Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Negra, do Uruguai, abre vantagem na Mitsubishi Sailing Cup 2011

Ventos fortes provocam inconstância na posição dos barcos em cada regata disputada na primeira etapa do circuito, em Ilhabela (SP)

Ilhabela (SP), 3 de junho de 2011 - Apesar de um sétimo lugar na terceira regata desta sexta-feira na Mitsubishi Sailing Cup 2011 - etapa Ilhabela, no litoral paulista -, o veleiro Negra, comandado por Juan Ball, do Uruguai, abriu cinco pontos à frente do segundo colocado, o veleiro Mitsubishi Gol, sob o comando de Marco Grael, filho do campeão olímpico Torben, na classe S40. O barco de bandeira uruguaia soma 20 pontos perdidos contra 25 do barco brasileiro. Somente um ponto de diferença coloca o Pajero, de Eduardo de Souza Ramos, em terceiro lugar geral na competição, que reúne os melhores velejadores do Brasil, Chile, Uruguai e Argentina nas classes S40 e HPE25.

"Hoje, cometemos muitos erros na primeira regata, mas felizmente conseguimos nos manter entre os primeiros colocados nas outras duas provas disputadas (3º e 2º, respectivamente). O vento forte torna esta competição muito mais difícil, porque não é permitido errar", analisa o tático do Mitsubishi Gol, Torben Grael.

A etapa de Ilhabela segue até domingo (5/6), com a previsão de oito regatas. A prova desta sexta foi realizada com ventos sudoeste (230º em média) e intensidade de aproximadamente 12 nós (cerca de 22 km/h) e rajadas de 15 nós (aproximadamente 27 km/h). Os 25 barcos competidores mantiveram-se muito próximos na raia montada no canal da Ilhabela. Vale lembrar que não será descartado o pior resultado para subir posições na classificação geral do circuito.

A regata extra do dia - já que estavam previstas apenas duas por dia - foi conquistada, ponta a ponta, pelo veleiro Patagonia, comandado por Norberto Alvarez, da Argentina. Nas duas primeiras regatas, a tripulação cravara um 5º e 11º lugares, respectivamente. Mesmo assim, o barco subiu da nona para a sexta posição geral da competição em apenas dois dias. Para o comandante, o grande segredo foi a boa largada.

"Posso afirmar que 50% de uma regata bem-sucedida é uma boa largada, porque dá para escolher o melhor bordo sem a interferência dos demais competidores; é como se a raia estivesse livre para você. E foi exatamente isso o que ocorreu na última prova: largamos muito bem e não erramos", comemora o comandante Alvarez.
Além dos velejadores mais experientes do universo sul-americano, uma turma do Veleiros do Sul (RS) estreia na Mitsubishi Sailing Cup com boas expectativas.

O barco Crioula é comandado por Samuel Albrecht, de apenas 26 anos. O jovem, que representou o Brasil nas Olimpíadas de 2008, na China, na classe 470, conta que abandonou o pequeno monotipo para se dedicar à vela de Oceano.
"Tomei minha decisão de me dedicar à vela de Oceano em 2009, quando tomei a função de tático num barco de mais de 40 pés. Com o surgimento da classe S40, decidi formar uma tripulação fixa. Por enquanto, nossa intenção não é vencer, mas ganhar experiência e nos manter entre os seis primeiros colocados", comenta o jovem, que ocupa hoje a quinta posição na classificação geral da prova.

HPE25 - Os ventos fortes também fazem oscilar as posições dos barcos da classe HPE25. O Match Point, comandado por Hugo Del Piore, subiu da quinta para a primeira posição depois das três regatas disputadas nesta sexta-feira. O barco soma 13 pontos perdidos e está oito pontos à frente do segundo colocado e ex-líder da competição, o veleiro Avantto 1, de Dario Galvão. O Match Point fez um 2º e dois primeiros lugares, respectivamente, enquanto o Avantto amargou um 6º, 8º e 4º, respectivamente. Já o veleiro Ginga, de Breno Chvaicer, fechou o dia em terceiro lugar geral, com 23 pontos perdidos.

Na avaliação do comandante do Bixiga, Pino Marco Di Segni, quinto colocado na classificação geral da classe HPE, a inconstância nos resultados de cada regata obriga a tripulação a se concentrar mais.
"É impressionante como o HPE25, que eu avalio como o maior dos monotipos e o maior dos Oceanos, se comporta com ventos fortes. É um barco muito ágil e precisamos tomar decisões imediatas. Embora estejamos entre os cinco primeiros até o momento, temos a consciência de que precisamos nos afinar mais", acredita Di Segni.
A tripulação do Bixiga participa da Mitsubishi Saling Cup pela primeira vez e começou no HPE25 este ano.

A Mitsubishi Sailing Cup 2011 é uma realização da Mitsubishi Motors do Brasil. Depois de Ilhabela, o circuito agitará as águas de Armação de Búzios (RJ), entre os dias 11 e 14 de agosto. A terceira e última etapa, que consagrará o campeão 2011, será na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 4 de setembro.

Confira o resultado desta sexta-feira na etapa da Mitsubishi Sailing Cup, em Ilhabela:

Classe S40

1º Negra (ARG) - 20 pontos perdidos
2º Mitsubishi Gol (BRA) - 25 pp
3º Pajero (BRA) - 26 pp
4º Pisco Sour (CHI) - 29 pp
5º Crioula (BRA) - 32 pp
6º Patagonia (ARG) - 33 pp
7º Celfin Capital (CHI) - 34 pp
8º Movistar (CHI) - 36 pp
9º Santander (CHI) - 37 pp
10º Claro (CHI) - 37 pp
11º Mitsubishi Motors (CHI) - 41 pp
12º Carioca (BRA) - 50 pp
13º Noryema (CHI) - 55 pp
14º Loyal (BRA) - DNC - 75 pp

HPE25

1º Match Point (BRA) - 13 pontos perdidos
2º Avantto 1 (BRA) - 21 pp
3º Ginga (BRA) - 23 pp
4º Bixiga (BRA) - 24 pp
5º Atrevido (BRA) - 25 pp
6º Vuarnet (BRA) - 25 pp
7º Azzuro (BRA) - 29 pp
8º Aventura (BRA) - 34 pp
9º Max (BRA) - 39 pp
10º Black Jack (BRA) - 39 pp
11º Repeteco 1 (BRA) - 60 pp
12º Cambada (BRA) 60 pp
13º BSS (BRA) 67 pp



Giorgia Torello - Assessoria de Imprensa
Cel: (11) 8133-3268 | Tel: (11) 5694-2785 - giorgia@mmcb.com.br

Mércia Suzuki - Lide Comunicação
Tel: (11) 2711-1605 | Cel: (11) 9705-7720 - mercia03@lide.com.br

Thiago Padovanni - Lide Comunicação
Tel: (11) 5694-2713 | Cel: (11) 9840-9349 - thiago03@lide.com.br

Nenhum comentário: