Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Expedição Citroën AIRCROSS atravessa o Brasil a bordo do novo carro

           
Equipe de aventureiros percorrerá mais de oito mil quilômetros em 30 dias

Já pensou em passar um mês viajando pelo Brasil com tudo pago? Carol Emboava, de Taubaté (SP), Eduardo Oliveira, de Cândido Mota (SP), Gustavo Elias, de Balneário Camboriú (SC), Maíra Sandri e Liege Carolina de Souza, ambas de Florianópolis (SC), Matheus Crocco, de Limeira (SP), Rafael de Moraes e Thais Serra, de São Paulo, e Luciana Risso, de Piracicaba (SP), são nove dos dez expedicionários escolhidos pela Citroën para participarem da Expedição AIRCROSS, viagem de aventura que percorrerá, em 30 dias, mais de oito mil quilômetros, passando por dez Estados mais o Distrito Federal e dezenas de cidades, de Norte a Sul do País.
O último expedicionário será escolhido por júri popular, em uma eleição que começa hoje e vai até a 0h do dia 28, com votação pelo site da Expedição (www.expedicaoAIRCROSS.com.br). Os três selecionados para participarem da votação pela internet são: Daniel Cajal, de Joinvile (SC), Aneph Reis, de Vitória (ES), e Rebeca Murbach, do Rio de Janeiro. O candidato que contabilizar o maior número de votos será o último selecionado para participar da viagem, que também se transformará em um reality com 13 episódios, que será transmitido a partir de 30 de novembro pelo canal Multishow.
A Expedição Citroën AIRCROSS, que vai de 10 de novembro a 10 de dezembro, tem como proposta fazer um verdadeiro inventário antropológico e cultural do Brasil, que dará origem, em 2011, a um documentário sobre a beleza e diversidade brasileira. Os expedicionários viajarão para regiões pouco exploradas, perfeitas para a prática de esportes radicais como escalada, rapel, montanhismo, ciclismo, trekking, parapente, entre outros esportes radicais.
A equipe contará também com uma antropóloga, que fará um levantamento de traços marcantes da cultura, dos costumes e das tradições de cada um dos povoados visitados - de aldeias indígenas a comunidades quilombolas. Fazem parte ainda da expedição um chef de cozinha, que além de cozinhar para todos os integrantes, terá a missão de criar receitas – e reinventar pratos típicos, usando ingredientes locais –, e um músico.  A esse profissional caberá a tarefa de captar os sons de cada região e transformá-los em trilha sonora da viagem.
A expedição, projeto desenvolvido pela Kwarup, agência de ideias do publicitário Zuza Tupinambá, sairá da fábrica da Citroën em Porto Real, no Rio de Janeiro, onde o Citroën AIRCROSS é produzido. Descerá pelo litoral de São Paulo e seguirá até Santa Catarina; de lá subirá pelo Paraná, cruzará o Mato Grosso do Sul, passando por Bonito e pela região do Pantanal, até chegar à Serra do Roncador, no Mato Grosso. Depois disso, seguirá para o Distrito Federal, passará por Goiás e contornará a divisa de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, até chegar a São Paulo.

            A viagem remonta as experiências de André Citröen, fundador da companhia, que, entre as duas guerras mundiais, fez três grandes expedições: para a o Deserto do Saara – viagem que deu origem ao Paris Dakar –, para a África e para a Ásia Central. Em todas elas, levava consigo uma equipe para registrar os traços culturais das regiões pelas quais passava. Na versão brasileira, os expedicionários poderão participar de uma festa tipicamente germânica em uma comunidade alemã no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, de um luau na Juréia, no litoral de São Paulo, de um acampamento em uma aldeia Xavante, e, de quebra, escalar o Pico da Neblina e ver o sol se pôr na Serra do Roncador, santuário metafísico dos esotéricos.

Conheça a equipe de profissionais
Cesar Grosso – Esportista profissional
Pentacampeão de escalada de dificuldade, Cesar Grosso, o Cesinha, como é conhecido, será responsável pelo gerenciamento de todas as atividades de aventura da expedição. Atuando a maior parte do tempo nos bastidores, Grosso será o destaque quando chegar à Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde participará de um desafio de escala à vista (tentativa única para concluir o trajeto). Será a primeira vez que um escalador profissional tenta vencer este desafio na região sulamericana. O local foi escolhido pelo esportista por ser um dos maiores centros de escalada urbana do mundo.
Dalton Rangel – Chef de cozinha
Apaixonado por gastronomia desde criança, Dalton Rangel, de 23 anos, se formou em gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro e decidiu percorrer o mundo em busca de conhecimento. Iniciou sua jornada por Portugal, seguido de um estágio na Irlanda. Durante sua estadia na Europa, dedicou seu tempo a outros cursos e trabalhos pontuais. No continente asiático, mais precisamente na Tailândia, participou de um curso no renomado hotel Blue Elephant. Camboja, Malásia e Filipinas foram as últimas paradas do profissional antes do regresso a Visconde de Mauá (RJ), sua terra natal.
No currículo, o profissional acumula um segundo colocado no concurso “Super Chef Mais Você” (Rede Globo), reality apresentado por Ana Maria Braga, e hoje participa da segunda temporada do programa “Homens Gourmet”, do canal Fox.
Em julho do ano passado, Rangel inaugurou o seu primeiro restaurante, o Yuca Gourmet, em parceria com a chef Mariana Palmeira. O estabelecimento é especializado em cozinha brasileira contemporânea e está localizado em Visconde de Mauá (RJ).
Gabriel Levy – Músico
Gabriel Levy é formado em Educação Artística com Licenciatura em Música pelo Instituto de Artes da Unesp. Frequentou cursos de música na Faculdade Santa Marcelina e na Escola de Comunicações e Artes da USP. Estudou piano erudito e popular e acordeom, além de técnicas de regência coral. Apresenta trabalhos realizados em diversos discos infantis, como Amigos do Peito, Castelo Rá-Tim-Bum e Meninos do Morumbi. Leciona acordeom na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira. Como arranjador, diretor musical e instrumentista, atua ao lado de artistas como Zé Geraldo, Telma Chan, Pena Branca e Xavantinho, Vânia Borges, Vidal França, Léo Canhoto e Robertinho, João Ba, André Abujamra e banda Karnak, Cid Campos, Omstrab, entre outros.
Valéria Brandini – Antropóloga
Sócia-diretora do Nucleo Xamã (Centro de Inteligência Estratégica), Valéria traz no currículo graduação em Antropologia pela Unicamp, com especialização em Multimeios (Comunicação e Interdisciplinaridade) também pela universidade campineira. Pouco depois, tornou-se mestre em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP, com doutorado em Ciências da Comunicação pela Universitá La Sapienza, em Roma, em convenio com a Central Saint Martin's School of Fashion, de Londres. Recentemente, a antropóloga voltou à Unicamp para realizar seu pós-doutorado em Antropologia Empresarial e do Consumo.
Atualmente, a profissional desenvolve pesquisas e consultorias utilizando etnografia e teoria antropológica para o desenvolvimento de estratégias, serviços e produtos em diversas áreas. Já atuou como pesquisadora sênior em trabalhos científicos em Antropologia da Juventude, Indústria Fonográfica, Sociologia do Rock, Antropologia do Corpo, da Moda, da Comunicação, do Consumo e do Design, além de atuar com Comunicação Corporativa e para o Mercado e Gestão Estratégica de Marca.
Os expedicionários
Liege Carolina de Souza (Lika) – Florianópolis (SC)
Liege, conhecida como “Lika”, tem 22 anos, é natural de Balneário Camboriú (SC) e estuda Ciências Contábeis. A expedicionária já praticou uma série de esportes radicais, com destaque para o surfe. Hoje, porém, é triatleta profissional de cross-triatlon. Natureza e carro são considerados por ela dois itens de grande importância em sua vida.
Thais Serra – São Paulo (SP)
Ela tem 21 anos, está no segundo ano da faculdade de Relações Públicas e hoje trabalha em uma agência de turismo voltada à pratica de surfe. Surfe, aliás, faz parte da vida de Thais Serra desde os 13 anos. Além de pegar ondas todo fim de semana, no litoral paulista, a expedicionária já foi para a Costa Rica em busca de novos ares e manobras. A viagem foi intitulada Projeto Serotonina e foi realizada com amigos surfistas.
Maíra Sandri – Florianópolis (SC)
Maíra tem 26 anos e é formada em Administração de Empresas. Depois de atuar em multinacionais e, como ela mesma diz, “se matar de trabalhar”, decidiu seguir um novo rumo, baseado em aventuras e bem-estar.
Matheus Crocco - Limeira (SP)
Matheus Crocco tem 25 anos, é natural de Limeira, no interior paulista, e é biólogo ativista, líder e fundador da equipe “pata de capivara”, projeto educacional com cinco anos de existência, que tem o objetivo de estimular a preservação do meio ambiente. A equipe produz vídeos educativos voltados à conscientização ambiental. Já viajou por vários estados em busca de comunidades de animais e plantas que necessitam de auxílio. Pratica corrida, escalada, rafting, parapente, ciclismo e capoeira. Faz trabalho voluntário no Rancho dos Gnomos, já participou da missão Ilhabela, uma aventura de cinco dias pelas belezas da região e pela “Missão Estrada Real Caminho Velho”, que percorreu mais de 600 km entre as cidades de Ouro Preto (MG) e Paraty (RJ).
Gustavo Elias – Balneário Camboriú (SC)
Gustavo Elias tem 23 anos, nasceu em Balneário Camboriú (SC) e apresenta histórias do seu mochilão pela Europa, com duração de dois anos, passando por Alemanha, Holanda, Itália, Irlanda e Espanha, como principal diferencial. Aliás, depois da viagem, o agora expedicionário chegou à conclusão que aventura é o seu estilo de vida. “Quando não tem o que a gente quer, a gente inventa o que a gente gosta”, diz ele.
Eduardo Oliveira – Cândido Mota (SP)
Eduardo Oliveira, 26 anos, é biólogo, formado pela Universidade Estadual de Londrina, e já se aventurou por várias partes do mundo. É praticante de vários esportes radicais, como rally, mergulho, tirolesa, rafting, rapel, parapente e arvorismo. É amante da fotografia, e já realizou trabalhos na França, Bélgica, Espanha e Itália.
Rafael de Moraes – São Paulo (SP)
Tem 25 anos, viajou 10 mil quilômetros - de carro - pela Austrália, passando pela Nova Zelândia e Indonésia, fazendo surfe, snowboard, mergulho. No Brasil, já foi da Bahia ao Sul em uma jornada – também de carro.
Carol Emboava – Taubaté (SP)
Personal Trainer, praticante de montanhismo, rafting, mergulho, trilha, canoagem, cascading e rapel, Carol Emboava é natural de Taubaté, no interior de São Paulo. Com 27 anos, a esportista é fanática por paisagens deslumbrantes e aventuras desafiadoras.
Luciana Risso – Piracicaba (SP)
Tem 25 anos, estuda design na Facamp, em Campinas, e é natural de Piracicaba. Luciana Risso, inspirada pelo irmão, piloto de motocross, começou a praticar esportes radicais desde pequena e nunca mais abandonou. Começou fazendo trilhas de moto e quadriciclo e andando a cavalo, depois passou para o surfe, com extensão para o wakeboard. Durante o período, aventurou-se treinando jiu jitsu.
Candidatos à última vaga
Daniel Cajal – Joinvile (SC)
Formado em Relações Públicas, o candidato tem 28 anos e se diz um aficionado por esportes radicais. Daniel ficou sabendo da expedição na última hora, mas teve tempo de montar um vídeo com suas principais atividades esportivas, como patinação, wakeboard, skatismo, entre outras performances inusitadas.
Rebeca Murbach – Rio de Janeiro (RJ)
Extrovertida e cheia de energia, Rebeca tem 27 anos e, como boa carioca, é fanática por uma atmosfera formada por alegria e opções naturais. Entre suas principais atividades, ela destaca o futevôlei, a corrida, e o wakeboard e snowboard.
Aneph Reis – Vitória (ES)
Com 28 anos, essa capixaba de Vitória é jornalista e está animadíssima com a possibilidade de estar na expedição. Sua principal característica estar sempre na estrada. Por conta disso, já conheceu boa parte da América do Norte e da América Central.

Mais informações:
Bianca Neves
Daniela Rezende
Renê Castro
F:  5102.3999 / 5102.4019

Nenhum comentário: