Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Problema de embreagem atrasa chegada de Kolberg



Mitsubishi Pajero Sport Flex do Valtra Dakar Eco Team passa por reparos antes do fim do estágio no quarto dia do rally

A previsão de Klever Kolberg de que o quarto dia do Rally Dakar seria um dos mais difíceis até agora se confirmou. O piloto do Valtra Dakar Eco Team, que corre ao lado do navegador Giovanni Godoi, enfrenta um problema na embreagem do Mitsubishi Pajero Sport Flex, primeiro carro movido a etanol inscrito na história da competição.

"Estamos perto do final do trajeto, mas o problema começou logo no quilômetro 20", lembrou Kolberg. O Pajero Sport Flex do Valtra Dakar Eco Team era originalmente equipado com o câmbio automático da versão de rua. Para privilegiar o desempenho entretanto, Kolberg e a equipe preferiram instalar a versão mecânica. Mas esta, segundo o piloto, não foi a razão do problema.

"Um suporte feito de material plástico do reservatório rachou e o fluido vaza. Então temos que ficar um bom tempo andando em uma marcha só. Como estamos enfrentando muita areia e dunas, além do calor muito forte, o equipamento superaquece e temos que parar. E sem embreagem, fica mais difícil ligar o carro e tirá-lo do lugar", afirmou Klever, que continua trabalhando para contornar o problema.

"Estamos trabalhando em uma solução que nos permita completar o trajeto de hoje. No acampamento vamos fazer um trabalho mais completo", disse.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Giovanni Godoi: Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 com navegador de um caminhão de apoio.

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br



Fotos: Marindu Photo

ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Cleber Bernuci/André Stepan/Fabio Ometto
11. 7860.8917
11. 7283.3715
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: