Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Geral – Desvende os segredos de uma equipe de sucesso



5 certames, 57 provas completadas, 43 pódios, 12 Vitórias e 5 títulos, esses foram os números que na temporada de 2009 marcaram as atividades da equipe Raucci Racing, fechando o ultimo ano com um saldo positivo e prometendo que esta temporada vindoura estará ainda mais desafiadora. Acompanhe a retrospectiva que o PlanetKart preparou e descubra os segredos da equipe mais conhecida da modalidade e suas perspectivas para 2010.

A equipe Raucci Racing, está longe de ser uma equipe comum, além de contar com os tradicionais “mecas”, preparadores e todos os tipos de assistências prestados pela equipe KartZoom, Assessoria do PK, aulas de pilotagens do Russo e também de todos os tipos de participações existentes, ela não conta simplesmente com um ou outro piloto bons, mas sim... com quatro! Quatro pilotos que além de acelerar muito nas pistas, conquistando aqueles dados no inicio da matéria, também tem um “Q” a mais...

Para quem não conhece, a equipe é formada por três irmãos; Raphael Raucci, Giuliano Raucci e Leonnardo Raucci, que competem, consecutivamente, na Shifter Junior, Super Cadete e Cadete e também pelo papai-big boss, Rogério Raucci, que compete na classe Senior da Shifter Kart e Sixspeed na Copa São Paulo de Kart Granja Viana. Para se tornar ainda mais imbatível, essa família-equipe também conta com a importante presença da mamãe Adriana Raucci, que cumpriu seu papel de ávida torcedora em todas as competições e para embasar ainda mais esse time de groupies Bete Raucci faz a vez, torcendo o dobro, por um motivo obvio.... ela é mãe de Rogério e como todos sabem vó é mãe duas vezes.

Além da Copa São Paulo Granja Viana, Giuliano e Leonnardo, os mais novos da trupe, também participaram do tradicional Campeonato Paulista, aquele mesmo no qual participaram expoentes do automobilismo, como Ayrton Senna, que foi homenageado com o nome da pista em Interlagos- SP, palco de todas as provas do certame. Sendo esse o lugar escolhido para dar inicio as atividades da equipe, com ambos os pilotos na categoria Cadete.

O sucesso que é a categoria Cadete em todos os certames foi , juntamente a outras categorias de base da modalidade, o que tentaram salvar o certame Paulista, que no ultimo ano enfrentou uma grande crise. O primeiro pódio de Giuliano na temporada, foi conquistada na terceira etapa que contou com muita pressão de Zaya Fontana, penalizado na etapa por atitude anti-desportiva. Além disso, nas quarta e oitava etapa, Giuliano também conquistou a terceira colocação, cristalizando sua melhor posição na ultima prova do ano, onde terminou na segunda colocação da disputa.

Leonnardo por sua vez, que estreou esse ano na categoria Cadete, preocupou-se em melhorar sua pilotagem, conseguindo, a cada nova etapa do Paulista, chegar numa posição melhor que a adquirida anteriormente, ficando – na quinta etapa - inclusive a frente de Giuliano, que já é mais experiente na categoria, já que compete em seu segundo ano.

Depois foi a vez da Copa São Paulo Granja Viana de Kart, no qual toda a equipe competiu. O destaque inicial é para Rogério Raucci que conquistou a primeira vitória do ano para a equipe, pela categoria Sixspeed, classe que adota bólidos equipados com freio à disco duplo na dianteira e motor TM K9 refrigerado a água, com seis marchas. A vitória de Giuliano, por sua vez, não tardaria sendo conquistada na etapa seguinte pela categoria Cadete, após suplantar diversos adversários e fortes nomes, como Matheus Jacques em uma emocionante disputa.

Dentre os destaques do certame, está a sétima etapa na qual Giuliano conseguiu a segunda colocação ao lado do irmão Leonnardo, mas não foi só isso; Ao longo do ano Giuliano subiu diversas vezes ao pódio na Cadete, conquistando duas vitórias, mas também merecendo destaque em muitas provas como, por exemplo, quando chegou a trinta milésimos de segundos do piloto Vitor Batista, após ter liderado grande parte da prova da sexta etapa. No saldo final, pela categoria Cadete, Giuliano conquistou duas vitórias e três segundo lugares o que o determinaram como Vice-campeão na categoria.

Além da Cadete, Giuliano disputou também a Super Cadete, uma categoria implantada recentemente pela Granja Viana inovando com presença de motores Fireball de 2 tempos. Nela Giuliano sobressaiu-se conquistando em sua estréia a segunda colocação em uma disputa acirrada com Rafael Martins. Devidamente acostumado com a novidade a primeira vitória foi conquistada logo na terceira etapa do certame e ao longo do ano muitas outras disputas foram travadas, com um verdadeiro show de pilotagem que renderam duas vitórias, seis segundo lugar e o título de Vice-campeão.

O frontman da equipe Rogério Raucci, também somou muitos pontos para a equipe este ano, voando baixo na Sixspeed ele conquistou quatro vitórias e foi ao pódio entre os três primeiros colocados oito vezes em dez provas conquistando assim o título de Vice-Campeão na categoria. O primogênito Raphael Raucci também não deixou por menos tendo merecido destaque na categoria Shifter Junior, conseguindo diversos pódios durante essa temporada e chegando a ficar na terceira colocação na quinta etapa do certame.

Raphael inclusive buscando aperfeiçoar suas técnicas de pilotagem, realizou um treino de "reconhecimento" em um dos mais tradicionais circuitos da Itália, o Kartódromo Valle del Liri, em Ciprano - Província de Lazio – para uma futura carreira internacional e em solo nacional disputou o Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, pela categoria Shifter Junior, o primeiro da história da categoria, um verdadeiro marco para a modalidade, enquanto Rogério competiu pela classe Shifter Senior. Raphael, após enfrentar três baterias juntamente com outros fortíssimos nomes da modalidade, conseguiu ir ao pódio na sexta colocação.

Já na metade do ano a modalidade parou para acompanhar o Campeonato Brasileiro de Kart, que teve sua primeira fase disputada no Kartódromo Ricardo Santos em Goiânia –GO, Giuliano e Leonnardo Raucci foram os representante da equipe durante o certame. Em um momento marcante Leonnardo enfrentou a repescagem ficando entre os dez primeiros colocados, mas sem conseguir se livrar. Giuliano, por sua vez, não foi para a repescagem, no entanto sem motor competitivo, após o sorteio de motores, levou o kart no braço chegando a ficar, na pré final, entre os seis primeiros colocados durante a prova.

Mas o título não tardaria a chegar, só que desta vez na Copa Brasil de Kart disputado no Kartódromo Ayrton Senna em Lauro de Freitas/BA, após uma disputa acirrada com 31 pilotos de diversas partes do Brasil, Giuliano conquistou o título de Bi-Campeão e também o direito de disputar na Malásia o Red White Sangari International Grand Prix com motores Rotax, onde defendendo as cores da bandeira nacional conquistou a vitória em duas das quatro baterias, merecendo destaque ao ser ovacionado pela platéia após vencer largando da 30ª colocação. Tanto esforço rendeu ao piloto o título de Vice-campeão, conquistado na ultima bateria.

Para fechar a temporada, a equipe partiu para a prova de gala do kartismo nacional, as 500 Milhas de Kart. As atividades se iniciaram com a preliminar da Cadete, no qual Giuliano conquistou a pole-position e liderou boa parte da prova, terminando entre os cinco primeiros colocados, seguido por seu irmão Leonnardo. Na prova, propriamente dita, Raphael e Rogério competiram nos bólidos #17 e #22, largando da décima segunda e décima terceira colocação, em meio a mais de cinqüenta bólidos. Com um bom ritmo chegaram a ficara por algumas horas na terceira colocação com o #17 e em quinto com o #22, mas com problemas no bólido durante a prova e inclusive com uma batida envolvendo um retardatário enquanto Rafael Matos comandava o #22, terminaram com a 33ª e 26ª colocação, finalizando assim a temporada de 2009.

Temporada de 2010 inicia com novidades

Se a ultima temporada foi recheadas de novas experiências, com viagens internacionais, títulos, vitórias e muitos pódios, a temporada de 2010 pretende ser ainda mais emocionante. As atividades na pista já se inovam com as categorias que agora os pilotos Giuliano e Leonnardo irão competir.

Já treinando no Kartódromo Internacional Granja Viana. Giuliano deixará a Cadete, categoria que competiu por dois anos, fazendo parte agora parte da Junior Menor, enquanto isso Leonnardo, seguindo os passos do irmão no ultimo ano, competira pela Cadete e estreará na Super Cadete.

Raphael e Rogério ainda não determinaram seu futuro no campeonato, mas provavelmente irão se manter na Shifter Junior e Shifter Master, competindo também pela classe Sixspeed. São esses os segredos de uma equipe de sucesso, que além de possuir muito talento nas pistas também sobra com a união que apenas uma família pode contar.





PlanetKart Marketing Esportivo

Texto: Laís Reis

Foto: Cris Reis

Contatos: (13) 3353-1003/(11) 8124-5985




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: