Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 22 de abril de 2009

RN 1500: dois espetáculos distintos em um só cenário


O RN 1500 é uma das poucas provas de rali cross-country que concilia a velocidade e adrenalina em meio a paisagens suntuosas. Durante os dias 29 de abril e 3 de maio, grandes disputas acontecerão por aproximadamente 1.085 quilômetros no Rio Grande do Norte



De 29 de abril a 3 de maio, o RN 1500 receberá equipes de carros, motos e quadriciclos de diversas regiões do Brasil, que desbravarão aproximadamente 1.085 quilômetros de trilhas e estradas de terras, abrangendo o sertão e o mar do Rio Grande do Norte.



O evento completa 15 anos de realização e para fechar sua consagração, a partir de agora, o rali entra para o calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country para carros, sendo em 2009, válido pelas 3ª, 4ª, 5ª e 6ª etapas. Para comemorar, a organização preparou um percurso com uma grande diversidade de obstáculos naturais, destacando também a história do Estado, através de cada lugar pertencente ao roteiro.



A largada e chegada serão em Natal, passando pelos municípios de Currais Novos, Assú e Guamaré. Os participantes devem se preparar para suportar o duro desafio imposto pela natureza, através de caminhos que a todo o momento apresentarão alternâncias de características: piçarras e pedriscos, subidas e descidas de serras com curvas perigosas. “O segundo dia será o mais longo e difícil, pois terá bastante navegação e exigirá resistência física. A especial é repleta de pedras e lajedos, vales, serras, riachos, cercas de pedras e fazendas centenárias”, contou o diretor de prova, Deco Muniz. Completam esse palco, lagoas secas de solo rachado, areia e dunas móveis, em uma área onde o sertão encontra o mar.



“O RN 1500 é uma competição especial. Ela encanta em todos os sentidos, por isso, terminar essa corrida com uma vitória coroará a nossa participação”, comentou o piloto Roberto Reijers, que estreou na corrida no ano passado. “Além de proporcionar um trajeto bonito, trata-se também de um excelente treino para o Rally dos Sertões, pois tem qualidade técnica e variedade de situações off-road. Com certeza vamos acirrar, e muito, essa briga pelo pódio”, afirmou.



Particularidades do roteiro



A cidade de Currais Novos fica no Seridó, o famoso “sertão de pedras”, uma área de 12.965 km2, que só existe no semi-árido do Rio Grande do Norte e em parte da Paraíba. É um ambiente inóspito, com formações rochosas impressionantes e serras magníficas, que abriga um importante conjunto de obras da colonização portuguesa e uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos do mundo.



Já Guamaré, possui 12 quilômetros de praias, um delta, ilhas e rios. São quatro ecossistemas integrados: caatinga, dunas, mangue e mar, em um local produtor de gás natural e petróleo.



Curiosidade: o Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado a abolir a escravidão, dez anos antes do restante do País.





Roberto Reijers e Rogério Almeida têm patrocínio do Grupo Reijers e apoio da Toyomatic Comércio e Indústria de Máquinas, Global Produtos Metalúrgicos e Norte Sul Veículos



Assessoria de Imprensa

Liberdade de Ideias

Atendimento:

Isis Moretti – Mtb: 36.471

(11) 8308-7141

isis.moretti@liberdadedeideias.com.br

Nenhum comentário: