamos nos afinar mais", acredita Di Segni.
A tripulação do Bixiga participa da Mitsubishi Saling Cup pela primeira vez e começou no HPE25 este ano.
A Mitsubishi Sailing Cup 2011 é uma realização da Mitsubishi Motors do Brasil. Depois de Ilhabela, o circuito agitará as águas de Armação de Búzios (RJ), entre os dias 11 e 14 de agosto. A terceira e última etapa, que consagrará o campeão 2011, será na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 4 de setembro.
Confira o resultado desta sexta-feira na etapa da Mitsubishi Sailing Cup, em Ilhabela:
Classe S40
1º Negra (ARG) - 20 pontos perdidos
2º Mitsubishi Gol (BRA) - 25 pp
3º Pajero (BRA) - 26 pp
4º Pisco Sour (CHI) - 29 pp
5º Crioula (BRA) - 32 pp
6º Patagonia (ARG) - 33 pp
7º Celfin Capital (CHI) - 34 pp
8º Movistar (CHI) - 36 pp
9º Santander (CHI) - 37 pp
10º Claro (CHI) - 37 pp
11º Mitsubishi Motors (CHI) - 41 pp
12º Carioca (BRA) - 50 pp
13º Noryema (CHI) - 55 pp
14º Loyal (BRA) - DNC - 75 pp
HPE25
1º Match Point (BRA) - 13 pontos perdidos
2º Avantto 1 (BRA) - 21 pp
3º Ginga (BRA) - 23 pp
4º Bixiga (BRA) - 24 pp
5º Atrevido (BRA) - 25 pp
6º Vuarnet (BRA) - 25 pp
7º Azzuro (BRA) - 29 pp
8º Aventura (BRA) - 34 pp
9º Max (BRA) - 39 pp
10º Black Jack (BRA) - 39 pp
11º Repeteco 1 (BRA) - 60 pp
12º Cambada (BRA) 60 pp
13º BSS (BRA) 67 pp
Giorgia Torello - Assessoria de Imprensa
Cel: (11) 8133-3268 | Tel: (11) 5694-2785 - giorgia@mmcb.com.br
Mércia Suzuki - Lide Comunicação
Tel: (11) 2711-1605 | Cel: (11) 9705-7720 - mercia03@lide.com.br
Thiago Padovanni - Lide Comunicação
Tel: (11) 5694-2713 | Cel: (11) 9840-9349 - thiago03@lide.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário