Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 27 de abril de 2013

Stock: Hanier Racing aposta em estratégia ousada para surpreender em Tarumã





Após 40 dias sem provas, categoria retorna às pistas, mas os pilotos Beto Cavaleiro e Felipe Lapenna não ficaram parados: ambos treinaram intensamente de kart na pista de Interlagos para manter o ritmo

A Hanier Racing, equipe dos pilotos Beto Cavaleiro e Felipe Lapenna, disputa neste final de semana a terceira etapa da temporada 2013 da Stock Car no Autódromo Internacional de Tarumã com o objetivo de conquistar o melhor resultado do ano apostando numa eficiente estratégia de pneus.

Em uma das pistas que mais desgastam pneus na temporada, a prova de Tarumã ano passado foi uma das piores para os pilotos neste quesito. Com um fornecedor de pneus diferentes da atual temporada, a discrepância de rendimento entre o começo da corrida e o final foi grande. Os carros viravam cerca de 8s mais lentos que no começo. E é pensando nisso que Beto e Felipe esperam poder jogar com a estratégia para se sobressaírem.

"Os pneus desgastam muito na pista de Tarumã, por isso estamos planejando ter uma estratégia ousada neste final de semana", disse Beto Cavaleiro, explicando ainda que a fornecedor oficial de pneus, Pirelli, libera dois jogos de compostos novos por final de semana de prova.

Felipe Lapenna, companheiro de Cavaleiro, também tem um pensamento parecido e espera poder andar bastante nos treinos livres para sentir como o carro se comporta na pista com este tipo de pneu.

"Como a pista é muito abrasiva e provoca muito desgaste, andar o máximo possível nos treinos para entender como os pneus irão funcionar é um bom caminho. E como o reabastecimento agora é obrigatório, com certeza a estratégia de troca de pneus será crucial para se ter um bom desempenho na prova", falou Lapenna.

Como preparativo para a corrida, ambos os pilotos Hanier usaram este intervalo de 40 dias entres as provas de Curitiba e Tarumã para treinarem de kart. Toda a semana a dupla se encontrava no kartódromo de Interlagos para desenferrujar.

"Treinei muito de kart neste meio tempo. Gostei bastante de minha evolução lá e espero que consiga trazer este aprendizado para o carro na pista", disse Cavaleiro, que já correu de Stock Jr. e Copa Montana no traçado da pista de Viamão, Rio Grande do Sul.

"Estamos na expectativa de correr em Tarumã e dar nosso melhor resultado na prova deste final de semana", completou Felipe Lapenna, que inclusive já venceu na pista gaúcha quando corria de Fórmula Renault em 2006; no ano passado, Felipe também correu com o carro do Brasileiro de Marcas pela pista de 3.016 metros do traçado gaúcho.

Todos os treinos livres, inclusive o classificatório, serão no sábado (27). A definição do grid de largada começa às 16h e a largada às 11h de domingo (28), com transmissão ao vivo e em HD pelo Sportv. A TV Globo exibe compacto da prova no Esporte Espetacular no domingo seguinte, dia 05/05.

Programação, Stock Car, 3ª etapa:

Sábado, dia 27/abril:
07h35 - 07h50: Shakedown
08h00 - 09h05: 1º Treino livre - (1º grupo)
09h15 - 10h20: 1º Treino livre - (2º grupo)
11h50 - 12h55: 2º. Treino livre - (1º. Grupo)
13h05 - 14h10: 2º. Treino livre - (2º. Grupo)
16h00 - 16h50: Classificação

Domingo, dia 28/abril:
11h00: Largada (40 min de prova + 1 volta)
12h15 - 13h15: Visitação boxes






www.rf1jornalismo.com.br

Nenhum comentário: