Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Imprensa mundial comemora Alonso e dá adeus a Schumi

São Paulo (SP) - O histórico Grande Prêmio do Brasil deste domingo é destaque nesta segunda-feira em todo mundo. Jornais e revistas de diversos países comemoram – ou lamentam – o bicampeonato do espanhol Fernando Alonso com a Renault, mas não se esquecem da despedida de Michael Schumacher e da vitória emocionante de Felipe Massa em casa.

Como era de se esperar, os jornais espanhóis são os que mais comemorar o feito do piloto local. “Alonso se converte em lenda da F-1”, diz o As. Enquanto isso, o Marca anuncia que “foi feita justiça”, reproduzindo uma frase que o próprio asturiano disse após o GP em Interlagos.

Mesmo na Alemanha, o título de Alonso foi reverenciado, mas ninguém se esqueceu do senhor de 37 anos que se aposentou. “Alonso é campeão mundial. Schumi, lendário”, diz o sensacionalista Bild, devolvendo a provocação vinda de Madri. Já a Kicker deixou o futebol um pouco de lado e parabenizou o “rei Fernando”: “Fernando defende o trono”.

Na Itália, quem se lembra de Alonso? A versão digital da Gazzetta dello Sport lembra logo em sua capa: “Schumi, mito com Fangio e Senna”. Por sua vez, o Corriere della Sera, “matriz” do jornal esportivo cor-de-rosa, corrige um pouco a injustiça com o bicampeão. “Alonso é campeão, e Schumi não tem sorte na despedida”, lamenta o jornal milanês.

Na França, o piloto da Renault também foi muito festejado. “Alonso, bebê campeão”, brinca o L’Équipe, lembrando que o espanhol conquista o bicampeonato apenas aos 25 anos. O Le Parisien é ainda mais um que lembra do mítico Schumi. De acordo com o periódico da capital francesa, “Alonso ainda consagrado, e Schumacher é lenda”.

Ao redor do mundo, a reação foi a mesma. “Alonso é campeão com vitória de Massa”, lembra o site da BBC. “Massa vence no Brasil e... Alonso revalida título de campeão”, diz o português A Bola, em sua edição digital, ao passo que os argentinos do fanático Olé também brindam o monarca Fernando II. “Inesquecível”, garantem os portenhos, ainda lembrando que o alemão mudou a Fórmula 1.

Mesmo os norte-americanos, que não são nem de perto os maiores fãs da Fórmula 1, renderam-se ao espanhol e ao alemão. Mesmo que em nota discreta, a revista Sports Illustrated resume: “Alonso assegura seu segundo título mundial”.

Nenhum comentário: