Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 20 de março de 2014

Na primeira corrida da história da Stock Car com troca de pilotos, Shell Racing destaca estratégia - http://jornaldoautodromo.com.br/


Na primeira corrida da história da Stock Car com troca de pilotos, Shell Racing destaca estratégia

Prova de abertura da temporada será em duplas e com formato inédito em que o trabalho de equipe será ainda mais fundamental

A prova que abre a temporada 2014 da Stock Car será neste domingo em Interlagos, São Paulo. Diferente das demais do calendário, a etapa inaugural tem um regulamento específico: será disputada em duplas, e muitos times inclusive trouxeram reforços internacionais, como a Shell Racing, que terá o holandês Jeroen Bleekemolen dividindo o Stock 77 com Valdeno Brito e o argentino Gabriel Ponce de Léon no carro 74 de Popó Bueno.

É a primeira vez na história da categoria, criada em 1979, que haverá troca de pilotos durante a própria corrida, como há em provas de longa duração, como a famosa 24 Horas de Le Mans.

"A estratégia é sempre importante no automobilismo, mas será a primeira vez que a parada no box será tão decisiva na Stock Car. A diferença de tempo entre as paradas poderá ser crucial para garantir um pódio ou jogar esta chance fora em poucos segundos. Treinamos exaustivamente na sede da equipe, inclusive na semana do Carnaval, para garantir que estejamos todos preparados neste final de semana", disse Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

Mais longa, a corrida terá 50 minutos, dez a mais do que uma prova do campeonato - este formato também é aplicado à Corrida do Milhão, por exemplo. A diferença é que, no meio da corrida, em uma janela que se estende da volta 13 a 16, os pits estarão abertos para a troca de pilotos.

Neste mesmo pit stop, o carro terá que ser abastecido com 20 litros de Shell V-Power Etanol, combustível distribuído a todas as equipes da Stock Car pela Raízen, e ter seus quatro pneus trocados, um a um, mas somente depois do término do reabastecimento.

Esses trabalho de box deverão demorar cerca de 35 segundos, o que deve fazer a troca de pilotos ser mais tranquila. Durante a prova, Valdeno Brito dará lugar ao holandês Jeroen Bleekemolen no carro #77 e Popó Bueno ao argentino Gabriel Ponce de León no #74.

"Estou bastante animado para esta prova. Os detalhes irão fazer toda a diferença, com certeza, por isso temos que nos atentar a minúcias para fazer com que nosso pit stop transcorra da maneira mais rápida possível", disse o piloto da Shell Racing Valdeno Brito, que já foi campeão em categorias onde a troca de pilotos no meio da corrida era obrigatória.

Para Bleekemolen, a maior diferença será se acostumar com o carro. Mesmo já correndo em muitos países e por muitas categorias distintas, o holandês já foi avisado que o carro da Stock Car tem suas malícias.

"Quero andar o mais tempo possível em Interlagos para ganhar tempo de pista. Essa prova será muito legal para mim, pois irei correr contra grandes nomes do automobilismo mundial", explicou Bleekemolen, que é filho do ex-piloto de Fórmula 1, Michael Bleekemolen.

Popó Bueno está bastante esperançoso para a corrida de Interlagos. Mesmo ela valendo menos pontos do que o resto da temporada, os 12 concedidos ao vencedor fazem enorme diferença no resultado final do campeonato.

"Mesmo a prova não valendo os 24 pontos usuais, temos que ir para cima e acelerar tudo para conseguir a melhor colocação possível. Tenho grande confiança em meu parceiro Gabriel [Ponde de Leon] e sei que poderemos lutar pelo pódio nessa primeira corrida", disse Popó.

Os dois pilotos possuem quase a mesma estatura, o que será um ponto muito positivo para uma mudança rápida, uma vez que o banco e o retrovisor não precisam ser drasticamente alterados. "Para mim é um grande desafio e alegria participar de uma competição tão forte e importante como a Stock Car. Vamos focar em aprender ao máximo sobre o carro no primeiro treino amanhã cedo em Interlagos", finalizou Gabriel Ponde de Leon, tricampeão da TC2000.

A prova de abertura da temporada tem largada marcada para domingo (23), às 10h30, com transmissão ao vivo da Rede Globo. No sábado (22), o Sportv transmite ao vivo o treino classificatório, com pilotos convidados e regulares, a partir das 14 horas.

Programação
Stock Car
Etapa 1, Interlagos, São Paulo


Sexta-feira, 21 de março
08h10 - 08h25 - Shakedown
08h30 - 09h15 - 1º Treino Livre - Convidados (Grupo 1)
09h25 - 10h10 - 1º Treino Livre - Convidados (Grupo 2)
10h25 - 11h10 - 2º Treino Livre - Convidados (Grupo 1)
11h20 - 12h05 - 2º Treino Livre - Convidados (Grupo 2)
15h20 - 16h20 - 3º Treino Livre - todos os pilotos (Grupo 1)
16h30 - 17h30 - 3º Treino Livre - todos os pilotos (Grupo 2)

Sábado, 22 de março
09h55 - 10h55 - 4º Treino Livre - todos os pilotos (Grupo 1)
11h05 - 12h05 - 4º Treino Livre - todos os pilotos (Grupo 2)
14h00 - 15h00 - Classificação

Domingo, 23 de março
09h40 - Abertura de box
10h00 - Fechamento de Box
10h00 - 10h15 - Visita ao Grid
10h17 - Hino Nacional
10h20 - Placa de 5 Minutos
10h25 - Volta de Apresentação
10h30 - Largada (50 min de prova + 1 volta )
11h25 - Pódio

Sobre a Raízen

A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player totalmente integrado do setor sucroenergético, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar e etanol, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo. A companhia está entre as cinco maiores em faturamento do país e conta com cerca de 40 mil funcionários. Com 24 unidades, a Raízen produz 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e gera 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 54 aeroportos, possui 58 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Na área de distribuição, a companhia conta com uma rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell e 800 lojas de conveniência Shell Select. A Raízen foi formada em 2011 a partir da integração de parte dos negócios de Shell e Cosan.

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
De León, Popó, Bleekemolen e Valdeno
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Jeroen Bleekemolen e Valdeno Brito
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Gabriel Ponce de León e Popó Bueno
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Rafael Gagliano/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Popó Bueno
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Popó Bueno
Alta | Web


,



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales
Foto da capa

NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Temporada 2013: Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: