Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Campeonato será decidido pela terceira vez em São Paulo

São Paulo - O fato do Autódromo de Curitiba ter recebido o primeiro treino coletivo e a primeira corrida da Fórmula Renault no Brasil, e a presença de uma planta da montadora francesa em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, fazem com que a cidade tenha uma identificação natural com a categoria-escola de maior sucesso no automobilismo brasileiro nos últimos anos. Mas, além dos paranaenses, os paulistas também possuem forte ligação com Fórmula Renault, já que, desde 2002, três dos quatro campeonatos realizados – incluindo o deste ano – foram ou serão decididos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Sérgio Jimenez venceu a temporada de estréia com um terceiro lugar em São Paulo. No ano seguinte, Allam Khodair levantou a taça na etapa de Florianópolis e foi o único a confirmar o título fora de Interlagos. Em 2004, Daniel Serra foi campeão correndo em casa, mas meses depois o título acabou nas mãos de Alexandre Foizer, que recuperou na justiça desportiva os ponto perdidos na etapa de Vitória e superou o adversário. Neste fim de semana, a competição chega ao circuito paulista com Nelson Merlo (Bassani Racing) a um passo título, já que ele precisa marcar apenas cinco pontos (dos 64 que estão em jogo) para liquidar a fatura.

“É interessante como, em cada uma das pistas por onde passamos, há uma ligação diferente com a Fórmula Renault. A categoria é muito querida em todo o País, e prova disso é o bom público que acompanha as provas, principalmente nas etapas de rua”, disse Luiz Razia (Dragão Motorsport), o mais jovem entre os pilotos que competem na categoria.

Aos 16 anos de idade, Razia é também o único piloto a competir simultaneamente na Fórmula Renault e na Fórmula-3 Sul-Americana. Na categoria continental, ele soma uma vitória e três pódios e, depois do ótimo treino realizado em Brasília há duas semanas – quando quebrou o recorde extra-oficial do circuito – sua confiança em um bom resultado aumentou consideravelmente.

“Como não estou disputando o título, meu único objetivo será mesmo a vitória. Não precisarei fazer uma prova estratégica, pensando apenas em pontuar, então vou para cima para terminar bem o ano”, finalizou.

O Renault Speed Show tem organização e promoção da PPD Sports com patrocínios de Renault, TIM, Extra, ABN AMRO-Aymoré Financiamentos-WebMotors, TAM Express, Pirelli, Chandon e Ellus.

Rafael Durante

Nenhum comentário: